CEAC FÓRUM AGOSTO 2018 – SEGURANÇA NO EMAIL


Vai de férias?
Então mantenha o seu email sempre seguro com alguns truques fáceis


A possibilidade de as pessoas resolverem situações de trabalho em período de férias, verificando e respondendo a mensagens enviadas por e-mail poderão estar sujeitas a contrair malware e outros problemas relacionados com a utilização de ligações à internet públicas ou não seguras. Desta forma, a Cisco deixa alguns conselhos que deve ter em conta durante as suas férias de verão para que mantenha a sua conta segura.

Em primeiro lugar nunca deverá confiar em redes Wi-Fi públicas, porque poderá indiretamente ser infetado por outro dispositivo igualmente ligado ao sistema, e depois contaminar a sua própria rede de trabalho. Desta forma, caso necessite enviar um e-mail de trabalho certifique-se de que utiliza uma ligação VPN ou mesmo os seus dados móveis.

A VPN (rede privada virtual) permite ao computador agir tal como se estivesse ligado na empresa. Para obter uma VPN terá de contactar o administrador de redes da empresa para fazer uma configuração prévia. Em alternativa pode utilizar uma SIG (Secure Internet Gateway) para proteger os dispositivos em qualquer lugar sem a necessidade da VPN.

Obviamente que a dica mais “antiga” do mundo informático é fazer uma cópia de segurança dos seus dados. Verifique que as informações que necessita para trabalhar estão guardadas em lugar seguro, de preferência num local de armazenamento corporativo. Se for um colaborador externo ou trabalhador independente deverá manter uma cópia dos dados num disco externo que fique em casa.

A Cisco refere ainda que embora as páginas assinaladas com HTTP (e um ícone de cadeado) ofereçam conteúdos encriptados, estes nem sempre são seguros. Estes melhoram a privacidade, mas os cibercriminosos poderão utilizar o protocolo para ocultar malware. Sempre que possível, utilize páginas que conheça como seguras.

Outro problema recorrente é procurar um computador ou outro dispositivo público, em cibercafés ou serviços de internet, para trabalhar ou enviar e-mails. Mais uma vez nunca o deverá fazer. Evite igualmente utilizar contas que não sejam corporativas, pois o e-mail pode ser uma porta de entrada para um ataque cibernético. Existem diversas ferramentas de comunicação com colegas de trabalho que utilizam encriptações de proteção.

Por fim, uma medida que parece de senso comum, mas que nunca deve ser esquecida é não enviar dados confidenciais a ninguém. Caso receba uma mensagem de uma entidade que não esteja confortável com a sua legitimidade, nunca compartilhe os dados.

Para além dos conselhos aos colaboradores e empregados, a Cisco deixa ainda algumas dicas para as empresas. Estas devem instalar sistemas como o Secure Internet Gateway que protege a rede contra dispositivos que não liguem através de uma VPN. As ferramentas de gestão de identidades ou proteção de terminais podem ser utilizados para controlar quem, quando e onde se ligam os utilizadores. Estes devem estar configurados para bloquear automaticamente software malicioso.

No seu âmbito profissional, como funcionam a segurança relativamente a este tema?
Quando vai de férias, vai mesmo de férias e desliga ou a sempre uma parte em alerta profissional?
Se tiver sempre uma parte em alerta profissional, porque será? Será mesmo necessário? Como poderiam ser organizados as coisas para que não acontece?

————————————————————————————-

Para participar neste Fórum CEAC basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja bonificado.

Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, no âmbito da formação. Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

Sylvie Moreira
Tutora Apoio Pedagógico