CEAC Fórum Outubro – Qual o Segredo para a Felicidade?

CEAC Fórum: Este mês é especial, pois o tema foi elaborado pela aluna Patrícia Sá Santos do curso de Psicologia.

Qual o Segredo para a Felicidade?

Espero fazer total jus à mente exemplar e à presença radiante da psicoterapeuta corporal María del Mar. Conforme sugerido, ficam os meus apontamentos do último workshop que assisti.

Antes de tudo e a saber: não existe uma receita geral para chegar à Felicidade. É um caminho pessoal, de descoberta e de desenvolvimento individuais, de tentativa-erro e de experiência feitos. É o mais importante objetivo humano: superar o sofrimento, encontrar a Felicidade.

Proposta 1: As seguintes são ideias para apurar e lançadas ao ar, que provavelmente serão necessárias mais à frente… deixo espaço pessoal para adicionarem mais que vos prover e com o tempo de cada qual, propõe-se que façam as perguntas certas e encontrem as vossas respostas:

O que é e para quê o Amor e como obtê-lo?

Quando utilizar o Caminho do Meio de base Budista neste Mundo Dual? Ou qual o melhor método para a Felicidade e como aplicá-lo?

Para quê e como relacionar-se consigo e com os outros?

Porquê e como mediar o indivíduo com “o divino/eu superior”, de forma a ter os seus objetivos reais alinhados com os seus valores/ideais?

Uma possível Metodologia para a Felicidade… primeiramente, existem 3 dimensões: a Corporal, a Mental e a Emocional-Comportamental. Por fim, a dimensão Espiritual-Energética, polémico tema da Parapsicologia. Foram dados alguns exemplos que se propõem eles próprios como pesquisa interna, se assim o entenderem, claro.

Proposta 2: Imagine que existe um caldeirão individual, onde o fogo tudo transmuta e revela, filtra e purifica. Vamos então fazer um jogo, com duas partes distintas, uma viagem ao nosso âmago? Este exercício deve ser pessoal e não necessita de ser exposto no blogue.

1 – Que percurso fez até aqui, começando de um ponto de vista mais subtil interno, continuando mais concretamente -ainda que interno- e por fim percebendo como se expressa externamente?

– O que @ fez sentir ao nível da mente? Que tipo de pensamentos e de sentimentos? (por exemplo, utilize a Psicologia Positiva, mentalidade de Cocriação da Realidade);

– O que @ fez sentir ao nível do corpo? Que tipo de sensações? (por exemplo, tenha em conta a pirâmide de necessidades de Maslow e em que nível está; ou ainda, a relação corporal conquanto a sensações/dores somáticas e sentimentos/emoções da psique);

– O que @ fez sentir ao nível do coração? Que tipo de emoções e comportamentos? (use a Psicologia Geral para gestão e superação de traumas e de feridas, que nos trazem máscaras inconscientes ao comportamento e que modelam padrões habituais de ação).

2 – Que percurso fará a partir daqui para alcançar a Felicidade?

– O que @ faz chegar lá? O que @ faz ficar lá? (Religião / Filosofia de Vida / Ética);

– Como alcançar? (Coaching, por exemplo, para gestão de objetivos, de necessidades e de recursos; outro exemplo, Reiki: gestão do fluxo de energias e seus bloqueios, estes últimos reconhecidos por causarem doenças em qualquer das dimensões humanas);

– O que aprendeu? (“Quanto mais sei, só sei que nada sei” Sócrates, filósofo Grego).

 

Proposta 3: Caldeirão coletivo – Tente definir numa palavra o que é para si a Felicidade? Palavra que fica como questionável e in(de)terminável mas baseada na experiência subjetiva pessoal atual de cada qual. Assim, propõe-se que fiquem com o vosso caldeirão aberto, mas bem assente; a borbulhar, bem apurado com um cheiro delicioso e aspeto apetitoso! ???? Sempre. Agora coloquem os vossos ingredientes, por favor.

 

Dica da Psicoterapeuta Corporal: utilize @ Sábi@ Interior para poder responder à pergunta

“Afinal, qual o segredo para a Felicidade?”.

 

Existem muitas respostas de quem fez o Caminho antes, cada qual terá a sua senda pessoal.

 

No fim, esqueçam as perguntas e respostas e relaxem atent@s. Paz. Amor. Alegria. Gratidão.

Bom estudo!

 

Patrícia Sá Santos EL7409S Psicol_Gen

 

Participe e desenvolva, no seu ponto de vista, o tema exposto a debate. Se desejar, apresente exemplos representativos do que pretende ilustrar. Pode ainda comentar as participações dos colegas.

O post de cada formando deve ser submetido até ao final da semana. A sua participação conta 20% para a avaliação da Unidade.

 

Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum! E não se esqueçam, caso queiram ver algum tema em debate e/ou gostassem de escrever um artigo para ser publicado, podem enviar por email e será publicado no mês seguinte!

Participe no Fórum CEAC enviando o seu comentário, opinião pessoal ou pesquisa. Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIOnão esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

INFORMAÇÃO CEAC: Cotação: 20% da média da Unidade em estudo.

Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum CEAC!