CEAC FÓRUM DO MÊS DE JUNHO

DOENÇA PULMUNAR OBSTRUTIVA CRÓNICA – DPOC

CEAC Fórum: É uma doença que engloba a bronquite crónica e o enfisema pulmonar, problemas que provocam a obstrução ou aperto dos brônquios e a destruição do tecido pulmonar, podendo coexistir ou surgir separadamente.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde, afeta cerca de 14% dos portugueses maiores de 40 anos, em particular fumadores. Fique a conhecer melhor esta doença e respetivos sintomas, assim como os tratamentos aconselhados e formas de prevenção.

Principais causas:

A principal causa da DPOC é o tabagismo. Para além disso a inalação frequente de alguns tipos de poluição ambiental ou profissional também podem provocar inflamação no aparelho respiratório, fragilizando a mucosa e contribuindo para a efetivação da doença.

Por outro lado, a deficiência hereditária de uma proteína denominada alfa 1-antitripsina pode igualmente estar associada ao aparecimento da DPOC.

Sintomas e diagnóstico:

Ainda que se trate de uma patologia silenciosa até à ocorrência de um problema pulmonar significativo, estão entre os sintomas mais recorrentes a tosse e expetoração praticamente diárias, pieira e falta de ar associada a esforços físicos.

A par da observação médica, recomenda-se a realização de uma espirometria, um teste de respiração que mede a quantidade de ar expirado pelos pulmões e que demonstra o estreitamento das vias aéreas.

No entanto, como os sinais têm uma progressão lenta, acaba por haver a uma desvalorização dos mesmos e consequentemente a uma intervenção médica mais tardia.

Complicações:

Caso não exista uma intervenção rápida e assertiva face ao diagnóstico, a DPOC pode dar origem a outros problemas. Os mais comuns são a tensão elevada ao nível das artérias pulmonares ou tumores no pulmão.

Por outro lado, a incapacidade para realizar exercício físico decorrente da dificuldade em respirar conduz a um quadro de enfraquecimento dos ossos e músculos, sendo comum em pessoas com DPOC a osteoporose e a perda de massa muscular.

A depressão é outro cenário possível, principalmente causada pela impossibilidade de manter uma vida ativa devido às dificuldades respiratórias.

Tratamento da DPOC:

A forma de combater a DPOC depende dos sintomas e gravidade, ainda que a cessação tabágica seja o primeiro passo.

  • Nos quadros mais ligeiros, faz-se apenas tratamento nas fases de agudização dos sintomas.
  • No caso de um doente com sintomas regulares, aconselha-se o recurso a inaladores que reduzem o estreitamento das vias aéreas e relaxam os músculos destas vias.
  • Em doentes com obstrução grave das vias aéreas e com agudizações habituais, recomenda-se o recurso a corticosteroides inalados para reduzir a frequência.
  • Em situações mais graves, a solução passa por corticosteroides orais.
  • Em pacientes cuja DPOC tenha mais agudizações, pode mesmo ser necessária a administração de oxigénio, seja durante as crises ou nos casos de insuficiência respiratória crónica, durante pelo menos 16 horas diárias.

Como prevenir?

Uma vez que a DPOC é uma doença intimamente relacionada com o tabagismo, a melhor forma de prevenção é nunca fumar ou deixar de o fazer o mais rapidamente possível, pois esse ato reduz o declínio da função pulmonar e o risco de infeção.

Outra estratégia importante é utilizar proteção respiratória, como máscaras, caso a profissão obrigue a exposição a poeira, fumos e agentes químicos.

Participe e desenvolva, no seu ponto de vista, o tema exposto a debate. Identifique os principais riscos da DPOC e como é possível viver com a doença. Se desejar, apresente exemplos representativos do que pretende ilustrar. Pode ainda comentar as participações dos colegas.

O post de cada formando deve ser submetido até ao final da semana. A sua participação conta 20% para a avaliação da Unidade.

Para participar neste Fórum CEAC basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e curso para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum! E não se esqueçam, caso queiram ver algum tema em debate e/ou gostassem de escrever um artigo para ser publicado, podem enviar por email e será publicado no mês seguinte!