CEAC FÓRUM – O Papel do Auxiliar de Educação

CEAC FÓRUM – No fórum deste mês propomos uma reflexão sobre o papel do auxiliar, elemento fundamental no dia-a-dias das creches e jardim de infância .
Cabe-lhe partilhar o ambiente criado pela Educadora, apoiando-a na sua ação, com o objetivo de contribuir para o bem-estar e desenvolvimento harmonioso da criança;
Colabora com a Educadora na rotina da sala e assume a responsabilidade da continuidade do trabalho quando esta se encontra ausente;
Recebe as crianças e todos os recados transmitidos pelos pais, dando conhecimento à Educadora;
Está atenta à segurança da criança durante todo o dia, dando especial atenção nos períodos de recreio e passeios;
Vigia e acarinha as crianças durante a sesta;
Participa nas brincadeiras do grupo de crianças, sempre que solicitada pelas mesmas;
Participa nas atividades da sala;
Apoia e dá continuidade às atividades iniciadas pela Educadora;
Apoia as crianças durante os períodos de refeição (almoço e lanche);
Apoia as crianças nos vários momentos de higiene;
Apoia a Educadora na preparação das atividades e limpeza dos materiais;
Transmite aos pais, todas as informações das quais a Educadora a tenha encarregado.
(http://ohnaooutroblog-educacaoinfancia.blogspot.pt)
Participe neste Fórum CEAC e desenvolva, no seu ponto de vista, o tema exposto a debate. Se desejar, apresente exemplos representativos do que pretende ilustrar. Pode ainda comentar as participações dos colegas.
O post de cada formando deve ser submetido até ao final da semana. A sua participação conta 20% para a avaliação da Unidade.
Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e curso para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.
Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!
O papel de uma auxiliar nas creches e jardim de infância é muito importante na ajuda para a educadora.
Para ser auxiliar tem de se gostar de crianças, ser educadora, ser respeitadora e ajudar em tudo o que é preciso.
Ter de ter capacidades, paciência e saber o que esta a fazer.
Tem de tratar bem as crianças, respeitar as regras, falar de modo coerente e uma boa representação.
Uma auxiliar tem de ser o braço direito da educadora.
Mónica Sousa
EL8376U
Educação Infantil
A presença de um auxiliar de educação em salas de educação infantil é frequente em varias redes de ensino publico e particular do pais. Para se trabalhar com crianças é preciso ter uma vocação especial.
A auxiliar de educação infantil também pode ser chamada de monitora, assistente ou auxiliar de berçário. O auxiliar deve ajudar o educador nas diversas acções ou actividades promovendo o bem estar e o desenvolvimento físico, psicológico , intelectual e social da criança. O auxiliar de educação também desempenha funções como preparar a alimentação da criança, acompanha a criança durante as refeições dando apoio mas sempre promovendo a sua autonomia, cuida da higiene, garante a sua segurança especialmente durante o recreio, brinca e da mimo e vigia as crianças durante a sesta. A auxiliar de educação infantil é a pessoa que passa mais tempo com as crianças é ela que recebe as crianças de manha e e ela que as entrega aos pais e diz como correu o dia na escolinha.
Ana Catarina
EL7302S
Auxiliar de Educação Infantil
O papel do auxiliar de educação
O auxiliar de educação tem um papel tão importante como o próprio educador, pois este vai estar em contacto com as crianças em igual medida e é o braço direito do educador.
A presença dos auxiliares é tão importante para o educador como para a criança. O seu papel é o de apoiar o educador em tudo que seja necessário e ao mesmo tempo apoiar também as crianças nas diferentes actividades ao longo do dia, tanto nas actividades do recreio, como durante as refeições e nas idas á casa de banho. Quando o educador não pode ou está na sala e alguma criança precisa de alguma coisa é o auxiliar que vai estar lá para ajudar. E no final do dia vai ajudar o educador a arrumar a sala de aula para o dia seguinte. Serve ainda de ponte de comunicação entre pais e educador.
No meu caso ainda me lembro da nossa auxiliar que era cinco estrelas, entrava sempre nas nossas brincadeiras, brincava connosco a saltar á corda e a fazer jogos no recreio. Sempre que alguém se sentia mal era ela que nos ajudava e ficava connosco até as nossas mães chegarem para nos vir buscar ou quando alguém caia era ela que lá estava a tomar conta de nós.
Sem os auxiliares ia ser bastante complicado para o educador com as crianças e ter de fazer tudo sozinho pois o educador não consegue estar em todo o lado ao mesmo tempo.
Deveriam ser mais reconhecidos por todo o trabalho que fazem.
Educação Infantil
Débora Santos
Na minha opinião um auxiliar de infancia não pode de todo fazer o papel do educador.
O auxiliar é isso mesmo um auxiliar ma pessoa que está lá para ajudar o/a educador/a, para auxiliar os meninos e para auxiliar em tudo aquilo que é feito a sala de aula tudo aquilo que é preciso com os meninos no recreio e na hora das receições.
A auxiliar é também aquela pessoa que transmite aos pais toda a imformação referente aos alunos das quais a educadora a tenha encarregado.
Catarina Azevedo
Puericultura
EL7706T
O auxiliar de educação tem um papel importante é uma das pessoas que passa mais tempo com as crianças, e que interage com a criança.
Deve ser uma pessoa dinâmica e com criatividade, para poder inovar e entreter as crianças para que elas não fiquem cansadas sempre das mesmas brincadeiras. A auxiliar deve substituir a educadora quando esta não poder estar presente, e ficar encarregue das tarefas que a educadora lhe mandar.
Mónica Vieira
Curso educação infantil EL6714
Para se ser um auxiliar de educação tem de se ter vocação, tem de se gostar muito de crianças, não se pode pensar que é só um emprego porque é uma profissão que requer muita paciência e dedicação. O auxiliar de educação é o braço direito do educador, e por outro lado também das crianças, ser-se auxiliar também é uma tarefa de grande responsabilidade pois quando o educador não esta presente será o responsável por dar continuidade as actividades. Também é a ligação mais directa com os pais.
Maria João Furtado
Educação infantil
EL6923R
Boa noite, na minha opinião o Auxiliar de Educação Infantil tem um papel muito importante na vida da criança, dos pais e da familia em geral, pois grande parte da vida e do pequeno mundo da criança está nas mãos dessas pessoas (educadora e auxiliar), dela depende um pouco do seu desenvolvimento intelectual e emocional.
Durante o dia a Educadora e a Auxiliar de educação Infantil colaboram para poder dar ás crianças a maior estabilidade e harmonia, no entanto para mim a Educadora tem um papel insubstituivel pois ela foi instruida para Educar e lecionar (sendo ela a primeira pessoa a aproximar as crianças da vida estudantil, e da educação em geral).
Não desfazendo o papel da Auxiliar de Educação Infantil pois as mesmas são o braço direito das Educadoras, fazendo de tudo pelo bem-estar da criança a todos os niveis (desde a alimentação, o descanso as brincadeiras)..
Ambas têm um gosto enorme pela educação e um amor indescritivel pelas crianças!
Com os melhores cumprimentos,
Rafaela Afonso;
Puericultura – EL8847X
O papel de auxiliar de educação é muito importante pois são elas que ajudam de algum modo as educadoras.
A auxiliar de educação tem um papel importante pois é ela quem transmite as informações aos encarregados, ajudam as educadoras a cuidar das crianças e acariciam os meninos. Tornam-se bastante importantes na vida de cada criança ajudando- as a crescer com sabedoria e ensinando-as a fazer o bem.
O papel de auxiliar é tão importante como o de uma educadora porque ajuda muito a educadora a fazer as coisas e é quem transmite a mensagem aos encarregados de educação.
Margarida Ribeiro
Educação Infantil
EL8443U
O papel de um/a auxiliar de educação é muito importante, pois é alguém que acompanha e ajuda os pais e os educadores no desenvolvimento das respetivas crianças. São estes que acompanham as crianças e que complementam o trabalho do/a educador/a, colaborando nas atividades e dando assistência as crianças e aos/as educadores/as.
Por normal além do mencionando anteriormente, os/as auxiliares de educação também são quem recebe as crianças quando os pais as vão deixar de manha e quem as entrega ao final do dia, o que leva a que entre estes muitas das vezes se estabeleçam grandes relações de proximidade, tanto com as crianças que acompanham o dia inteiro como com os pais com quem falam todos os dias e aos quais tem de transmitir certos recados.
Portanto, os auxiliares de educação têm um grande e importante papel, pois de certa forma são o elo de ligação entre as crianças, os pais ou familiares e os/as educares/as.
Andreia Siquenique
Educação Infantil
EL7696T
Sobre o tema proposto vou expressar a minha opinião .
Neste sentido, o Auxiliar de Educação na minha opinião para além de ter que gostar de crianças só por si não basta, acho que deve ter formação para o fazer, digo isto por experiência própria. Pois já trabalhei em creche, mas devo confessar que estou a gostar muito desta formação em Puericultura pois está a ser muito interessante, fico uma noção mais completa do meu trabalho, e como lidar com as crianças em diversas situações.
A auxiliar de educação deve trabalhar em cooperação com a educadora, apoiando-a na planificação feita por esta.
O mais importante é sem duvida o bem estar das crianças, a auxiliar ajuda a promover a socialização entre as crianças, a autonomia impulsionando-as na realização de algumas tarefas , outro aspecto importante é a comunicação tanto com os colegas como com os adultos. Outro aspecto fundamental é o bem estar emocional das crianças e dos pais principalmente aqueles que vão deixar os filhos pela primeira vez, são as mudanças de hábitos e de rotinas, aqui tanto a auxiliar como a educadora tem que transmitir confiança aos país, e segurança aos mais pequenos. Com o tempo vão se criando laços afectivos, entre os educandos e os educadores que são muito gratificantes.
Isto tudo só é possível com a colaboração mútua entre auxiliar de educação e educadora, respeitando e valorizando o trabalho individual de cada uma, mas trabalhando sempre em conjunto com o mesmo objectivo, ou seja o bem estar e o desenvolvimento da criança, isto só é concebível com muito amor e dedicação é para isso que todos trabalham.
Luciana Rosa
Puericultura
EL8185U
Os auxiliares de educação também chamados de monitores em alguns locais, são essenciais para o bom funcionamento das atividades dentro e fora das salas de aula.
Pois quando um aluno se magoa, a primeira pessoa a ser chamada é sempre o auxiliar de educação, isto para dar assistência e fazer o curativo, quando um aluno falta, a primeiro pessoa a dar conta são sempre os auxiliares, pois devido ao tempo que estes passam com as crianças, são os que mais sentem a sua falta no dia-a-dia.
O fato é que os auxiliares são o braço direito e também o esquerdo dos educadores!
Os educadores por norma têm de dar conta da qualidade da aprendizagem e do atendimento as crianças e pais, tudo isto sozinho.
Por isso o papel da auxiliar é bastante útil e indispensável também, pois por exemplo, as auxiliares são sempres as pessoas que dão a cara ao pais tanto na entrada como na saída das crianças das instituições, estas mesmo também são as que lhes transmitem o dia-a-dia delas e por vezes até recebem recados para serem transmitidos de pais para educadora como de educadora para pais.
Os auxiliares são os que complementam o trabalho do professor/educador quando necessário colaborando com atividades dentro da sala de aula e fora dela. Oferecem assistência na hora de servir as refeições no intervalo com propostas recreativas diversificadas, sempre com o cuidado de evitar acidentes e preparam as turmas para o retorno às aulas.
O papel do auxiliar na formação dos alunos:
Como resultado de todas essas funções, descritas anteriormente, os auxiliares desenvolvem uma relação muito próxima com os alunos e com os pais, tornando-se até confidentes de alguns. Então, quando precisamos saber um pouco mais sobre alguma criança é comum recorrermos ao conhecimento deles.
O papel do auxiliar hoje em dia é muito importante e valorizado até mesmo pelos pais!
Nome: Andreia Martins
Curso: EDUCACAO INFANTIL
Utilizador: EL6945R
O papel da auxiliar em creches e jardins de infância é tão importante como o papel da educadora.
A auxiliar recebe as crianças de manhã e entrega-as `a tarde a quem os vai buscar, presta cuidados quando se magoam,ajuda-as nas refeições,recebe os recados dos pais e entrega-os à educadora,ajuda as crianças a resolver conflitos quando surgem,muda-lhes a roupa e fralda quando é necessário,fala com as crianças estimulando a linguagem e comunicação,brinca com elas e faz actividades lúdicas e estimula a sua autonomia,ajuda-as a dar os primeiros passos,dá-lhes carinho e amor para se sentirem amadas e protegidas.
Assim contudo isto quero dizer que a auxiliar de educação é sem dúvida um elemento muito importante na educação em creches e jardins de infância,grande apoio à educadora.
MARIA GUERREIRO-PUERICULTURA-EL8735X
Na minha opinião, o auxiliar também tem um papel fundamental na educação das crianças, até pode-se dizer que o auxiliar é o braço direito do(a) educador(a), pois são eles que complementam o trabalho do professor quando necessário, colaborando com atividades dentro da sala de aula e fora dela.
Um auxiliar serve para auxiliar o educador, como a própria palavra indica.O auxiliar tem de ajudar em tudo, tendo assim muitas funções entre elas , dar resposta às necessidades das crianças na falta dos educadores, cria,desenvolve e participa activamente nas actividades de animação das crianças, garante estabilidade e segurança das crianças (em especial das que se encontram em risco social e as que têm necessidades especiais, promove jogos e brincadeiras, lúdicas e didácticas, ajuda nas refeições e motiva a sua autonomia, cria e desenvolve rotinas de sono adequadas à idade da criança, está atento e zela pela saúde geral das crianças, zela e nutre pela higiene diária facilitando a aquisição destes hábitos, entre outras.
Com todas essas funções, criam-se laços de amizade e de amor entre o auxiliar e a criança, e, muitas vezes os auxiliares tornam-se os confidentes das mesmas, assim sempre que precisam de algo têm o seu “porto seguro”.
Também, para os pais, haver uma boa relação entre o auxiliar e o filho só traz benefícios, pois é o auxiliar que cuida e ajuda a criança em tudo o que pode, e conta todo o seu desenvolvimento e progresso,o que fez de bom o que fez de menos bom, o que deve melhorar entre outros, criando assim confiança no auxiliar.
Concluindo, com o auxiliar de educação nas creches ou ATL’s as crianças só têm a ganhar e não a perder.
Ana Canadinha
Puericultura
EL8713X