A criatividade nas empresas

HR-Management

Segundo Ivete Azevedo, uma das maiores especialistas em Portugal na área da Criatividade: “O ambiente empresarial atual tem sido regido por cenários de intensa competição, transformação tecnológica, globalização, mudanças rápidas e contínuas, pelo que a capacidade de competir das empresas depende cada vez mais de aspetos intangíveis, como a inovação e o conhecimento.

Por outro lado, se no passado o que imperava era o valor da padronização dos processos de trabalho, agora o cerne são as pessoas, como criadoras das mais-valias que as organizações precisam para serem competitivas.

A criatividade enquanto uma ferramenta que ativa o processo inovador no mundo empresarial é uma capacidade inerente às pessoas, que pode ser desenvolvida através de determinadas estratégias e instrumentos. A multiplicação da criatividade de cada um dos indivíduos no coletivo constitui uma oportunidade para melhorar a competitividade das empresas. Devido a este facto, torna-se necessário que as empresas aproveitem melhor o potencial criativo dos seus colaboradores.”

Efetivamente, em qualquer empresa, a tomada de decisões requer um conjunto de competências, que podem ser aprendidas e melhoradas.

O pensamento criativo deve ser trabalhado intencionalmente, para que os trabalhadores sejam capazes de resolver os problemas com que se deparam no seu dia-a-dia, aumentando assim a produtividade e melhor satisfazendo os seus clientes.

Partilhe connosco o que é para si ser criativo e de que modo as empresas podem melhorar, através do desenvolvimento das várias valências ligadas à criatividade, e que existem em todos os seres humanos.

 


Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, no âmbito da formação. Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

Isabel Farinha