CEAC Fórum Setembro – Psicologia do Envelhecimento

CEAC FÓRUM – É comum definir a psicologia como a ciência dos comportamentos e  dos processos mentais. Por comportamento entendemos todas as  manifestações observáveis numa pessoa, suscetíveis de  desencadearem respostas por parte de outras pessoas.

Contudo, o comportamento por si só, não nos diz nada se não  tivermos em conta a intenção, ou seja, a capacidade de planificar o  nosso comportamento com o intuito de atingir um objetivo. Esta  planificação exige os processos mentais.

O envelhecimento

É um conjunto de processos que o organismo sofre após a sua fase de desenvolvimento. O envelhecimento não é sinónimo de velhice.

Fase da existência dominada por grandes transformações nos planos físico,  psíquico e social, de origem interna ou externa; naturais e esperadas umas,  súbitas e imprevistas”.

O Processo de envelhecimento possui um carácter individual, dependente do  acumular de experiências passadas, da vivência dessas mesmas experiências  e do nível de solicitações físicas e intelectuais.

Apesar de o elixir da juventude não estar ainda ao nosso alcance, são inegáveis os substanciais progressos no aumento da qualidade de vida.

A psicologia do envelhecimento atua em diferentes domínios,  nomeadamente a melhoria da qualidade de vida, a luta contra os efeitos da idade e até no acompanhamento da morte.

Fala-se de envelhecimento como sendo um estado que qualificamos  como 3ª idade ou 4ª idade. Mas, o envelhecimento não é um estado,  mas sim um processo de degradação progressiva. Ela afeta todos os  seres vivos e, o seu termo natural é a morte.

Durante milénios, a mortalidade e fecundidade estiverem quase em  equilíbrio, com um ligeiro ganho para a vida. Este equilíbrio foi  interrompido essencialmente por duas razões, que são consequências  da industrialização.

A primeira é a queda da mortalidade infantil e a segunda o aumento da longevidade.

O envelhecimento é variável de pessoa para pessoa e pode surgir  como um período de crescimento.

A definição de envelhecimento bem sucedido é difícil, mas inclui  critérios como longevidade, saúde biológica, saúde mental, eficácia  intelectual, competência social, produtividade, autonomia e bem  estar subjetivo.

Uma doença como alzheimer pode tornar o envelhecimento patológico.

O que significa para si envelhecer?

A idade cronológica, é aquela que esta ligada ao nosso bilhete de identidade – assim somos  todos iguais perante o envelhecimento.

A idade biológica, está ligada ao envelhecimento orgânico. Cada órgão sofre modificações que  diminuem o seu funcionamento durante a vida, e a capacidade de auto-regulação torna-se  menos eficaz.

A idade social, refere-se aos estatutos e aos hábitos da pessoa relativamente aos outros  membros da sociedade. Esta idade e fortemente determinada pela cultura e pela historia de  um pais.

A idade psicológica, é relativa às competências comportamentais que a pessoa pode mobilizar  em resposta as mudanças do ambiente. Inclui as capacidades mnésicas (memoria), as  capacidades intelectuais (inteligência) e as motivações para o empreendimento.

Participe e desenvolva, no seu ponto de vista, o tema exposto a debate. Se desejar, apresente exemplos representativos do que pretende ilustrar. Pode ainda comentar as participações dos colegas.

O post de cada formando deve ser submetido até ao final da semana. A sua participação conta 20% para a avaliação da Unidade.

 

Para participar neste fórum CEAC basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum! E não se esqueçam, caso queiram ver algum tema em debate e/ou gostassem de escrever um artigo para ser publicado, podem enviar por email e será publicado no mês seguinte!