Auxiliar de Saúde

  • apoio_enfermagem

Mercado em crescimento por via do aumento da esperança média de vida e do crescimento da oferta privada de seguros de saúde.

5 em 5 baseado em 3 opiniões
(3 opiniões de clientes)

A população Portuguesa está cada vez mais desperta para os cuidados de saúde, resultado também da proliferação da oferta privada de serviços. Este elemento conjugado com outros como o aumento da esperança média de vida, a crescente rentabilidade da saúde como negócio, a evolução tecnológica e o turismo de saúde, marcam o estado de desenvolvimento de um sector em expansão e com boa empregabilidade. No final do curso, acesso a estágio profissional.

 

Categoria:

Descrição do Curso

O mercado dos cuidados de saúde está em franco crescimento, quer por via de investimento público, quer como perspectiva de negócio no sector privado.

A cada novo ano Portugal gasta um total de 1,8 mil milhões de euros na prestação de cuidados na área da saúde (OCDE, 2011) aos quais estão naturalmente associados centenas de milhar de postos de trabalho que incluem farmacêuticos, médicos, enfermeiros e técnicos auxiliares, entre outros.

Dados recentes do setor apontam para cerca de 250.000 profissionais em Portugal. Até 2020 prevê-se que o emprego neste sector gere entre 900 a 7.900 novos postos de trabalho por ano.

Neste cenário Portugal precisa de TÉCNICOS AUXILIARES DE SAÚDE competentes e capazes de elevar a cada instante a qualidade dos cuidados prestados aos utentes, que proporcionem à população o maior conforto possível e estabeleçam uma relação baseada na confiança atendendo à individualidade de cada pessoa.

Saídas Profissionais

Este curso proporciona os conhecimentos e as competências necessários à prestação de cuidados de saúde e assistência aos utentes e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde.

Esta formação enquadra-se num mercado profissional em expansão, podendo no final do curso exercer funções em hospitais, centros de saúde, clínicas privadas, lares de terceira idade, centros de dia, unidades de cuidados continuados, IPSS, centros de acolhimento e residência de crianças, unidades de cuidados domiciliários.

Estrutura do Curso

O curso divide-se em 10 unidades didácticas para serem desenvolvidas ao longo de cerca de 360 horas de formação, que poderão ser realizadas ao seu ritmo (entre 6 e 15 meses).

As unidades estão organizadas segundo os seguintes temas: Prevenção e controlo de infecção, comunicação com o utente e família, trabalho em equipa, prevenção de acidentes no utente, primeiros socorros, posicionamento, mobilização, transferência e transporte do utente, cuidados na alimentação, hidratação, higiene e conforto do utente, saúde materna e infantil, comportamentos aditivos, saúde mental, cuidados do idoso

Com uma aplicação eminentemente prática esta formação é desenvolvida com base em casos práticos e actividades promovidos pelos formandos, privilegiando-se metodologias pedagógicas que visam uma aplicação prática imediata sobre os modelos teóricos abordados. Pretende-se assim colocar os formandos em contacto directo com as questões das operações em contexto de clínica/hospitalar do quotidiano profissional.

Método de Estudo

Após a inscrição, recebe todas as orientações do seu professor para iniciar a formação. Nesta 1ª aula, são definidos e preparados todos os passos necessários ao início da formação online. Segue-se a fase de estudo que inclui: Actividades individuais, visualização de vídeos, participação em fóruns, realização de trabalhos práticos, participação em aulas em directo e a realização da avaliação modular.

Todas as semanas o seu estudo será orientado pelo professor através de emails e SMS para a programação de atividades, feedback da participação em eventos do curso ou de contactos telefónicos para o acompanhamento da sua formação. Poderá também esclarecer quaisquer questões por email, plataforma, telefone, mensagens instantâneas (chat) entre as 9:00 e as 22:00 todos os dias úteis.

3 avaliações para Auxiliar de Saúde

  1. 5 de 5

    :

    Foi um curso que sempre me interessou mas ainda não tinha tido possibilidade de o fazer, é sempre bom termos mais conhecimentos, pois com este curso temos oportunidade de nos inserirmos noutras áreas de trabalho, tal como centros de saúde, hospitais, clinicas e no meu caso não estar limitada apenas a instituições de lares, embora seja uma área que adoro, mas chega a uma altura que por vezes temos de mudar um pouco também pela nossa saúde quer física quer psicológica. Considero este curso bastante bom e com a vantagem de podermos ser nós a fazer o nosso próprio horário. Gosteiem especial do que se relacionou com idosos, primeiros socorros e como tratar de uma pessoa que faleceu pelo menos até chegarem os respetivos profissionais da área.Sendo que na minha área acontece bastante.
  2. 5 de 5

    :

    Gostei de toda a matéria,Gostei de conhecer o nome de materiais usados pela enfermagem.
  3. 5 de 5

    :

    Todo o conteúdo foi interessante. Por já achar interessante essa profissão. depois de ter realizado curso o interesse e o gosto por essa profissão teve um grande aumento e a vontade de seguir e mudar de categoria profissional.

Adicionar uma avaliação

A sua avaliação sobre o produto

Também pode gostar…

  • Auxiliar de Geriatria

    Trabalhe em lares de terceira idade, residências geriátricas, centros de acolhimento, centros de dia, unidades de cuidado especializado, apoio domiciliário, centros de noite ou hospitais, como profissional no apoio e suporte à população idosa.

  • Psicologia

    Trabalhe como orientador pedagógico, auxiliar de psicologia ou colabore nos departamentos de Recursos humanos de pequenas e médias empresas.

Peça Já Informação