CEAC FÓRUM – ETIQUETA E POSTURA EM AMBIENTE PROFISSIONAL

psicologia-organizacional

CEAC FÓRUM – Este mês deixo para vossa reflexão um tema que me parece interessante e muito atual, falo da forma como os funcionários se devem apresentar para trabalhar nas respetivas empresas.
Como sabemos, na grande maioria das vezes, é exigido aos funcionários que adotem um determinado estilo de vestuário e de postura, nomeadamente fato para os homens e proibição de ténis ou calças de ganga, em ambiente de trabalho.
Em determinadas empresas, mais formais (bancos, seguradoras e outras) apenas é permitido vestuário mais informal, caso exista nessa empresa o chamado “casual day”, normalmente à sexta feira, onde é permitido o uso das calças de ganga e ténis, para ambos os sexos.
Por outro lado, uma grande parte das empresas também não vê com bons olhos o facto dos funcionários/as se apresentarem, por exemplo, com o cabelo às cores e/ou com tatuagens e piercings visíveis.
Já assisti a muitas situações dessas, em que alunos que devem estagiar, por questões de currículo do curso que frequentam, não o poderem fazer em determinadas instituições, pelo facto de exibirem esse tipo de adereços.
Também em situações de procura de emprego, muitos são preteridos, em função da forma como se apresentam para as entrevistas.
Perante toda esta problemática, gostaria de ouvir a vossa opinião, agradecendo os vossos contributos, nomeadamente no sentido da partilha das experiências que tenham tido nesta área.

 

OBRIGADA PELA VOSSA PARTICIPAÇÃO!


Para participar neste Fórum CEAC basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, no âmbito da formação. Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

Isabel Farinha