CEAC FÓRUM – ASSÉDIO SEXUAL NO TRABALHO 

CEAC FÓRUm – Este mês deixo para vossa reflexão um tema que tem estado nas “bocas do mundo” nos últimos tempos, e para o qual gostaria de saber as vossas opiniões e, se possível, a partilha das vossas experiências neste assunto.

Como sabemos, e tem sido amplamente divulgado pela comunicação social, têm sido imensos casos, em todo o mundo, a serem conhecidos no âmbito de um eventual assédio sexual, nomeadamente em contexto laboral.

Mas, afinal, o que é o assédio sexual?

Será que pelo facto de um colega fazer um elogio à maneira de vestir ou ao corpo de uma mulher isso é assédio?

Se um colega convidar para jantar ou beber um copo, isso é assédio?

O que configura a existência de assédio?

Para mim, apenas considero como assédio se existir chantagem no acto, ou seja, “tens de fazer isto ou aquilo, senão não vais conseguir esta promoção ou não vais conseguir aquele trabalho”.

Parece-me que se tem exagerado imenso nesta questão, considerando como assédio, os simples piropos, sejam eles mais ou menos exagerados, o que se torna perigoso, porque branqueia uma situação extremamente grave que é o verdadeiro assédio.

Também vejo nas notícias alguma confusão, por exemplo, em relação à violação, que não tem nada a ver com assédio, é um crime grave e ponto final.

Perante toda esta problemática, gostaria de ouvir a vossa opinião, agradecendo os vossos contributos, nomeadamente no sentido da partilha das experiências que tenham tido, ou que tenham conhecimento, nesta área.


Para participar neste Fórum CEAC basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, no âmbito da formação. Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

Isabel Farinha