CEAC FÓRUM – Tesla vai construir a maior bateria do mundo
CEAC FÓRUM – A Tesla vai construir a maior bateria do mundo. Vai ser construída na Austrália e vai servir toda a população de um estado que tem quase um milhão de quilómetros quadrados (Portugal tem 92 mil). Esta bateria é baseada na tecnologia que a empresa de Elon Musk tem usado nas suas Powerwalls, garantindo o funcionamento normal dos aparelhos elétricos domésticos em caso de quebra de energia por parte do fornecedor.
A resposta foi dada pela Tesla, que ganhou o concurso público para o fornecimento de energia. A resposta é uma Powerpack gigante, que vai ser a maior bateria de iões de lítio do mundo. Vai ter uma capacidade de 100 MW e gerar um máximo de 129 MWh, suficiente para fornecer energia a 30 mil casas, a partir de fontes renováveis, em caso de emergência. A bateria vai ser construída na cidade de Jamestown, a norte de Adelaide, mais próxima das regiões rurais. A Powerpack vai ficar pronta em dezembro, de acordo com a promessa de Elon Musk.
Este mês e a propósito da notícia anterior gostaríamos de abordar o tema das baterias; desde a invenção no século 19 as baterias sofreram uma evolução significativa quer a nível de duração quer a nível de formato. Neste momento Elon Munk, o CEO da Tesla além de nos preparar as viagens comerciais para Marte (clique aqui para ver) prepara-se para construir o maior armazém energético das energias de fontes de energias renováveis.
Como mudaria as nossas vidas se esta invenção não fosse tão apurada? Na sua vida pessoal e profissional, quantos aparelhos utilizam uma bateria? Faça um levantamento (o mais certo possível e indique todos os aparelhos que o têm).
Cotação: 20% da média da Unidade em estudo.
Aguardo com expectativa as vossas participações neste Fórum CEAC, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!
Manuel Bernardo
Boa tarde, a implementação duma tecnologia deste calibre só poderá trazer vantagens, sendo a única desvantagem ser o seu elevado preço de comercialização.
De um modo geral, poderá poupar-se muito no uso da energia, bem como na eliminação ou diminuição da sua falta no mundo. Concretamente, em Moçambique, que têm apenas 801590 quilómetros quadrados de território nacional, onde o problema da falta de energia é constante, existindo pelo menos uma ou duas vezes cortes de energia por mês no tempo de inverno e no verão bastante mais ainda, e também, têm havido cortes para a manutenção preventiva realizada pela empresa local de distribuição de energia num período de 3 em 3 meses, ficando muitas cidades com a falta de energia por 12 ou mais horas num dia, portanto, com a implementação dum sistema deste calibre iria eliminar este problema grave que o meu país atravessa.
Na minha vida professional, os aparelhos que utilizam uma bateria são: o smartphone, o computador, o ups, o acessório para a abertura automática do portão elétrico, o carro e o relógio.
Suhail Hassane, Instalador Eletricista, EL1024EST
Boa tarde
Concordo com o seu comentário a implementação destes equipamentos em larga escala associados a fontes de energia renovável iria solucionar alguns problemas globais de poluição e dependência energética.
Cumprimentos
Miguel Sobral
Boa tarde caros colegas!
Hoje em dia as baterias é uma das áreas mais investigadas, de ai a sua constante evolução. Cada vez a industria procura alternativas ás baterias de iões
as mais utilizadas nos dias de hoje, na maioria dos equipamentos como telemóveis, tabletes, alguns portáteis e por ai fora.
Ao longo dos anos nota mos uma evolução incrível a nível de baterias e o caminho ao que parece continua a rodar á volta das mesmas como podemos notar,
com a utilização cada vez mais assídua dos carros elétricos.
Cada vez mais os telemóveis fazem parte da nossa vida, dificilmente alguém vive sem o telemóvel torna se uma coisa muito precisa nos dias de hoje.
Na minha vida pessoal e mesmo profissional uso muito o telemóvel, tenho o carro e alguns equipamentos com bateria.
Acredito cada vez mais que ninguém já vivia sem as baterias e mesmo sem as novas tecnologias presentes e futuras.
Boa tarde caro colega Nuno Almeida, concordo consigo nos seus comentários, creio que, nos dias de hoje seria mesmo algo surreal a não existência da bateria, porque, seria mesmo dificil não usarmos o telefone ou o carro para os afazeres do dia-à-dia.
Suhail Hassane, Instalador Eletricista, EL1024EST
É muito interessante o que esta a fazer a companhia Tesla a nível tecnológico com as baterias. São de uma autonomia muito maior que outras e esta a resolver um problema que para mim, e muito comum atualmente, que é, equipos muitos sofisticados mais com uma bateria que penso deveriam ser melhores em autonomia e tamanho. Já vi na net muitas instalações de energias renováveis de Tesla onde a sus baterias Powerwall são muito mais pequenas e tem a capacidade suficiente de abastecer grandes casas e pequenas empresas. Já ver que estão trabalhando em macroprojectos e um grande avance no autoconsumo com baterias Powerpack. Os governos deveriam ser participes em projetos como este de deixar a dependência de genrear eletricidade com combustíveis contaminantes para o meio ambiente.
Boa tarde Sr José Andres Fernandes Nunes
Concordo plenamente com o senhor em relação á Empresa Tesla está a fazer um trabalho muito bom!
A missão da Tesla é acelerar a transição do mundo para a energia sustentável.
Um grande abraço
Eu não sou assim tão favorável em relação ao trabalho da Tesla,
apenas por desconfiança, porque também não tenho prova do contrário.
Mas a Tesla é uma empresa insolvente, que usa o dinheiro dos clientes que depositam fé na empresa na esperança de ter um produto um dia. E um produto que tem um preço proibitivo para o comum do trabalhador e não compatível com o custo.
Além disso pertence a um país que é um dos maiores poluidores e o mais endividado do mundo, e que depois de fazer a porcaria que fez ao planeta por mais de 100 anos, anda a impingir tecnologia para energias renováveis aos países em desenvolvimento (caso da índia ) e atentar ganhar dinheiro com isso.
Penso que nesse aspeto os japoneses são mais evoluídos, e com uma cultura diferenciadora que talvez não seja tão permissiva à falta de escrúpulos dos multinacionais americanas.
Um bom exemplo disso é a reutilização das baterias do Nissan Leaf na Ajax Arena que partilho aqui para quem não saiba desta mega instalação.
https://www.electrive.com/2018/07/02/3mw-electric-car-battery-project-online-at-ajax-arena/
Bom dia,
Também sou da opinião que as baterias deveriam ter mais autonomia e serem menores, e sem desprezar a importância do advento da bateria acredito que este equipamento não é a melhor solução para o armazenamento de energia porque cria outro problema que é gerar mais resíduos tóxicos,
bem na verdade a bateria e poluente, mas se as coisas forme bem recolhidas como existem campanhas como agora para que as baterias sejam devolvidas para evitar isso óbvio que poderiam haver pesquisas para reduzir mas penso devido a questão “quimica” que a energia acumulável tem ,pode não ser tao possível como gostaríamos penso entanto que isso pode ser mais resolvido com uma questão de educando a reciclagem, ….
boa tarde
concordo com a afirmação que refere que as baterias deveriam ter mais autonomia, para isso o que se pressupõe é conseguir a mesma carga em um espaço mais reduzido, é também nesse sentido que os engenheiros estão a trabalhar mas contudo isso vai acarretar outros custos na produção da dita bateria, visto ter que ser construída com outro tipo de matéria prima.
Boa tarde
Esta powerpack que possivelmente irá ser construída pela Tesla é decerto o mais alto nível/responsabilidade dentro do contexto das baterias, e sem duvida alguma que com o sucesso desta invenção que irá sustentar o estado australiano ficarão muito bem servidos.
Sem esta invenção apurada, a minha vida tanto pessoal como profissional seria muito mais dificultada, pois para resolver qualquer situação com rapidez e eficácia é 90% das vezes sempre com a presença desta invenção, seja fazer pagamentos através do pc, receber pagamentos pelo TPA, fazer chamadas (telemóvel/telefone) para fornecedores…
Hoje em dia tudo o que é encarado como nova tecnologia, terá na maioria das vezes a presença de bateria. Sem esta invenção (baterias) as novas tecnologias não fariam tanto sentido como fazem hoje em dia.
André Melo, EL7275S, Instalador Electricista.
Boa tarde Sr André Melo
É bem verdade o que o senhor diz!
Na nossa vida pessoal e principalmente profissional precisamos imenso das baterias sem elas dificultava muito o nosso trabalho.
Abraço
Nuno Almeida
EL8649X
Boa tarde,
Atualmente, a tecnologia está a desenvolver-se muito rapidamente, porém, nem sempre da melhor maneira para o ambiente.
Deste modo, com a fabricação da maior bateria do mundo, realizada pela empresa Tesla, não só estamos a ajudar o meio ambiente como também a ajudar na produção de energia fundamental ao dia-a-dia.
Ora, com a evolução da bateria em grande escala, em poucos anos, poderemos ter aparelhos unicamente alimentados por baterias, tais como: relógios, carros elétricos, telemóveis, computadores entre outros…
Assim, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, as novas tecnologias são indispensáveis ao dia-a-dia, por exemplo um relógio, uma elemento que sem ele o ser humano fica desorientado.
Miguel Sá, Instalador Eletricista, EL8657X
Bom dia colega Miguel Sá
Concordo com o colega! Isto realmente acredito que mais tarde tudo funciona por baterias num certo aspeto vai ser muito bom.
Neste momento na nossa vida pessoal e profissional vivemos com a ajuda das baterias e da tecnologia.
Nuno ALMEIDA
EL8649X
Bom dia,
A minha opinião sobre o advento da bateria alterou completamente a forma como procedemos certas atividades, como exemplo destaco o telemóvel que alterou a forma de como comunicamos.
O artigo sobre a instalação da maior bateria pela TESLA na Austrália demonstra uma nova forma de utilização deste tipo de equipamento que no caso é o armazenamento de energia em larga escala. Porém acredito que o aumento do fabrico das baterias vai gerar mais resíduos tóxicos.
Os equipamentos na minha casa que usam baterias são: telemóvel, computador, carro(12V) , relógio, comando da TV e aparelho para medir a tensão.
Boa tarde, senhor Nuno Rosa,
Partilhamos da mesma opinião no que diz respeito a forma como procedemos certas atividades no advento da bateria.
No entanto, aos resíduos tóxicos que poderão ser fruto de um equipamento de armazenamento de energia em larga escala, e com a evolução da tecnologia, certamente, existirão formas, futuras, de eliminar esses resíduos dando assim origem a baterias “100% amigas do ambiente”.
Boa noite.
Paralelamente o crescimento da tecnologia virada ao uso de electricidade por meio de baterias, ela tem se tornado mais eficiente do ponto de vista energético, proporcionando maior autonomia principalmente aos veículos – quanto mais energia a bateria acumula, maior quilometragem o veículo pode rodar. Mas temos de nos preocupar sobre as questoes ambientais do ponto de vista da sua decomposição. Mas está de parabens a Tesla.
Boa noite
sem duvida que as baterias vieram fazer parte do mundo moderno, desde ha muito tempo em pequenos eletrodomésticos, como maquinas de barbear, os rádios, algumas televisões antigas, brinquedos etc. também ha muito tempo nos automóveis, para o arranque dos motores de combustão, e também algumas experiencias com veículos elétricos, mais recentemente nos computadores portáteis, consolas de jogos, telemóveis, drones, e novamente nos automóveis mas agora como fonte de energia principal. A bateria tem sido alvo de evolução constante, desde a concepção á segurança, duração, relação tamanho/performance e respeito pelo meio ambiente.
no meu dia a dia lido com baterias, recarregáveis de alto rendimento, a toda a hora, desde o telemóvel, relógio inteligente, computador portátil etc. Na minha profissão, lido com aparelhos de medida e analise alimentados por baterias e faço manutenção a robots de alimentação, robots de filmar paletes, porta paletes elétricos, empilhadores elétricos entre outros
muito bme descrito, quase me esquecia de tantos objectos como os que forma referidos, pelo facto que nem reparamos bem que temos baterias em todo o lado;P
Muito boa noite a todos.
Basicamente, uma bateria consiste num eletrodo positivo e um negativo, um separador e um eletrólito. Vários materiais podem ser utilizados na fabricação de um eletrodo, permitindo diferentes cargas de armazenamento, mas a sua combinação certa é vital para se adaptar a determinados tipos de equipamentos, como os carros (a bateria de lítio-íon, muito popular, por exemplo, pode pegar fogo sob certas circunstâncias). A Tesla recentemente anunciou planos para a construção de uma fábrica de baterias de lítio-íon a um custo previsto de US$ 5 bilhões, mas especialistas consideraram a ideia prematura, porque novas tecnologias em desenvolvimento vão trazer alternativas mais eficientes e inovadoras.
Laboratórios pesquisam novos materiais que consigam duplicar a densidade energética atualmente disponível para as baterias, como a tecnologia LiNiMnCo (lítio-níquel-manganês-cobalto), lítio-ar ou lítio-enxofre, mas a combinação química adequada continua um desafio. A bateria de lítio-ar (ou lítio-oxigênio), por exemplo, promete muito mais densidade energética que a de lítio-íon, mas os testes até agora nãoconseguiram estabilizar os elétrodos.
Cientistas do Centro de Pesquisa Global da GE testam uma opção inovadora: a bateria de fluxo, que utiliza fluidos à base de água para armazenar energia elétrica. Ao contrário das baterias tradicionais, que utilizam materiais sólidos para armazenar e liberar energia elétrica, a bateria de fluxo usa líquidos carregados que são mantidos em tanques separados. Os líquidos carregados entram em contato entre si apenas durante a geração de energia, reduzindo a possibilidade de incêndio.
Além de maior segurança, os materiais de eletrodos degradam muito menos durante a atividade, permitindo que tenham uma vida útil maior. E, dependendo de seu tamanho, a bateria de fluxo pode armazenar quantidade de energia suficiente para ser utilizada como reserva em casas ou estabelecimentos comerciais, complementando o uso de fontes renováveis intermitentes de energia (como solar e eólica, por exemplo), ou até mesmo na rede elétrica.
Boa noite
Deixo aqui a minha primeira impressão sobre o tema e sua evolução.
A maioria dos aparelhos hoje em dia funciona à base de bateria de íon-lítio. Seu primeiro uso foi na década de 1970. Sua vantagem é que se comparada a outros tipos de bateria armazenam muito mais energia, além do fato de não ficar viciada como outras baterias (em alguns tipos, é necessário que se carregue e descarregue toda a energia da bateria para evitar isso, ao contrário da de íon-lítio). Além disso, as baterias funcionam com ciclos, ou seja, cada vez que ela se descarregar por completo, queimará um ciclo, sendo que as baterias de íon-lítio possuem uma quantidade muito maior de ciclos do que as outras.
Sete anos mais tarde, em 1977, foi criada a pilha de níquel-hidrogênio. Apesar de durar muito mais tempo, seu custo é elevado e a energia não é muito rentável. Além disso, a menos que você tenha um satélite em casa, não será de grande interesse, pois essa bateria é usada no telescópio Hubble.
Cinco anos depois, após a fabricação de baterias utilizadas em carros elétricos, foi usada pela primeira vez a bateria de sódio e cloreto de níquel, e apesar de ser mais barata e sustentável, só funciona a temperaturas muito altas, sendo usada em carros elétricos. Alguns anos depois, em 1989, surgiu a bateria de níquel-hidreto metálica. Além de serem recarregáveis, duram mais que as suas antecessoras, as baterias de níquel-cádmio, apesar de descarregarem mais rápido que elas, e também são utilizadas em carros elétricos.
De alguns anos para cá, esse setor tem investido em pesquisas que usam a nanotecnologia e a biologia para a produção dessas baterias. Alguns anos atrás, na Universidade de Missouri, foi desenvolvida uma bateria à base de energia nuclear, já sendo possível usar essa tecnologia em alguns países. O objetivo dos pesquisadores era desenvolver uma bateria tão pequena quanto uma moeda, e alguns anos atrás já estava sendo usada em alguns satélites.
No fim do ano passado, pesquisadores em uma universidade de Singapura afirmaram que conseguiram desenvolver um tipo de bateria que pode durar até 20 anos. O princípio da bateria se baseia em utilizar um gel produzido a partir de nanotubos de dióxido de titânio. Essa substância faz com que a corrente flua numa velocidade muitíssimo maior que em qualquer outra bateria. Os pesquisadores alegam que conseguiram carregar 70% da carga em apenas dois minutos, e que seu ciclo vital é de aproximadamente 10.000 ciclos. Isso faria com que a bateria durasse cerca de 20 anos! As vantagens? Bem, começa pelo tempo de recarga. Quantas vezes já não aconteceu de você estar prestes a sair de casa e não poder levar o celular porque estava sem bateria? Ou até mesmo acabar com a carga durante uma ligação ou enquanto navega na internet, na rua. Segundo, que seus custos diminuiriam em muito com esse tipo de bateria, pois a bateria de alguns aparelhos hoje em dia, além de ter um tempo de vida curto, não pode ser removida, te obrigando a comprar um aparelho novo. Os pesquisadores deram um prazo de aproximadamente dois anos para que o produto já comece a circular no mercado.
Outro exemplo de bateria sustentável criada há dois anos foi na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Sua produção consiste de fibras de madeira e sódio (o sódio precisa trabalhar em conjunto com o estanho, na verdade), o que é muito menos prejudicial ao meio ambiente como a maioria das baterias que leva o lítio como substância principal. Ela possui cerca de 400 ciclos, que quase se aproxima com as baterias comuns de celulares. A bateria ainda não é circulada no mercado, pois está em fases de teste, além de ter uma estrutura muito simples; ela é menos espessa e densa que um papel.
Boa noite colegas.
Realmente quando se fala de baterias tem que se falar da sua evolução em todo o seu sentido.
Falar da sua evoluçao ,dos investimentos de grandes empresas, da sua grandeza na sociedade de hoje e que tem ajudado
muito em diferentes tarefas .
Tem facilitadade muito a vida de todos .com sua evoluçao, e uso em diferentes areas.
Com as baterias de iões cada vez mais utilizados e muitas baterias tornou-se ainda melhor maïs pequenas e melhor duraçao.
Eu pessoalmente uso muito e diferentes baterias no meu trabalho.
Tenho a certeza que evolucao vai a ajudar e facilitar muito a nossa vida.Mas tambem tem que pensar sobre as velhas
baterias a forma de se reciclar para bem do nosso ambiente.
Olá Manuel
Estou de acordo, a evolução das baterias é muito importante, mas a reciclagem tem de evoluir também. Há países como Portugal onde já se vai fazendo alguma coisa, mas o que se faz ainda não é suficiente e tem de ser à escala mundial. Se as embalagens, tivessem uma imagem forte sobre a poluição, à semelhança dos pacotes de tabaco, talvez ajudasse um pouco. Também espero que a evolução das baterias, seja mais direccionada para materiais cada vez menos poluentes.
Cumprimentos
António Gomes
Bom dia.
O mais importante sob trabalhar com baterias e a parte da reciclagem, já que muitas de elas para ser fabricadas passam por processos químicos muitos complexo. De nada serve seguir estragando o meio ambiente para um benefício tecnológico. A que saber ter um equilíbrio de criar novas tecnologias e cuidar o lugar donde vivemos.
bom dia na minha opinião e penso que de todos e uma mais valia, como sempre ira encaminhar a um futuro promissor na energia, o facto de podermos acumular energia tambem ajuda que energias renováveis se tornem mais prestigiadas, pois uns dos grandes problemas que se fala em certas energias e nao estar disponível em todas as condições,…
apesar de estar a ser construída como uma espécie de energia de emergência
mas respondendo as questões, se não tivéssemos a capacidade de armazenar energia como temos hoje a bida seria completamente diferente, hoje telemóveis computadores mp3, gps ate cigarros electrónico, torno se cada vez mais leve com o tempo e mais eficiente as baterias, tornando os objectos portáteis e eficazes,
bem de aparelhos obviamente o telemóvel, uso gps no carro porem ja se substituir bem pelo telemóvel nestes dias, apesar de estar um pouco ultrapassado ainda uso mp3, uso phones wireless que precisa de bateria, …
Boa noite.
Realmenta com aumento da capacidade de armazenamente de energia renovaveis atravez das baterias, passou a ter cada vez maïs
procura .Aqui na holanda nota-se muito.
Com aumento das capacidades de armazenamente atravez das baterias tem se resolvido muito, pelo menos para os paineis solares,
paises com pouco sol tinha esse grande problema, quando ha sol nao havia grandes capacidade de armazenamente.
Olá boa tarde
As baterias têm tido uma grande evolução. Desde aquele vaso de barro com uma haste de cobre e ferro que se pensa ser uma bateria, construída à 2000 anos, elas foram evoluindo com diferentes materiais e soluções químicas. Cobre e zinco, grafite, dióxido de manganês, carvão em pó, chumbo, acido sulfúrico, níquel-cádmio, níquel-hidreto metálico, lítio. Foi sendo possível adaptar as baterias às mais diferentes situações, e a sua utilização é bastante diversificada.
Eu nunca tinha feito o exercício de contabilizar as baterias que uso, só agora tomei consciência da quantidade. Uso-as no telemóvel, no tablet, no computador, na lanterna, no metrónomo, na guitarra, no baixo eléctrico, no afinador, no multímetro, no carro, no relógio, no esquentador, na calculadora e na lâmpada da estante. No trabalho são usadas nos quadros eléctricos, para manter os programas em caso de falha de energia, nos empilhadores, nos veículos automáticos, nos computadores e nos telemóveis. Realmente, o que seria da minha vida sem as baterias.
Quanto ao link https://observador.pt/2016/09/28/e-assim-que-elon-musk-nos-quer-levar-para-marte-em-2025/, não quero deixar de dizer, que colonizar Marte, é um passo muito importante para a humanidade, mas penso que temos outras prioridades. Somos inteligentes o suficiente para colonizar Marte e não o somos para acabar com as guerras e a fome, o que para mim é uma situação bastante contraditória.
Bom fim de semana a todos.
Obrigado pelos comentarios,
Não cosigo quando posso…
meu micro não está facilitando
Elias Wambembe
EL8776X
Instalador Electricista
eepwarquitectura@gmail.com
Boa tarde colegas!
Ao longo do tempo as baterias têm vindo a sofrer diversas alterações, seja no tamanho ou capacidade. Por exemplo, comparando as baterias dos Smartphones de agora com os do ano 2000, os de agora têm baterias com 7 vezes mais densidade de energia, sendo praticamente todos uma “bateria”, com pequenos circuitos em redor, atingindo valores de 35mAh/cm3.
Os automóveis elétricos possuem três tipos principais de baterias recarregáveis: as baterias de chumbo, de hidreto metálico de níquel e as mais recentes baterias de iões de lítio. A tecnologia de iões de lítio assume-se hoje como a principal opção, mesmo que o setor já “espreite” outras possibilidades. Entretanto, estão a ser feitos diversos avanços na área das baterias com os iões de lítio, principalmente no campo da densidade energética, refletindo-se não apenas na autonomia e na durabilidade, mas também na possibilidade de reduzir dimensões e peso da estrutura. É importante referir que, até 2030, se prevê uma diminuição dos preços destes automóveis.
A implementação destas novas baterias da Tesla irão, com certeza, trazer inúmeras vantagens para a sociedade, sendo que terão a desvantagem dos elevados preços da sua comercialização.
Na minha vida pessoal e profissional, os aparelhos que utilizam bateria são: o telemóvel, o computador, o carro, o tablet e o Ipod.
Boa tarde caríssimos colegas
Comentado sobre as Baterias, um novo assuto e interessante para mim
A maioria dos aparelhos hoje em dia funciona à base de bateria de íon-lítio. Seu primeiro uso foi na década de 1970. Sua vantagem é que se comparada a outros tipos de bateria armazenam muito mais energia, além do fato de não ficar viciada como outras baterias (em alguns tipos, é necessário que se carregue e descarregue toda a energia da bateria para evitar isso, ao contrário da de íon-lítio). Além disso, as baterias funcionam com ciclos, ou seja, cada vez que ela se descarregar por completo, queimará um ciclo, sendo que as baterias de íon-lítio possuem uma quantidade muito maior de ciclos do que as outras.
em 1977, foi criada a pilha de níquel-hidrogênio. Apesar de durar muito mais tempo, seu custo é elevado e a energia não é muito rentável. Além disso, a menos que se tenha um satélite em casa, não será de grande interesse, pois essa bateria é usada no telescópio Hubble.
Cinco anos depois, após a fabricação de baterias utilizadas em carros elétricos, foi usada pela primeira vez a bateria de sódio e cloreto de níquel, e apesar de ser mais barata e sustentável, só funciona a temperaturas muito altas, sendo usada em carros elétricos. Alguns anos depois, em 1989, surgiu a bateria de níquel-hidreto metálica. Além de serem recarregáveis, duram mais que as suas antecessoras, as baterias de níquel-cádmio, apesar de descarregarem mais rápido que elas, e também são utilizadas em carros elétricos.
Visando o avanço tecnológico dessa fonte de energia, pesquisas no mundo todo foram e ainda são feitas a fim de produzir baterias cada vez mais duradouras e de custo reduzido. De alguns anos para cá, esse setor tem investido em pesquisas que usam a nanotecnologia e a biologia para a produção dessas baterias. Alguns anos atrás, na Universidade de Missouri, foi desenvolvida uma bateria à base de energia nuclear, já sendo possível usar essa tecnologia em alguns países. O objetivo dos pesquisadores era desenvolver uma bateria tão pequena quanto uma moeda, e alguns anos atrás já estava sendo usada em alguns satélites.
A poluição aquática na produção de energia.
Bem, um processo conhecido como maré vermelha decorre da poluição marinha e consequente eutrofização. Isso ocorre quando há nutrientes em excesso na água, devido a poluição, e as algas vermelhas começam a se multiplicar muito rapidamente, causando um efeito avermelhado na água.
E pesquisadores na Suécia descobriram que um gênero dessas algas poderia ser muito útil na fabricação de baterias. O estudo se baseou na estrutura de celulose dessas algas, que tem algumas peculiaridades e as diferenciam de outras plantas. Os cientistas recobriram seus poros com um tipo de polímero sustentável, e conseguiram criar uma bateria com essa substância que além de ser menos agressiva ao meio ambiente, carregava rápido e era extremamente leve.
As baterias nos smartphones é daquela coisas que nunca satisfaz, mas a verdade é que a evolução ao longo das últimas duas décadas tem sido significativa… mesmo podendo não estar ao nível do que seria desejado.
O site GSM Arena fez uma viagem pelo tempo para avaliar a capacidade média das baterias de 50 smartphones mais populares para cada ano, face ao seu volume, desde o ano 2000 até ao ano de 2017. O resultado é um esclarecedor gráfico que demonstra o quanto a densidade energética inseridas nos nossos smartphones tem aumentado.
Um smartphone de 2017 tem cerca de sete vezes mais densidade de energia do que um telemóvel do início do milénio. Esses modelos ficavam-se por densidades de apenas 5mAh/cm3 – lembram-se certamente, de quando tinhamos telemóveis “grandes” e a bateria era um pequeno bloco que lá se encaixava algures – enquanto que actualmente, os mais modernos smartphones são praticamente todos uma “bateria”, com pequenos circuitos em redor, atingindo valores de 35mAh/cm3… e com uma tendência sempre crescente.
No desafio para tornar o carro elétrico dominante nas ruas do mundo é correria: as baterias ainda são grandes, pesadas e caras…
Mas quem circula por certas regiões descoladas da Califórnia, como La Jolla ou Mountain View, já se habituou a um novo personagem na paisagem: os carros elétricos e suas estações de recarga de baterias.
Mas aí reside o desafio para tornar o carro elétrico dominante nas ruas do mundo: O Tesla Modelo S, por exemplo, requer uma bateria de dois metros de comprimento, instalada no chão da carroceria, e sua recarga é muito mais lenta do que a de combustível. Ou seja, superar a maior barreira atualmente existente para o carro elétrico é também a maior oportunidade para torná-lo um sucesso popular.
Basicamente, uma bateria consiste em um eletrodo positivo e um negativo, um separador e um eletrólito. Vários materiais podem ser utilizados na fabricação de um eletrodo, permitindo diferentes cargas de armazenamento, mas sua combinação certa é vital para se adaptar a determinados tipos de equipamentos, como os carros (a bateria de lítio-íon, muito popular, por exemplo, pode pegar fogo sob certas circunstâncias). A Tesla recentemente anunciou planos para a construção de uma fábrica de baterias de lítio-íon a um custo previsto de US$ 5 bilhões, mas especialistas consideraram a ideia prematura, porque novas tecnologias em desenvolvimento vão trazer alternativas mais eficientes e inovadoras.
Os Laboratórios pesquisam novos materiais que consigam duplicar a densidade energética atualmente disponível para as baterias, como a tecnologia LiNiMnCo (lítio-níquel-manganês-cobalto), lítio-ar ou lítio-enxofre, mas a combinação química adequada continua um desafio. A bateria de lítio-ar (ou lítio-oxigênio), por exemplo, promete muito mais densidade energética que a de lítio-íon, mas os testes até agora não conseguiram estabilizar os eletrodos.
Cientistas do Centro de Pesquisa Global da GE testam uma opção inovadora: a bateria de fluxo, que utiliza fluidos à base de água para armazenar energia elétrica. Ao contrário das baterias tradicionais, que utilizam materiais sólidos para armazenar e liberar energia elétrica, a bateria de fluxo usa líquidos carregados que são mantidos em tanques separados. Os líquidos carregados entram em contato entre si apenas durante a geração de energia, reduzindo a possibilidade de incêndio.
Além de maior segurança, os materiais de eletrodos degradam muito menos durante a atividade, permitindo que tenham uma vida útil maior. E, dependendo de seu tamanho, a bateria de fluxo pode armazenar quantidade de energia suficiente para ser utilizada como reserva em casas ou estabelecimentos comerciais, complementando o uso de fontes renováveis intermitentes de energia (como solar e eólica, por exemplo), ou até mesmo na rede elétrica e tudo isso é inovador, facilitador de uma forma geral e de outra não…
Oxalá que a tesla melhor para melhor, contando com a Saúde das Vítimas, do contrário, é consquencia em longo ou curto prazo à suportar
Na vida pessoal, usam-se possivelmente 6, os Telemoveis, às máquinas de cabelos a baterias, os carrinhos electricos,
às câmeras, Notebook ou relógios
Profissionalmente, Aviões, Carros, helicópteros, computadores,
As maquinas de medição, assim como os Voltímetros digitais ou analógicos
Aparelhos de soldaduras, arqueadoras, furadoras ou geradores
obrigado
Elias Wambembe
EL8776X
Instalador Electricista
eepwarquitectura@gmail.com
http://Materiaescura.com.br
https://revistagalileu.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Transportes/noticia/2015/07/evolucao-das-baterias-e-segredo-da-popularizacao-do-carro-eletrico.html
Boa tarde,
Após uma pesquisa na internet e de ter lido varias ideias(usando dióxido de titânio, tecnologia nuclear, fibras de madeira e sódio, baterias de microcerãmica , ou mesmo um estudo em que é possível utilizar a poluição do mar para produzir energia utilizando as algas vermelhas),para a produção baterias parece que esta tecnologia não tem tido grande evolução, as baterias mais utilizadas são as baterias de hidreto metálico de níquel inventadas no final dos anos 80 e as mais comuns as de iões de lítio inventadas no inicio dos anos 90 .
Embora estas tenham tido alguma evolução em capacidade de energia armazenada e dimensões mais reduzidas estão muito ligadas a portabilidade de aparelhos domésticos como o computador, telemóveis e dispositivos de memoriados mais variados aparelhos e pouco ligada á noticia deste fórum em que se utiliza as baterias para fornecer energia a habitações ou industria, onde se poderia utilizar fontes de energia renovável para as carregar.
Parece que não existe grande interesse por parte de governos e industria em mudar a principal fonte de energia que possuímos actualmente que são os combustíveis fosseis, não me parece acaso que a Tesla esteja a passar por algumas dificuldades em se impor no mercado automóvel apesar de reconhecermos as vantagens do conceito.
Falando de Tesla, já à algum tempo li uma invenção que Nikola Tesla tinha, que se resumia á propagação de energia eléctrica através do ar onde depois os variados receptores a poderiam captar,(automóveis, aviões, habitação em geral) existe mesmo registo de esta experiencia ter resultado, não existe porque seria difícil controlar a distribuição.
Em resposta a questão levantada em casa utiliza-se baterias um pouco em todo o lado desde os computadores, telemóveis, carros, passado pelos aparelhos de comando e memorias.
Cumprimentos
Miguel Sobral
boa noite,
As baterias são peças fundamentais de qualquer veículo que armazene a energia de que necessita em acumuladores, e a Tesla não é excepção. Os imensos packs, que na marca americana atingem as dimensões mais generosas – 100 kWh nos Model S e X – são formados por pequenas células, pouco maiores do que as pilhas do tipo AA, que utilizamos em nossas casas, nas mais diferentes aplicações. Como a quantidade de veículos eléctricos fabricados não pára de aumentar, é mais do que natural que o número de pequenas células esteja igualmente a crescer a olhos vistos, necessitando por isso de serem produzidas em cada vez maior quantidade. E são as linhas de produção que geram estas pequenas células a que Musk se referia, quando dizia que as baterias eram fabricadas como se tratassem de balas para uma fita de metralhadora.
Para que se percebesse o que Musk queria dizer, com a sua comparação entre baterias e balas de metralhadora, a Tesla divulgou um vídeo em que é evidente o ritmo com que são fabricadas as pequenas células, que a marca americana desenvolve em parceria com a Panasonic. E a fita da metralhadora a que o CEO da Tesla faz referência não é mais do que a fita de refrigeração, que passa entre a imensidão de pequenas pilhas, quando estão arrumadas num pack de bateria.
Daniel Carvalho EL7188S
Adilson de castro silva– EL8664X – 15/07/2018
A EVOLUÇÃO DA BATERIA:
Este ano, vamos assistir, ao aparecimento de várias tecnologias que têm estado em desenvolvimento, pelo menos nos últimos 5 anos.
São saltos tecnológicos que podem ser imensamente eficazes, na evolução , do ser humano . Para lá da aparição em maior quantidade dos veículos elétricos, dos produtos a tirar proveito da energia solar e de um conjunto de ortras tecnologias , ligadas à eletricidade.
Este ano poderá ser realmente inspirador.
O mercado dos dispositivos móveis , é o que mais promessas traz á evolução da tecnologia. A mobilidade, é hoje a riqueza do desenvolvimento, dos dispositivos de consumo e , como tal …as baterias são o elo mais fraco, mas o pilar da subsistência.
Assim , 2018 deverá trazer um salto no que toca ás tecnologias utilizadas no fabrico das baterias.
As baterias de estado sólido estão ja num processo, bastante maduro de testes. Empresas como a Toyota , estão a investir forte nesse , segmento.
A bateria de estado sólido, é uma tecnologia , que usa elétrodos e eletrólitos sólidos, , em vez dos eletrólitos líquidos ou paliméricos encontrados nas baterias de
polímero de lítio ou iões de lítio.
A tecnologia é vista como uma alternativa, à tecnologia de íões de lítio , que se acredita, estar perto de seu pleno potencial.
Boas colegas, em exemplos anteriores, as baterias serão um fonte de energia do futuro… a resposta de que material, de que TAMANHO não sei …O que importa é que sejam mais pequenas e robustas, duradouras e principalmente mais fiáveis….com mais CICLOS…………..
Amaro Pinto
EL7840T
Em relação à noticia em si, penso que será só mais um deadline que o Elon Musk não irá cumprir.
Projectos megalómanos e falta de compromisso é o que o rapaz mais tem feito. Mas o marketing tem conseguido suplantar tudo isto.
No que toca à baterias e à sua tecnologia, no meu dia a dia, penso que não tenho nenhum equipamento elétrico ou eletrónico que não seja alimentado por baterias a iões de lítio, e falo a sério porque desde o veiculo que me desloco até às ferramentas mais pesadas ( rebarbadora ) tenho a iões de lítio.
Reconheço que tem havido uma grande evolução neste tema, e continua a ser desenvolvido todos os dias, porque estamos a anos luz, do ideal.
O que me preocupa, é a poluição e degradação que podemos estar a causar para que possamos ter esta autonomia e utilização da eletricidade, no sentido que podemos estar a ter uma postura um pouco contraditória. Embora tudo somado será sempre mais sustentável que tecnologias baseadas em combustíveis fosseis. Mas o custo que isto trás para as pessoas das regiões das extrações e planeta preocupa-me.
Proximamente irei instalar painéis fotovoltaicos, que alimentarão baterias de lítio de 6Kw, que já se encontra a preço acessível, para que a pegada da empresa seja um pouco menos no ambiente. Será esta a razão já que a longo prazo o investimento não irá amortizar de forma que o justifique financeiramente.
Queria felicitar a cientista portuguesa, Maria Helena Braga, e espero que a tecnologia descoberta por ela, possa ser industrializada o mais rápido possível, já que a tecnologia presente além de cara e inacessível a mais de 3/4 da população mundial, tem baixa densidade e pouca longevidade, e o planeta merece soluções mais inovadores, e sustentáveis, Portugal, neste ponto está no topo do desenvolvimento destas tecnologias, quem diria.
Espero que se concretize esta descoberta porque será uma grande revolução. A par com outras que vão acontecendo um pouco por todo o mundo, depois de alguns gigantes da industria compreenderem, que os combustíveis fosseis não serão um bom negócio no futuro que se aproxima. E está a ser colocado dinheiro no desenvolvimento e pesquisa.
E não acredito que sejam razões ambientais ou outras, que movam estas empresas, porque apenas o lucro importa.
Luis Araújo EL869X
Boa tarde,
Mais uma vez, deparo-me com um comentário do colega Luís, que vai de encontro aos meus pensamentos.
A Tesla, para mim, vive de “Show Off” e o que realmente é importante, não se fala…
Não conheço o trabalho da nossa cientista Maria Helena Braga, mas desde já me comprometo a investigar…
Atentamente, e sempre a considerar…
Boas noites
Um dos principais motivos pelos quais usuários precisam trocar seus smartphones e tablets em poucos anos de uso é a bateria, que fica viciada, com o tempo e acaba o aparelho a ficar utilizável
As atuais baterias de íons de lítio, que alimentam a maioria dos dispositivos eletrônicos que usamos hoje em dia, baratas para produzir, elas ficaram populares na indústria da tecnologia não somente por conta disso, mas, também, por ter altas capacidades e por permitir um carregamento rápido.
Contudo, suas desvantagens são consideráveis, como a degradação de sua capacidade ao longo do tempo uma bateria de um smartphone, por exemplo, consegue manter sua capacidade integral por um período médio de dois anos, somente.
A tecnologia esta sempre a evoluir e acredito que ira cada vez evoluir mais e haverá já alguém que tenha estudado para fabricar baterias com mais capacidade e duradouras em relação a bateria e vida.
Quando aparece um material bom no mercado, já existe outro em estudo para o substituir.
Boas tardes caros colegas,
Baterias, este é o nosso tema e há muito que se discuta relativamente ao mesmo.
Vivemos rodeados de tecnologia, cada dia que passa, novidades aparecem. Chego mesmo a pensar se conseguiríamos viver sem estas novas tecnologias a que estamos tão habituados.
Na minha vida, seja ela pessoal ou profissional, existem enumeras ferramentas que as utilizam ( baterias ), e que muitas vezes pensamos serem indispensáveis, mas será que são mesmo ?…
Telemóveis, tablets, PC Portáteis, Parafusadoras, etc….
Não podemos negar a sua tremenda evolução nos últimos anos, chego mesmo a pensar, “o céu é o limite”, mas até esse mesmo limite talvez seja quebrado….
Relativamente ao tema, ao assunto da construção dessa “mega” bateria, sou um pouco séptico, ou espírito do contra…. como queiram entender… Mas penso o seguinte…
Países sub-desenvolvidos ( ou pobres mesmo ), onde se fomentam guerras e guerrilhas, onde ajuda humanitária não chega ou tarda em chegar, pois enquanto isso saca-se o que se puder e neste caso falamos de matéria prima para a construção das nossas tão indispensáveis baterias . Ora se olharmos para a tabela de países exportadores do mesmo, aparecem apenas países desenvolvidos, mas todos sabemos a realidade…
Falo também das emissões das empresas, das grandes industrias que fabricam as baterias, que tratam a matéria prima, ou será que não poluem ?!….
E por fim pergunto-me, quando essa mesma “mega” bateria, ou ate mesmo as nossas mini baterias que nos ajudam todos os dias, acabam ( quando termina o seu ciclo ), e nada há mais a fazer… Como se tratam os detritos?… Será que é mesmo benéfico ?.. Serão elas, na realidade, energias limpas ?!….
Deixo a questão…
Depois disto ainda assistimos aos comentários do sr Elon Musk, relativamente a não quererem usar o seu prototipo no salvamento na Tailândia, por não ser fiável… E ele acusa um dos mergulhadores de viver na Tailândia por este ser um país de prostituição infantil e indirectamente de o chamar pedófilo….
Boa noite
Existem registros que as bateria foram criadas por iranianos há mais de 2 milénios atrás eles utilizavam jaros de argila que continham finos cilindros de cobre e um bastão de ferro dentro e para gerar energia eles utilizavam suco de limão ou vinagre, desde então ouve varias evoluções na baterias hoje a bateria mais comum e de iões de lítio porque assegura maior densidade de energia, mas com as tendência de crescimento de consumo de lítio para quantos anos teremos recursos? a nível de preço como será ? De acordo com o U.S. Geological Survey , as reservas mundiais de lítio em 2015 apontavam para 365 anos à produção anual de 37.000 toneladas mas com a produção esperada ate 2025 esse numero desce para 16 anos e 8 meses o que e muito pouco…
Olá boa noite a todos! Já participo um pouco atrasado mas espero vir a contribuir.
Acho que a evolução das baterias foi algo muito importante tanto profissionalmente como pessoalmente, gostava de citar um primeiro exemplo que eu tive oportunidade de presenciar enquanto miúdo devia de ter por volta dos 8/10 anos (por volta de a 20 anos atrás). Então eu tenho memórias de que o primeiro telemóvel que vi era enorme tinha cerca de 4cm de espessura; entre 15/20cm de altura; 5/6cm de largura e para não falar de que ainda tinha uma saliência fixa de 2/3cm e uma anteninha que dali saia com cerca de 5cm e na parte inferir tinha uma tampinha com cerca de 6cm.
Sei que não era unicamente devido a bateria mas também tinha la a sua parte. Outra situação que tomei conhecimento anos mais tarde é que ainda tinham existido telemóveis maiores com pesos de 14Kg e alcance reduzido.
( https://www.tecmundo.com.br/celular/75617-incrivel-surpreendentemente-longa-historia-telefones-celulares.htm )
No meu dia a dia tenho muitas melhorias.
O telemóvel é sem duvida uma delas compacto, leve, em uso normal a bateria é admissível assim como também contribui para os critérios anteriores.
Os próprios carros tem motor de arranque mas que só funciona porque la existe uma bateria.
Máquinas algo que todos nos utilizamos de uma forma geral, mas hoje em dia já podemos fazer um furo com uma maquina a bateria que tem tanta qualidade como uma maquina de “fio” ou melhor pois não havendo corrente elétrica ainda se torna mais vantajosa.
As “UPS” que nos possibilitam em caso de corte de energia ter uma margem de manobra que guardar dados, ou alimentar máquinas fundamentais para uma evacuação segura (sistemas de deteção de incêndio, luminárias de emergência, entre outros…)
Os portões automáticos que em caso de falta de energia também podem (dependendo do modelo) funcionar com baterias´.
Sou muito a favor da tecnologia mas também gosto do meio ambiente e mesmo na minha área de residência não encontro muita solução para a reciclagem de baterias, sou só eu ou podemos partir do principio que esse é ainda um tema pouco abordado?
José Araújo
Instalador Eletricista, EL8027U
as baterias aos longos dos anos tem vindo a evoluir quer a nível do seu tamanho, cada vez mais pequenas, mas sobretudo na sua durabilidade. Hoje em dia esta evolução tem trazido imensas vantagens, porque na realização dos trabalhos o facto de nâo termos de andar sempre a ligar fichas, da-nos mais qualidade de trabalho e rapidez na sua resolução. Em certos casos por vezes nem existe corrente electrifica e caso não existisse estas maquinas a bateria, teria de utilizar um gerador o tem um elevado custo e não é de fácil transporte. Eu como picheleiro e electricista utilizo muitas maquinas das quais tenho a sorte de poder desfrutar de um trabalho rápido e eficaz. cada vez mais as baterias são mais leves e duram mais tempo. da-nos a vantagem de raramente as termos de andar a recarregar. O facto das baterias a iões de lítio não viciarem nem deteriorar as suas memorias da enumeras vantagens e motiva a compra das mesmas.
No meu dia a dia utilizo muitas maquinas a baterias, berbequim, parafusadora, rebarbadora, smarthone, relógio, comando portão, computador, comando televisão, comando ar condicionado.
Boa noite
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Acho que o Trabalho que a Tesla tem feito, seja muito importante e inovador para as gerações futuras, mas só na prática é que poderei ver se é viável e mais económico, sem utilizar muitos recursos. como o Luis Gil disse pode ser muito Show off, já é o normal dos Americanos, mas como eles têm muitas parcerias com empresas Alemãs, já acredito mais neste projecto que vai ser feito na Austrália. Temos de esperar pelo final de Dezembro para tirar as primeiras conclusões. Acho que em Portugal também deveria-se optar por este conceito de baterias e os veículos todos a electricidade O quanto antes. Mas enquanto não mudarem de mentalidades e apoios estatais em certas cidades será complicado.
Apesar do uso generalizado de baterias, elas apresentam desvantagens significativas, como tamanho, peso e custo. Para pequenos dispositivos como telemóveis, computadores, pequenas ferramentas, eles são indispensáveis, mas mesmo para os carros, seu peso, tamanho e preço ainda são muito grandes. Talvez com o desenvolvimento da tecnologia, seja encontrada uma solução para esse problema, ou outras, principal novas tecnologias para armazenamento de energia.