CEAC Fórum Setembro – A Importância da relação Família/Escola

CEAC FÓRUM – A relação entre a escola e a família é fundamental, porque são as duas grandes fontes de influência da criança. O ideal para o desenvolvimento da criança é que, tanto a família como a escola, sigam os mesmos modelos de educação e que exista comunicação entre as duas.

Porque é que esta relação é necessária? É muito simples: porque são os pais que, durante esta etapa, mais vão influenciar a formação da criança; é isto que faz com que a sua participação seja importante em qualquer nível educativo, e ainda mais neste. O papel dos pais pode favorecer ou entorpecer o trabalho educativo.

Os pais ou encarregados de educação são os responsáveis pela criança e também os seus primeiros e principais educadores. Estando hoje, de certo modo ultrapassada a tónica colocada numa função compensatória, pensa-se que os efeitos da educação pré-escolar estão intimamente relacionados com a articulação com as famílias.

Sendo a educação pré-escolar complementar da acção educativa da família, há que assegurar a articulação entre o estabelecimento educativo e as famílias. Cabe também aos pais participar na elaboração do projecto educativo.

A relação do jardim de infância com os pais possibilita tanto a informação sobre o desenvolvimento da criança, como a formação dos pais, para além de ser necessária para alcançar um bom resultado na educação.

A educação será tanto mais eficaz e determinante, quanto maior continuidade se der à intervenção e à comunicação entre todos aqueles que estão ligados à criança.

Como é o que o auxiliar de educação poderá promover essa relação?

Participe neste Fórum CEAC e desenvolva, no seu ponto de vista, o tema exposto a debate. Se desejar, apresente exemplos representativos do que pretende ilustrar. Pode ainda comentar as participações dos colegas.

O post de cada formando deve ser submetido até ao final da semana. A sua participação conta 20% para a avaliação da Unidade.

 

Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum! E não se esqueçam, caso queiram ver algum tema em debate e/ou gostassem de escrever um artigo para ser publicado, podem enviar por email e será publicado no mês seguinte!