CEAC Fórum Outubro – 7 formas que as pessoas mentalmente fortes têm para lidar com o stress

CEAC Fórum: Enquanto que para algumas pessoas o stress é sentido como algo destrutivo e que impede o crescimento e desenvolvimento saudável da vida, para as pessoas mentalmente fortes o stress é bem tolerado e estas são capazes de prosperar apesar da tensão. Elas veem a adversidade como uma oportunidade de crescimento. Se elas, por exemplo, estão com problemas financeiros, problemas de saúde ou dificuldades no local de trabalho, estas pessoas mentalmente fortes não deixam que o stress as deite abaixo.

Aqui estão sete maneiras que as pessoas mentalmente fortes usam para lidar com o stress de forma eficaz:

  1. Elas aceitam que o stress é parte da vida.

Enquanto que algumas pessoas perdem tempo e energia a pensar em coisas como: “Eu não deveria ter que lidar com isto,” as pessoas mentalmente fortes sabem que as dificuldades e os problemas são inevitáveis. Quando surgem situações stressantes, elas esforçam-se para fazer o que podem para andar para a frente e não ficam presas ao problema. Mesmo quando não podem mudar as circunstâncias, elas sabem que podem sempre tomar decisões para melhorar as suas vidas.

  1. Veem os problemas pela perspetiva certa.

Em vez de pensar que um pneu furado tem o poder de estragar o dia inteiro, as pessoas mentalmente fortes veem os problemas numa perspetiva adequada. Elas reformulam as mensagens e não entram num monólogo pessimista, não se vitimizam nem dramatizam os eventos.

  1. Elas cuidam da sua saúde física.

Pessoas mentalmente fortes reconhecem a importância de manter a sua saúde. Elas sabem que se estiverem fisicamente debilitadas não serão capazes de combater o stress.

 

  1. Elas têm mecanismos de defesa saudáveis.

Enquanto algumas pessoas recorrem ao álcool, à comida, ou outros vícios pouco saudáveis para ajudá-los a escapar do stress, as pessoas mentalmente tendem a lidar com o stress de uma forma saudável e produtiva. Elas sentem as emoções desagradáveis como a ansiedade, o medo ou tristeza e usam atividades saudáveis, como ir dar caminhada ou através de um passatempo, para lidar com a dor emocional.

  1. Elas equilibram a vida social com a solidão.

Às vezes, numa tentativa de evitar enfrentar problemas, as pessoas preenchem os seus dias com atividades sociais. Outros lidam com o stress isolando-se de amigos e familiares. As pessoas mentalmente fortes encontram um equilíbrio: Elas mantêm uma vida social saudável, mesmo quando estão stressados, mas também reservam algum tempo para ficar a sós com os seus pensamentos.

6.Elas reconhecem as suas escolhas.

O stress pode levar as pessoas a se sentirem como vítimas das circunstâncias menos boas. As pessoas mentalmente fortes reconhecem que tudo o que fazem, desde o momento em que acordam até irem dormir, é uma escolha. Elas estão dispostas a dizer não às coisas que elas não querem fazer e aceitam a responsabilidade pelo seu comportamento.

  1. Elas olham para a parte boa dos acontecimentos.

As pessoas mentalmente pessoas fortes não veem o mundo através de óculos cor-de-rosa, eles têm uma visão realista. Elas reconhecem que coisas boas podem vir de situações stressantes. Ao invés de permitir que as dificuldades as transformem em pessoas amargas ou vítimas indefesas, elas optam por usar as circunstâncias stressantes para ficar mais forte e melhor.

Reflita sobre o assunto e se desejar recorra a exemplos de situações concretas para ilustrar a sua opinião.

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, relacionados com os temas propostos nas Unidades, no âmbito da formação e na preparação para a prática profissional.

Participe no Fórum CEAC enviando o seu comentário, opinião pessoal ou pesquisa. Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIOnão esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

INFORMAÇÃO CEAC: Cotação: 20% da média da Unidade em estudo.

Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum CEAC!