O ano de 2015 será recordado como o ano em que os carros eléctricos obrigaram a mudar conceitos e infraestruturas.

Esta nova moda dos carros eléctricos está a exigir dos fabricantes não só novas baterias mas também novos carregadores. É impensável ter uma bateria que possa permitir ao automóvel cerca de 400 ou 500 quilómetros de autonomia mas que para isso uma bateria tenha de estar a carregar 15 ou 20 horas.

E se conseguíssemos carregar a bateria em apenas 8 minutos?

pplware_new_batteries00-600x398

Actualmente, carregar a bateria de um carro eléctrico como o Nissan Leaf ou o Renault Zoe, leva cerca de 8 horas, se o carregamento for feito através de uma tomada eléctrica tradicional.

Mas e se conseguíssemos reduzir esse tempo de carregamento, não seria uma óptima notícia?

E a verdade é que a EVTEC, uma fabricante suíça de carregadores, conseguiu desenvolver um carregador que teoricamente carrega em 8 minutos, cerca de 80% da mesma, desde que a bateria seja compatível com a carga de 100kW.

pplware_new_batteries01-600x343 (1)

Actualmente, já há marcas e modelos que beneficiam desta tecnologia mas ainda são poucas, como o Tesla Model S e o Kia Soul EV. Com esta bateria, todos os condutores poderão fazer uma viagem de 300 quilómetros, necessitando apenas de um tempo de carregamento de 30 minutos, o que é óptimo.

Umas das particularidades mais interessantes deste carregador, é o facto do mesmo utilizar 180kW em corrente contínua, dividida em quatro medições independentes para um só carregador.

A partir deste momento e para que estes carregadores sejam realmente úteis, é necessário algum tempo, pois é necessário que os mecanismos de carregamento dos carros eléctricos actuais sejam alterados. Contudo, logo que isso aconteça, com certeza que estas baterias serão uma óptima solução, pois diminuem e muito o tempo de carregamento em comparação com as baterias actuais.

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM