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Alguns dias acabam por fugir das suas mãos. A quantidade de trabalho é exorbitante e os e-mails e chamadas não param de chegar. A velocidade é frenética e as interrupções constantes não só perturbam as suas ações mas também o seu processo de pensamento. Você mexe-se rapidamente e mesmo assim sente-se improdutivo. No final do dia, vem o stress e o cansaço. Pior, você não consegue desligar o seu cérebro por causa do sentimento de que talvez não tenha feito algo importante.

Boas notícias, a situação não tem que escalar ao ponto de chegar a casa e ralhar com tudo o que lhe aparece à frente, desde os seus filhos até ao seu cão. Existem formas simples de ganhar controlo sobre a situação durante os dias mais agitados e frenéticos. Abaixo está um processo de 15 minutos, sugerido pelo coach Carolyn Roark, Ph.D., para limpar a mente e arranjar a tranquilidade que precisa a partir do caos.

A próxima vez que o mundo o fizer girar em todas as direções, procure um local silencioso e faça este exercício de 15 minutos para recentrar-se no universo.

5 minutos de atividade física

Mesmo que o seu sangue já esteja a ser bombeado a alta rotação devido ao ambiente no escritório, Roark sugere que ir até à rua dar uma corrida ou um passeio rápido lhe dará uma calma imediata a partir do caos. Separar-se da ação vai ajudar a sua mente a deixar o imediatismo dos problemas. A libertação de endorfinas vai levantar o seu humor e quebrará o stress.

4 minutos de gratidão

Agora que o seu corpo está um pouco mais solto você pode começar a limpar os seus pensamentos. A maneira mais fácil de reduzir o ritmo é lembrar-se do porquê daquilo que está a fazer. Use estes minutos para contemplar o quão grato está às pessoas à sua volta que o ajudam e adicionam valor à sua vida. Esteja grato pela boa saúde que tem, boas oportunidades e as maravilhas do mundo no qual está inserido. Você pode ter uma abordagem ampla e fazer uma lista das coisas boas que tem, ou escolher uma pessoa que lhe faz bem e dizer-lhe palavras positivas e merecidas.

3 minutos de meditação

Agora que a sua mente e corpo já estão num estado positivo, você pode começar a limpar a sua mente. A meditação é uma maneira muito eficaz de limpar todas as distrações e permite-lhe encontrar o seu centro. Existem diversas abordagens que poderá usar. Algumas pessoas usam a oração para acalmar o exterior e criar um foco interno. Outros cruzam as pernas e meditam. Se você não tem um método estabelecido, Roark recomenda que pesquise um pouco na Internet ou procure alguns exemplos no YouTube. De qualquer forma, certifique-se que tem uma estrutura específica que o oriente no processo para ter menos uma coisa em que pensar.

2 minutos de silêncio

Com a sua mente clara, a última coisa que você precisa agora é voltar para o frenesi perturbador. Encontre um lugar calmo onde se possa sentar e dessensibilizar. Mesmo que esteja na sua mesa, desligue o seu computador e material eletrónico e bloqueie todos os estímulos. Esteja sozinho consigo mesmo e concentre-se na sua calma. Agora deverá ficar calmo, fresco e com ideias claras.

1. minuto de respiração profunda

No final do modo silencioso, defina mais um minuto no seu relógio. Você está perfeitamente consciente de que tem que voltar para a luta portanto é altura de preparar-se. Nos próximos 60 segundos foque-se numa respiração lenta e profunda. Irá perceber de imediato que o simples acto de respirar fundo o acalma. Para o resto do dia, se vir que as coisas estão fora de controlo, vá novamente para um local calmo e repita este passo de respiração profunda. Se este simples passo não funcionar, basta encontrar mais 15 minutos e voltar ao topo deste artigo.