O início do pagamento nos postos de carregamento rápido de viaturas elétricas inicia-se em 31 de julho, segundo informação enviada aos utilizadores pela gestora da rede de mobilidade (MOBI.E), que divulgará as tarifas a partir de dia 17.
“No dia 31 de julho de 2017 a Rede de Mobilidade Elétrica entra numa nova fase, com o início do pagamento nos Postos de Carregamento Rápido (PCR)”, lê-se na informação, que acrescenta que a partir do dia 17 de julho será “disponibilizada a informação sobre as tarifas de operação” dos PCR.
Também a partir do próximo dia 17 serão conhecidas as propostas dos comercializadores, no ‘site’ da MOBI.E, para que os utilizadores solicitem a adesão ao serviço que pretendem.
Para efetuar carregamentos nos PCR, os utilizadores dos veículos devem ter um acordo comercial com um operador detentor de registo de Comercialização de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), o que “lhes permitirá continuar a carregar os seus veículos em qualquer posto de carregamento de acesso público, independentemente do Operador do Posto de Carregamento (OPC)”.
A MOBI.E garantiu que com esta alteração criam-se “condições para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos utilizadores e expansão da rede de carregamento”.
“Esta alteração decorre em paralelo à atualização tecnológica dos postos de carregamento normal que se encontra em curso, com o aumento da potência dos 100 postos de carregamento mais utilizados, que se iniciará em agosto, e com a expansão da rede a todos os concelhos de Portugal Continental, que se iniciará após o verão”, conclui a informação.
Da diminuição aos incentivos fiscais ao final das “borlas” no abastecimento de veículos eléctricos cada vez são menos os incentivos directos à compra dos automóveis eléctricos. Contudo, e ainda assim, o preço por quilómetro é muito mais baixo que o km a gasóleo GPL ou Gasolina.
No seu caso particular, para a gama de carro que possui (ou de um seu familiar) queremos que faça um estudo:
Em quanto tempo conseguiria recuperar o investimento num automóvel eléctrico?
Considere o seguinte nos seus cálculos:
A. Carro actual
- Total de quilómetros por ano
- Preço actual do combustível que utiliza
- Custo anual em combustível
B. Carro eléctrico
- Investimento inicial (escolha um carro eléctrico entre os vários disponíveis no mercado)
- Total de quilómetros por ano
- Custo anual em combustível (c0nsidere um custo de 3 € para cada 200km)
Para terminar os cálculos veja a poupança no gasto em combustível por ano faça (A3 – B3) depois divida o valor do custo do carro (B1) pela poupança em combustível e veja em quantos anos recuperaria o investimento.
Acha que compensa? Isto bastaria para mudar de carro? Que outros custos deveríamos contemplar neste cálculo?
Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.
Cotação: 20% da média da Unidade em estudo.
Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!
Manuel Bernardo
Veja mais aqui:
https://energia.edp.pt/particulares/servicos/mobilidade-eletrica/
https://pplware.sapo.pt/informacao/custara-ate-3-euros-carregar-rapido-carro-electrico-nas-cidades/
boa noite
Um dos beneficios do eletrico e baixa poluiçao ou zero de poluiçao porem levando em conta o alto valor do carro e a baixa durabilidade das baterias deixa ele ainda no banco de reserva possa ser que mais para frente se melhorarem a qualidade das beterias e diminuirem o tempo de carregamento possa ser que ele seja mais acesivel ao publico .
Obrigado Ricardo, no entanto o que queremos é que faça as contas! Em quanto tempo consegue amortizar um investimento num carro eléctrico? Só fazendo contas é que podemos ter a certeza:
A. Carro actual
Total de quilómetros por ano
Preço actual do combustível que utiliza
Custo anual em combustível
B. Carro eléctrico
Investimento inicial (escolha um carro eléctrico entre os vários disponíveis no mercado)
Total de quilómetros por ano
Custo anual em combustível (considere um custo de 3 € para cada 200km)
Para terminar os cálculos veja a poupança no gasto em combustível por ano faça (A3 – B3) depois divida o valor do custo do carro (B1) pela poupança em combustível e veja em quantos anos recuperaria o investimento.
A parte da poluicão não é bem assim pois a energia dos postos de carregamento quando é criada polui .
BOA NOITE TA BEM QUE POUPAMOS MUITO MAIS DINHEIRO COM UM CARRO A BATERIA DO QUE COM UM A DIESEL OU GASOLINA, MAS EM CONTRA PARTIDA UM CARRO A BATERIA É MUITO MAIS CARO DO QUE OS OUTROS ,E O IMPOSTO AUTOMOVEL SERÁ MUITO MAIS CARO .É BOM PARA O MEIO AMBIENTE OS CARROS A BATERIA MAS TAMBEM COM UM CARRO A BATERIA AS OFICINAS NAO LUCRAM MUITO DINHEIRO COM AS REPARAÇOES DOS CARROS A BATERIA …
Obrigado David, no entanto o que queremos é que faça as contas! Em quanto tempo consegue amortizar um investimento num carro eléctrico? Só fazendo contas é que podemos ter a certeza:
A. Carro actual
Total de quilómetros por ano
Preço actual do combustível que utiliza
Custo anual em combustível
B. Carro eléctrico
Investimento inicial (escolha um carro eléctrico entre os vários disponíveis no mercado)
Total de quilómetros por ano
Custo anual em combustível (c0nsidere um custo de 3 € para cada 200km)
Para terminar os cálculos veja a poupança no gasto em combustível por ano faça (A3 – B3) depois divida o valor do custo do carro (B1) pela poupança em combustível e veja em quantos anos recuperaria o investimento.
Boas
Não concordo muito com a sua opinião, isto porque se o preço de carro é muito alto e também os impostos, isto pode significar que a mão de obra do mecânico não seria assim tão barato.
Pelo contrário, o selo do carro é muito mais baixo pois não tem emissões
Recebemos sim! E já publicámos.
Boa tarde, em relação aos carros eléctricos embora haja cada vez menos incentivos, cada vez mais se prova que é um bom investimento para viagens a curtas a médias, pois embora haja já alguns postos de abastecimento, uma viagem com mais de 60km com AE já requer um estudo dos consumos, ou seja o pedal do acelerador mais leve e sem AC.
Em relação aos postos de abastecimento e à politica que Portugal está agora a usar é vergonhoso, uma estupidez reduzir os incentivos a algo que é benéfico para todos nós, seja de maneira direta ou indirecta, mas Prevejo que vá piorar infelizmente, pois neste país tudo serve para fazer negócio e em breve estes postos serão taxados ou vendidos aos privados que acaba por dar ao mesmo.
No meu caso, tenho um Citroën c3 a gasolina 1.1 e as viagens que faço, mais a manutenção e ICU, rentabilizaria um carro como o Nissan leaf em cerca de 5 a 6 anos, já com a despesa das baterias e o carregamentos em casa, e se tivesse de trocar de carro escolheria um eléctrico, mesmo sem os apoios do estado
Como fez as contas?
Veja a simulação abaixo para um carro a gasóleo (não inclu IUCs ou manutenção
Tipo total km ano preço km Custo km/ano poupança por ano custo carro amortização (anos)
electrico 15000 0,02 € 225,00 € 1 035,00 € 31 000,00 € 30
gasoleo 15000 0,08 € 1 260,00 € – €
Boa tarde.
Neste momento em que o nosso governo não da muitos incentivos para aquisição de carros eléctricos , em que o valor pode ir entre os 20 mil e os 36 mil euros . E como diz o colega David Alves, os carros eléctricos o imposto automóvel será mais caro. Uma pessoa que pense em comprar o carro eléctrico tem pensar duas fezes, mesmo fazendo contas ao investimento pois pode em poucos anos recuperar o investimento ou pode demorar mais algum tempo. Eu fiz uns cálculos em relação aos meus gastos em combustível e aos quilómetros que faço ao final de um ano.
No meu carro actual faço cerca de 10.000 km por ano, o preço do combustível actual e de 1.259 euros por litro e o custo anual que faço em combustível e de cerca de 1440 euros por ano.
Se eu compra-se um carro eléctrico, comprava o Renault Twizy “2017”, que o valor dele e de 8411 euros, mesmo que percorre-se os mesmo 10.000 km por ano , o custo anual era de 849 euros por ano.
Pouparia 591 euros por ano, e demoraria 15 anos a recuperar o investimento, que no final dava 8865 euros.
Quero de já deixar aqui um pequena nota.
Para se poder comprar um carro eléctrico e preciso a cima de tudo e fazer conta as despesas da luz ao fim de cada ano .
Muito bem! Excelente contributo! E repare que o Twizy não é bem um carro; não pode andar em autoestrada e a versão base que indica não tem sequer portas. Tendo em conta que a bateria ao fim de 10 anos tem de ser substituída; neste caso acresce ainda a obrigação do aluguer da bateria o que lhe acrescentaria mais 50 euros por mês ou seja mais 600 € por ano!
concordo com o seu commentario especialmente na parte onde diz que o governo nao da incentivo para aquisicao de carros eletricos acho que devido ao custo do carro ja ser elevado e ao facto de nao poluir acho que o governo devia de dar um imposto de circulacao minimo mesmo especialmente num pais onde nao se ganha grandes ordenados mas os custos sao sempre caros
Boas;
sim e verdade, mas uma verdade e que se o consumo fosse mais recrescente o preço seria mais baixo.
e ainda temos um governo que aplica imposto no acto da compra que em outros pais da união europeia, ai poderíamos concluir que e mais barato comprar veículos em Espanha… mas temos outro aspecto em contra, o imposto de veículos importados e o custo de alterar a matricula para portuguesa.
Outro aspecto: se um veiculo e eléctrico… só já haver veículos eléctricos… continuaria a ser benéfico para o ambiente?
de onde proveria a energia eléctrica? ainda hoje e necessário através de combustão e/ou outros processos o uso de energias fosseis.
É verdade… os eléctricos também poluem: directamente através das baterias e indirectamente atraves da energia usada, afinal o grosso da energia eléctrica vem da queima do carvão, mas estamos a evoluir nesse sentido. Bom mesmo seria um automóvel com painel solar fotovoltaico
E uma boa solução.. . Mas só em primeira vista… de noite o carro não carrega… e preso ao sol e céu descoberto para haver reação no dispositivo.
Mas podemos continuar a fins com alternativas aos carros movidos a energias fósseis.
certo!
Em Portugal apenas 19% da energia elétrica provem de fontes não-renováveis segundo o site da EDP!
na verdade devido ao alto custo do veiculo eletrico estes tipos de veiculos deveriam se isentos de imposto de circulaço ja que ele tambem e pouco poluente
Olá Boa noite
Como qualquer coisa na vida existe aspetos positivos e negativos acerca dos carros elétricos. Temos algumas vantagens como referidas acima, baixa poluição, menos gastos em combustível, entre outras, porem também tem desvantagens, por exemplo, o alto valor do carro, a baixa durabilidade das baterias, o tempo de carregamento, redução de medidas de apoio e esentivo por exemplo o fim dos carregamentos de veículos de graça, etc…
Fiz as contas e realmente e uma diferença enorme e tentadora!!!
Escolhi o BMW i3 😀 top de gama e segundo as minhas contas levaria perto de 7 anos para conseguir recuperar o investimento, lembrando que 200km são 3euros!!!
E ainda sobrava dinheiro……
Obrigado pelo seu contributo. No entanto parece uma perspectiva muito optimista…Pode indicar como chegou aos valores Tiago? Quantos km faz por ano? E qual o consumo do seu actual veículo?
Veja a simulação seguinte, para o veículo que escolheu (40.000 euros) em comparação com um veículo a diesel, que já possua e que gaste 6 lit/100 km chegamos a um tempo de amortização do investimento de 39 anos; ou seja para calcular o tempo de amortização temos de comparar com as alternativas de gama semelhante.
Tipo total km ano preço km Custo km/ano poupança por ano custo carro amortização (anos)
electrico 15000 0,02 € 225,00 € 1 035,00 € 40 000,00 € 39
gasoleo 15000 0,08 € 1 260,00 € – €
boa tarde aqui vao as minhas calculacoes
CARRO ACTUAL
honda crv gpl
.58 c litro 25 euros por 330 kms
20 000 kms por ano
1515 euros anual
NISSAN LEAF eletrico
investimento inicial 22 000 euros
20 000 kms anual
299.88 custo anual
ao fazer as minhas calculacoes leva 18 anos a recuperar o meu investimento inicial nao tendo em conta custos de manutencao durante esses 18 anos sou da opiniao que fora de estes carros nao poluirem nao ha grandes vantagens para o comprador pois poupa dinheiro num lado mas vai gastar no outro carros eletricos ainda sao uma tecnologia relativamente nova portanto aind e uma tecnologia que vai ser cara nao so para comprar mas para fazer reparacoes e para demorar 18 anos para recuperar o meu investimento prefiro ficar com o que tenho agora
Muito bem Tiago! Uma resposta muito bem fundamentada!
Boa noite Tiago.
Gostei muito do teu fundamento em relação aos carros eléctricos. Pois é preciso pensar bem antes de comprar um carro eléctrico ou híbrido.
Grande fundamento e calculo da sua parte colega, vendo e analizando as suas contas dá para ver realmente que nem em todos os casos vale a pena investir num carro eletrico. obrigado e bom estudo!
Boa noite caros Coelgas.
Eu acho que o carro eletrico e uma desvantagem porque se foremos a ver nao existe muitos postos para poder carregar o veiculo.
Visto que eu faço 10.000k ano gasto 60 euros ao mes em combustivel isso vai dar uma media de 960 ano. nao me compensava muito o carro eletrico.
960 anos parece demasiado… como chegou a esses números?
Olá colegas boa noite, eu no meu caso mesmo que quisesse adquirir um carro eléctrico não era boa opção porque na minha área de residência não há postos de abastecimento para esses carros , mas havendo locais de abastecimento acho uma boa opção porque é um carro que acima de tudo pouco polui, e cada vez mais temos que pensar nisso, mas fazendo as contas, eu tenho um Volkswagen golf 2.0TDI 180cv que me faz uma média de 5l\100km, eu por ano faço cerca de 15000km, gasto em combustível cerca de1000€ sendo um carro eléctrico da mesma gama do meu, o preço é cerca de 35000€ percorrendo 15000km iria gastar 225€, para recuperar o investimento teriam que passar 45 anos, não compensa de todo, mas isto são cálculos de carros iguais, agora se for um carro eléctrico mais barato já não demoraria tanto a recuperar o investimento, mas tudo isto sem contar com manutenções .
continuação de bom forum para todos….
É verdade o que indica… a ausência de uma rede de carregamento geral é um sério obstáculo. Quanto à recuperação do investimento, mesmo um carro eléctrico barato não seria fácil ter um retorno rápido. E temos sempre a questão do aluguer das baterias que é um absurdo! Não querendo influenciar as opiniões, se atendermos apenas aos aspectos económicos ainda estamos numa fase demasiado embrionária da comercialização generalizada de carros eléctricos, pois, se não optarmos pela modalidade de aluguer, passados 10 anos temos de comprar novas baterias… que custam não menos de 5.000 euros!
GOSTEI DO COMENTÁRIO ESTOU DE ACORDO COLEGA
Boas;
Aqui ta as minhas contas:
(A) Carro actual : Peugeot 206 comercial dissel
1- 10,000 Km / ano
2- 1,184/ L
3- consumo anual 0,850,00€
(B) Carro eletrico- Nissa Leaf
1-investimento inicial:32,000,00€ ( com 0km )
2- 10,000 km / ano (o mesmos km, para meio de comparação)
3- 0,40€ num mesmo consumo de km que o veiculo anterior)
Ora calculando quanto posso poupar (b3 – a3) obtive o resultado de 849,60€
So conseguia obtenho um retorno em 38 anos.
Mas também temos uma terceira alternativa, uma alternativa mais aplicada ao presente e muito investida, os carro híbridos, que são mais económicos comparando pelos de combustíveis fosseis.
E ainda um factor indirecto em devemos ter em conta, a manutenção preventiva (a mais comum) que não deixa de ser um consumo diário / mensal do veiculo.
Devíamos reflectir em através deste factor se ainda e mais barato ou mais caro um carro electrifico.
Pelo meu ponto de vista continuo a preferir os carros de energias fosseis.
Muito bem estruturado. Então, pegando no seu comentário, em quanto tempo recuperaria uma automóvel híbrido?
Pegando no mesmo investimento e no mesmo consumo de Km.
Só conseguiria ter um retorno muito mais tardio do que um elétrico.. . Mas o retorno e inferior a um veículo á dossel (por exem.).
Teria o retorno em não menos, talvez 45 /50 anos.
O custo por KW/h em Portugal é cerca de 0,16€, está a considerar os 0,4€ por alguma razão?
As contas que tinha feito eram na altura com os incentivos quando eles tinham saído, agora sem incentivos demoraria (a continuar a fazer as viagens que faço) cerca de 14 (com as baterias) eu faço cerca de 60/KLM diários num carro a gasolina, daí ter dado poucos anos em relação a maior parte dos colegas…
Os carros híbridos são mais baratos mas dão mais despesa que os eléctricos, penso que darão mais despesa que um carro (exemplo) a GPL
O GPL é uma alternativa muito económinca… mesmo até que um diesel, mas isso é tema para outro fórum!
O GPL continua ser uma excelente relação custo/benefício… por vezes melhor que o diesel (depende do nº de quilómetros e das prestações que pretende do veículo).
Ok.. cada bateria custa a volta de 5.000€
Mas quanto tem essas bateria… qual a autonomia delas é qual a durabilidade???
Acho que é um factor em ter em conta… isso me levaria a planear até quantos Km consigo percorrer sem carregar o meu veículo…
E até quando me dura uma bateria na sua vida útil….
Acho que com estes factores o retorno do investimento aumenta muito mais.
Boa tarde
Segundo os entendidos a durabilidade das baterias são cerca de 150.000 km, a esse valor aproximado de 5.000 a 6.000€ na substituição, julgo que o que se poupa por ano no combustível cobrirá esse valor sem problema, visto que para se fazer essa quantidade de km´s ronda os 5 anos, com uma média de 30.000 km/ano. Num carro a diesel ou a gasolina esse valor pode em 5 anos ser ultrapassado nas manutenções. Concordo quando refere o planear de km´s sem carregar as baterias, mas se for um consumidor que tem por tendência procurar os postos de combustíveis com preços diesel/gasolina mais baixos, quando olha para o ponteiro do combustível, ou como em muitos carros de hoje com computador de bordo a autonomia do depósito permite ajudá-lo no cálculo automático, aliando a isso as “apps” que existem nos telemóveis que nos permitem saber qual o posto de combustível mais próximo e com os preços mais baixos, a nossa vida fica mais facilitada, se então num futuro juntarmos mais posto de carregamento eléctrico, e estes fizerem parte das opções nas “apps” dos telemóveis, então não teremos pensar muito nem fazer muitas contas.
Obrigado e cumprimentos.
boa noite
(A) Carro actual :passat dissel
1- 24.000 Km / ano
2- 1,284/ L
3- consumo anual 30816 €
(B) Carro eletrico- BMW i3
1-investimento inicial:38.250€
2-25.000 km / ano
3- 375€
pouparia 29875€ se os calculos estiverem certos
recuperaria em um ou dois anos eu acho
mas eu continuaria a preferir o conbustivel fosil
Boa noite a todos os colegas e professor
Complicações extra que o poderão atrapalhar nos primeiros tempos, o automóvel eléctrico conduz-se de maneira um pouco diferente, mais em antecipação, levantando-se o pé do acelerador o mais depressa possível, deixando-o rolar e ser o motor a travar, para regenerar a energia e recarregar a bateria como se estivesse a encher o depósito.
Outro cuidado é gerir com cuidado o estado da bateria, programando bem os percursos a fazer em cada dia, em função do que é suposto ainda andar e da carga disponível.
E não nos podemos esquecer de colocar a carregar ah noite antes de ir dormir, para no dia seguinte ter bateria para o dia a dia.
Com vem ter atenção, as limitações obvias dos automóveis elétricos, se não tem garagem, se não tem fica a merce dos postos públicos.
Alguns meus colegas fizeram os cálculos , e dá cerca de 38 anos para ter o retorno, temos que também contar com o aluguer mensal das baterias são cerca de 80€mês, para carregar a bateria num posto custa cerca de 2€, o que dá 0.99€ por 100 kms, excelente consumo!, os 80€ mês talvez enchia um deposito de combustível de uma carrinha familiar, e fazia 1000 kms, Com o gasóleo a 1,21 €/litro isso seria o equivalente a um Diesel gastar… 0,82 l/100.
Os automóveis elétricos não pagam imposto único de circulação, e se comprar o celo verde , a emel, que custa 12€ pode estacionar em qualquer lado sem pagar.
Realmente são muitas vantagens do carro elétrico , a que se juntam a menor manutenção, muito menos peças mecânicas e os travões quase não sofrem desgaste e o maior conforto e facilidade de utilização.
contudo na minha opinião compensa mais o automóvel a combustíveis fosseis ou híbridos, mas dentro de pouco tempo o elétrico vai reinar o mercado, porque os seus preços são cada vez mais baixos, facilitando a compra para os clientes.
A todos um bom fórum
Comprimentos
Ola caro colega Tiago Pinto , concordo plenamente com o seu comentário bem fundamentado, poupar num lado gastar noutro, manutenção eletronica, curtos circuitos, também a sua manutenção de fato pode não compensar.
BOM FORUM!!!
Boa noite
Na minha opinião, compensa ter um carro eléctrico, os custos são muito menos, se por cada três euros percorre duzentos quilómetros seria uma grande economia.
Tem os seus inconvenientes, mas as vantagens são maiores.
Boas colega, concordo consigo, um carro elétrico compensa mais do que um carro a gasóleo ou gasolina-
Concordo que o GPL seja assunto para outro fórum, mas os eléctricos estão a ter quebras na ordem de 90% sem os incentivos fiscais, em hong-kong as quebras de vendas na marca testla foram na ordem dos 100%, podem ser a economia do futuro mas é cara, pouco dissipada a nível de carregamentos mas mesmo assim continua a ser mais divulgada do que o GPL, pergunto-me o porquê! Será apenas marketing? Ou deram que com o GPL as taxas não podem subir mais daí estar com poucas oscilações de valor? Desculpe Manuel Águas mas não pude deixar de colocar esta questão aos meu colegas
Concordo plenamente consigo; o GPL tem tido crescimentos muito tímidos, apesar de estar no mercado há muitos anos. Talvez por os carros apresentarem consumos mais elevados e prestações menores, os fabricantes nunca apostaram verdadeiramente neles. Depois também é um resíduo (sobra) do processo de refinação, o que nunca é bem encarado pelo publico. É como se fosse um produto de segunda… Não tem de pedir desculpa, pois o objectivo deste fórum é exactamente este; trocar opiniões com os vários colegas!
Muito boa noite caros colegas e Professor.
Irei analisar o Peugeot 208 1.4 hdi active Diesel, com um consumo de 4,60 l/100km. Foi comprado em 2014 e era um caro de serviço custou cerca de 13.000€. Actualmente faz cerca de 40 km por dia, em euros cerca de 30€ por Semana.
Então vamos as contas, durante um ano as consome cerca de 1.560€ só em combustível, fora as idas ao mecânico e assim. Fica pago até Julho de 2019 (ou mais cedo).
Como veículo eléctrico queria analisar o novo Renault Zoe, custa cerca de 18.000€ e com autonomia de 322/400 km (link com mais informações -» http://www.renault.pt/gama/veiculos-eléctricos/zoe/novo-zoe/?#_Bateria-e-carregamento«-).
Fazendo as contas, numa semana (contando 8 dias) ambos os carros fariam 320 km, mas o 208 teria de abastecer com +/- 30€ por semana e ao fim do mês +/- 120€.
Em compensação o ZOE precisaria de uma só recarga total, de cerca de 22 kWh para fazer os 320 km, ou seja, numa semana irá gastar cerca de +/-5,28€, grosso modo +/- 22 € por mês.
Quando comparamos os dois, vemos que abastecer o veículo eléctrico (ZOE) é 5x mais barato que o Peugeot 208.
O quanto que eu sei os veículos eléctricos tem muito pouco incentivos, pois ainda não existe aquela resiliência de abandonar os veículos movidos a combustíveis fosseis, a gasolina e o gasóleo. Claro que essa mudança não se faz da noite para o dia, mas penso que num futuro não muito distante os eléctricos serão vendidos a preços mais baixos como forma de incentivo compra destes e para o nosso melhor ambiente.
Continuação de um bom forum e bons estudos.
Excelente contributo! Efectivamente, para quem compra um primeiro carro que o “eléctrico” é uma opção a considerar!. Quanto à mudança também depende da velocidade a que suba o preço do petróleo. Quando o diesel/gasolina subirem para o dobro (2030?) se calhar o motor de explosão já será uma relíquia…
Não só a subida os combustíveis fósseis.. . Mas pela sua escassez deste recurso… que dia para dia torna-se menor e dai a subida de preços.
Olá colega também concordo, os carros eléctricos ainda vão ter uma diminuição de preço como forma de incentivo e acredito que nesse momento as vendas de desses carros vai ser bastante superiores as de agora.
Ok… um bateria custa 5.000€.
Tenho uma questão… qual seria a durabilidade e autonomia dessas baterias?
Esse e um factor importante, pois tenho que saber ate quantos km posso consumir sem carregar a bateria, e importante para gestão do meu dia-a-dia.
E qual a durabilidade ou melhor qual a validade dessas baterias?…. isso alteraria todo o consumo do veiculo, e alteraria no caso se tiver uma validade curta, o retorno do meu investimento alteraria, para mais tempo.
Um nissan Leaf (30KW) tem um custo de susbtituição de bateria de cerca de 6.000 (mais IVA).A durabilidade é cerca de 150000 km. Já a autonomia 190/200 km http://auto.sapo.pt/Novos/Ensaios/Primeiro-ensaio-Nissan-Leaf-30-kWh-627.aspx https://guiacondominio.com/pt/Eco-Condom%C3%ADnio/Simuladores/Ve%C3%ADculos-el%C3%A9ctricos
Ok muito obrigado…
Assim sempre e uma mais valia, só mesmo o investimento inicial e o imposto de circulação e que são aspectos negativos.
Bom dia, não estou por dentro dos preços de manutenções em Portugal , porém acho que vale a pena considerar também os custos de manutenção e substituição periodicas com o motor( óleo, filtros , velas,, etc…)durante este período de 150000 km de duração da bateria, juntamente a economia de combustível acho viável o investimento.
Penso que o raciocínio que estamos a utilizar neste exercício serve apenas para considerar a troca do veículo sem ter a necessidade para tal. Acho que a perspectiva correcta seria: “se precisasse agora de comprar um carro, qual escolheraia?” e aí também temos de contar com o custo de aquisição do carro a diesel/gasolina.
Contudo com este caso:
Carro Actual: Mercedes B180
– 70 000km ano
– 6,5L / 100km
– 1,20€/L
Custo anual em combustível: 12 923€
Carro Elétrico: Tesla Model S
Preço – 70 000€
Custo KWh – 0,16€
Consumo – 20 370 Kw
Custo da energia = 3259€
Neste caso poupo cerca de 9500€ por ano em combustível logo caso não precisasse mas trocasse de carro abatia o investimento em 7-8 anos.
No caso de comprar um topo de gama da Mercedes vs comprar um Tesla Model S a poupança é clara logo no primeiro ano.
Neste caso optei pelo Tesla Model S por uma questão de autonomia (vejo que é um problema que muitos mencionam aqui). Caso optasse por um Nissan Leaf recuperava em 4 anos. Caso fosse um dos novos Tesla Model 3 (preço previsto 45000€) seria em 5 anos.
Se tivesse a possibilidade optava por um carro elétrico sem dúvida nenhuma.
Algo que também existe em quantidade na Ásia são os Tuk Tuks, muitos dos quais elétricos hoje em dia.
Na Europa vemos a utilização no Turismo.
Normalmente usam baterias de chumbo mas já existem alternativas com baterias de lítio e motores de 4,3Kwh
Tendo em conta o preço reduzido, a durabilidade das baterias de lítio utilizadas (10 000 ciclos de carregamento) e a autonomia (100 km por carregamento) poderiam ser alternativas válidas na mobilidade urbana
Boa tarde a todos,
Começando pelas contas e o quanto pouparia, no meu caso pessoal ao fim de 9 meses tinha recuperado o valor investido. Para que fiquem um pouco dentro das contas que efectuei, a base surgiu de valores de compra aproximados, entre carro a diesel (usado) no valor de 8000€ e um caro eléctrico (novo) do mesmo valor. Assim ao fim de um ano teria não só recuperado o investimento como teria valor superior para adquirir outro carro novo. A noticia de que os carregamentos irão ser taxados tem as suas vantagens e as suas desvantagens, permitirão que novos pontos surjam, ou seja, mais quantidade, os próprios consumidores contribuirão assim para esse aumento dos postos de carregamento. Mais autonomia dentro das limitações capacitivas das baterias, menos poluição e mais cuidado com o ambiente. Em contra partida os consumidores destes veículos que estavam habituados a ter energia “à borla” passam a ter de pagar, o que a mim é um direito à igualdade na utilização dos combustíveis, eléctricos ou não, ainda assim com a vantagem nos preços.
Obrigado e cumprimentos.
Caro colega Eduardo,
concordo com o comentário do colega, no entanto o taxamento da recargas de baterias, como disse e bem, tem as sua vantagens e desvantagens, mas para quem conhece um pouco as taxas de electricidade que as empresas portuguesas praticam poderia escolher o “tarifário” bi-horária onde existem as horas cheias, vazias e de ponta. Claro que vou carregar as baterias do meu carro no horário das vazias onde os custos são mais baixas e poderá poupar, estas horas podem começam entre as 00h00 e as 01h00 e vai até 04h as 05h.
Mesmo que as tarifas de taxamento venham a sair do papel, penso eu, são serão praticadas preços muito altos em modo de incentivo para aqueles que querem adquirir um veículo eléctrico, poderá ser um taxamento igual que se praticam nas casas, mas penso que deveram haver tarifas especiais para quem tem veículos eléctricos
Continuação de um bom estudo e bom forum..
Boa tarde colegas na minha opinião os veículos elétricos atualmente não tem vantagem nenhuma devido a serem mais caros a manutenção ser mais cara e a fiabilidade relativamente ao automóveis de combustão.
Relativamente a poluição tao bem poluem porque os postos de abastecimento são ligados a rede de energia normal onde é necessário poluir para criar esse tipo de energia .
Este tipo de veiculo tem que ser ainda muito evoluído para que tenha maior fiabilidade e criar o veiculo de forma a que ele possa carregar a energia solar como tem o exemplo acima .
Boa tarde, eu não gosto muito de carros atuais prefiro os mais antigos, mas realmente é uma poupança muito grande e até se recupera o investimento rapidamente. Mas para comprar o carro não é só consumo que conta. Valor das revisões, preço das peças, durabilidade do sistema elétrico no carro. No meu caso eu tenho mota a mota em questão é bastante económica, o carro é mais para passeio ou viagens mais longas em trabalho. Optava por continuar a acompanhar a evolução deste novo sistema para também ouvir algum feedback de terceiros e depois talvez pensaria em adquirir um carro elétrico.
CARRO ATUAL
Seat Ibiza 1.9 TDI
15 000 km \ por ano
1200 € por em combustível
CARRO ELETRICO
Smart fortwoo eletric drive
22 500€
15.000 Km\ano
Poupança combustível por ano = 975€
Recuperação de investimento = 23 meses
Concordo plenamente contigo Vitor ainda tem de se aguardar muitos feedbacks de pessoas a irem aos mecânicos com carros eléctricos para realmente comparar preços de manutenções e de combustível para no final colocar tudo numa balança e achar uma resposta mais verdadeira no que toca aos carros eléctricos e aos seus gastos no total.
Caros amigos temos de ver muito bem se compensa de ter um carro eléctrico porque a mutação pode ser muita cara .Temos faz muito as contas porque e muito bonito no principio nao da muito problemas de mutação
Boa noite , carro elétrico sem dúvida é uma boa alternativa em comparação aos dissel, gsolina e gpl que pouca gente adere a esse combustível só pensando que nao pode estcionar em parques fechados,que pode explodir ou que o carro não anda ou ate que estraga o motor o que é falso pode ter uma minima perda de kw, mas em certos carros podem ixistir probelemas com as válvulas e juntas de cabeça que mesmo assim ixiste um lubrificante flashlube que reduz o desgaste permaturo das valvulas. No entanto o preço do gpl ronda metade do valor da gasolina cerca de 60centimos ou menos de metade já ajuda muito na carteira. em relaçao aos elétricos para min:
carro actual – focus 2009 media 5,4
kilometros anuais – 10.000km
combutivel dissel – 1,20 centimos
combustível anual – 720 euros
renault zoe – 17.000 euros
kilometros anuais – 10.000km
costo anual de combustível – 180euros
gastos mes – 15 euros mes x 12 meses=180 euros ano
demoraria cerca de 31 anos para recoperar o invistimento
para min não compensa . estes valores não chegam para trocar de carro.
comcordo com o cristovao braga os veículos elétricos tambem poluém, com as suas baterias e ainda são muito caros em relaçaõ aos aos de explosão
inda tem muito que evoluir mas o certo é ser os carros do futuro .
Bom dia, fiz meus cálculos com base em minha experiência no Brasil com relação a km anuais e carro que possuía.
CARRO ATUAL
Duster 1.6 gasolina
1- 40000 km/ano
2 – 1,49 litro gasolina
3- 4.996,00€
CARRO ELETRICO
Renault Zoe
1- 17.820,00€
2- 40000
3- 600,00€
4.366,00 € Economia em combustível/ano
Retorno do investimento sem considerar a venda do carro atual em aproximadamente 4 anos.
O veículo elétrico constitui a melhor solução de mobilidade para responder às questões actuais do aquecimento global, da qualidade do ar que respiramos e da dependência que existe dos combustíveis fosseis.
Todos os que querem contribuir para um mundo mais ecológico têm agora a possibilidade de tirar partido das vantagens dos veículos eléctricos, uma vez que o seu uso será cada vez mais massificado.
Há dois factores que estão a tornar o veículo eléctrico cada vez uma solução de mobilidade mais viável. Por um lado a evolução tecnológica ao nível das baterias, com tempos de carga menores, maior autonomia, maior potência, etc.
Por outro um preço cada vez mais competitivo, principalmente quando se analisa os custos de km percorridos.
As vantagens dos veículos elétricos
Maior eficiência do motor: Os veículos eléctricos utilizam tipicamente entre 0.1 a 0.23 kw/h por quilómetro. Aproximadamente metade deste consumo é derivado da ineficiência do processo de carga das baterias.
A média de consumo equivalente para um veículo a gasolina é de 0.98kw/h por quilómetro, sendo assim bastante menos eficientes que um veículo eléctrico.
Zero-Emissões: o veículo eléctrico é a única solução 100% Zero-Emissões em utilização. Zero-emissões inclui zero ruídos, zero emissões de gases efeito de estufa e zero emissões de poluentes.
Condução silenciosa: os Veículos Eléctricos oferecem uma experiência de condução caracterizada por uma deslocação do veículo mais silenciosa e suave. Isso é conseguido pela ausência de várias peças móveis no motor, pelo ruído da combustão, mas também pela ausência do sistema de escape uma das principais fontes de ruído num automóvel.
Custos de utilização: o custo da energia eléctrica despendida por veículos eléctricos com um sistema de armazenamento de energia em baterias corresponde a um terço do valor do custo do combustível utilizado por veículos com motores de combustão interna, para a mesma distância percorrida e em condições idênticas de utilização.
Para além disso os veículos eléctricos têm menos custos de manutenção já que não precisam de mudanças de óleo frequentes e outras operações de manutenção pois os motores tem menos peças móveis no motor.
Travagem regenerativa: A travagem regenerativa utiliza o facto de um motor eléctrico poder funcionar como gerador. O motor eléctrico é usado como gerador durante a travagem do veículo e a saída produzida após convertida é usada para recarregar as baterias, ou seja, o veículo devolve energia ao sistema.
Durante o processo de travagem, as ligações do motor são alteradas de modo a que o motor funcione como gerador.
Condução: Os veículos eléctricos tem uma condução agradável, dispensando pedal de embraiagem e caixa de condução. Tanto para cidade como em situações em que seja necessário fazer uma aceleração mais fervorosa não é preciso ter em atenção a caixa de velocidades.
O binário dos motores eléctricos é constante a qualquer rotação, podendo proporcionar performances interessantes.
Menos impostos e incentivos: os automóveis eléctricos actualmente beneficiam de ausência de ISV e Imposto de circulação. Os governos de Portugal e de muitos outro países estão também a oferecer subsídios para conseguirem uma maior penetração no mercado destes veículos.
Boas, eu acho que os carros elétricos são uma alternativa poupada, tendo em conta, os gastos que temos diariamente com os combustíveis, com os carros de gasóleo e gasolina.
Fazendo agora uma comparação do carro Renault Clio 1500 DCI e o Renault Zoe.
O Renault Clio faz uma média de 20.000km/ano tendo assim de gasto, 1200 euros, enquanto o Renault Zoe que custa a cerca de 18 000 mil euros e faz 264 euros por ano.
Fazendo as contas, poupamos em média 936 euros por ano, chegando à conclusão que os carros elétricos, são mais em conta que os carros a combustível.
boa noite como diz o colega tiago santos para mim é so aspetos negativos acerca dos carros elétricos. temos o alto valor do carro e mais uma desvantagem perdemos mais de 45 minutos no minimo para carregar as baterias tempo é dinheiro e nao acredito que a bateria dure ate 150000 km
Boa noite,
No meu caso penso que o carro eléctrico n e uma escolha viável talvez pelos poucos kilometros que faço de carro por ano. Mas mesmo que fosse uma opção penso que a maior problema dos carros eléctricos e a duração das baterias e o tempo que demora o seu carregamento, embora já temos carro eléctricos com uma autonomia parecida com os carros de combustíveis fosseis, ao descarregarmos a bateria n nos e possível continuar a viagem com um simples abastecimento de 5 minutos, mesmo os carros com carregamentos mais rápidos para ternos a carga total demora sempre umas horas o que nos leva a demorar muito mais tempo em viagens longas. Pode se defender que os carros eléctricos sao para deslocações curtas e em cidades, mas caso queiramos ir viajar temos de ter outro carro o que faz com que em vez de se poupar tenha de se ter dois veículos, ou seja mais impostos e mais manutenção e seguros. Por isto, e de momento n vejo os carros eléctricos como opção para o futuro, pelo menos próximo, penso que temos melhores opções, como o gpl, menos poluente e mais económico que a gasolina e o gasóleo e uma boa opção, embora n haja muito investimento nessa area, seria os carros movidos a hidrogénio, condução e abastecimento muito idêntico aos carros comuns e o único produto libertado para a atmosfera seria h2o
CARRO ACTUAL
Volvo V70 1.6d
5 000 km \ por ano
420 € por em combustível
CARRO ELETRICO
Bmw I3
40 500€
5.000 Km\ano
Poupança combustível por ano = 345€
Recuperação de investimento = cerca 117 Anos
Boa tarde turma e professor,
Tenho um BMW 318TDS de 1995 e faço cerca de 10000km por ano, o combustivel que uso é o BP diesel ultimate e anda na casa de 1,35€ por litro e gasto normalmente em media entre 850€ e 970€ depende se nesse ano for passar férias e for de carro.
Não tenho qualquer opção relativamente a carros eléctricos por não gostar de carros eléctricos mas gostaria apenas de experimentar o BMW i8 por ser um um fã da BMW e da Honda, usando os dados para o calculo (3€ por 200km) no meu caso iria poupar à volta de 700 euros.
Isto claro dos carros eléctricos é tudo muito bonito nos consumos mas depois quando é para as manutenções ou a substituições das suas baterias não creio que seja tão bonito.
Vitor Dias
Curso Mecânica de automóvel.
Boas tardes apreciado professor e colegas de curso.
Não a duvida nenhuma que o uso do automóvel eléctrico de forma massiva e definitiva esta cada vez mais próxima por questões ambientais e resguardo no nosso planeta. Já sabemos
limitações de pontos para recarregar as baterias,que são de momento muito escassos, isto sem saber o que realmente vai custar uma vez que se comesse a pagar. O preço de compra de estes veículos pode chegar em alguns casos dobrar o mesmo para um modelo similar. O tema da autonomia é outro factor a tomar em conta, sendo esta muito baixa nos de gama media e “económica”.Outro facto a considerar é o custo das baterias que com uma vida operativa de 5 anos aproximadamente, é bastante elevado,existe também a modalidade de aluguer. Os irmãos mais novos dos nossos automóveis de momento estão destinados a pessoas que não precisem muitos Quilómetros/dia de mobilidade.Quis fazer a comparação entre dois veículos novos muito semelhantes, de uso diário e para grandes distancias.
Renault Kangoo ZE motor de 33 KW/h,custo 33000,00 € com bateria incluída, autonomia real de 200 Km/carga,custo de carga de 3,00 €/200 Km.Para um percurso de 30000 Km/ano o custo de energia seria de 450 €/ano. segue.
Renault Kangoo Diesel motor 1.5 dci de 75 CV, custo 15000,00€, consumo combinado de 5lts/100 Kms, depósito de 60 litros, autonomia de mais de 1000 Kms /depósito cheio, custo do gasóleo 1,25€/lt.
Para um percurso de 30000 Km/ano o custo seria de 1875€.
A diferença de custos de energia seria de 1425€ por ano, o que representaria um lapso de tempo de mais de 12 anos para recuperar a DIFERENÇA de preços de compra do veículo.
Tenho um Corolla do ano 1998 e consome uns 6 litros aos 100 Km, mesmo assim não sei como o vou trocar por um novo e si é eléctrico ainda menos.
Por bem no nosso planeta todos devemos num futuro comprar um automóvel eléctrico, mas de momento primeiro temos que olhar para as nossas carteiras. Obrigado
A opinião de Vitor Marques é muito valida, já que um carro novo faz poupar ao momento de encher o depósito , mas quando tens que ir comprar qualquer peça sobre tudo si é um módulo electrónico até ai chegou alegria já que o consumo por litro sobe muito,O consumo não só é o combustível .Obrigado a todos
Boa tarde,
A
1-12000 km/ano
2-1,20€/Litro
3-2160€
B
1-20000€
2-12000Km/ano
3-180€
Poupança no gasto de combustível por ano=1980€
Quantidade de anos que recuperaria o investimento=10 anos.
Estas são as minhas contas em relação ao meu veículo atual e a um presumível veiculo (preço médio) elétrico.
Iria poupar imenso no abastecimento, porém nem tudo são rosas, pois seriam necessários muitos anos para recuperar o investimento (10 anos).
As conclusões que tiro é que eu não iria fazer de propósito para comprar o carro elétrico, apenas porque ele é muito mais económico. Só mesmo se precisasse de comprar um carro novo…
…Aí sim, ponderava em comprar um carro elétrico, pois os preços destes veículos, ao contrário do que muita gente diz e pensa, não são mais caros que os carros a combustível.
Outra das condições que influencia muito o adquirir ou não adquirir o carro elétrico são a autonomia do carro, que tem também esta muito ligado com o facto de percorrermos longas ou curtas distâncias.
Logo para quem faz grandes distâncias, esta tecnologia está muito para além das expectativas. Para quem faz curtas distâncias ou tem um trajeto diário do tipo “citadino”, neste caso está bom, é aconcelhável.
Não concordo muito com a sua opinião, isto porque se o preço de carro é muito alto mesmo fazendo contas ao investimento pois pode em poucos anos recuperar o investimento ou pode demorar mais algum tempo e também os impostos, isto pode significar que a mão de obra do mecânico não seria assim tão barato.
Boa tarde
Eu pessoalmente não gosto de carros eléctricos. Tem um consumo muito inferior aos carros a gasolina ou gasóleo. Não é necessário fazer esse tipo de contas sabendo eu que poderia poupar muitos euros por ano, mas no entanto num futuro próximo não irei pensar em comprar um carro desse tipo. Enquanto a tecnologia não estive mais aprofundada não pensarei em adquiri um veiculo deste tipo.
Os custos de carregamento dos carros eléctricos deverão ficar entre 1,5 euros e 4,5 euros por cada 100 quilómetros, indicou ontem o coordenador nacional para o programa de mobilidade eléctrica, João Dias.
O valor mais baixo (1,5 euros) diz respeito a um automóvel abastecido durante a noite, na casa do proprietário, num regime de tarifa bi-horária; já o preço mais elevado deverá corresponder a um posto de carregamento rápido, que reduz o tempo para o automóvel ficar com a bateria pronta a utilizar.
Contas feitas pelo PÚBLICO, comparando de forma directa, o consumo deverá compensar o dos automóveis a gasóleo, que as marcas elegeram como principais concorrentes. Um carro a diesel gasta entre 6 e 7,2 euros por cada 100 quilómetros – os modelos mais vendidos consomem entre cinco a seis litros/100 km e os preços do gasóleo rondam neste momento 1,199 euros por litro. Os estudos já realizados permitem prever que, “a partir dos 30 mil quilómetros, os custos de aquisição de um carro eléctrico, eventualmente mais caros do que um veículo a diesel, são compensados pelos custos de operação e de manutenção do carro”,
Boa noite não sei ate que ponto vai haver pode de compra devido depois a manutenção e ao impostos em si
PEUGEOT 308 DIESEL
15,000KM
1,25/L
1,250
PEUGEOT ION 5 PORTAS
27,390
1000 KM
15 EUROS
SE OS CALCULOS TIVEREM CERTOS POUPARIA 22,170
Os carros eléctricos de manutenção (fora as baterias) só em pneus (nos primeiros anos) mas mesmo o resto do material de desgaste que nos carros de combustão dura muito mais pois não da para arranques nem transmissão de força “bruta” pois o motor eléctrico é mais suave na transmissão de força as rodas e afins, as pastilhas é que deverão durar menos pois não usamos reduções para compensar a travagem
Boa noite. O nosso país hoje em dia não dá vantagens para adquirirmos veículos elétricos. O valor destes carros também não são muito atrativos comparados com um carro a gasolina ou diesel . E como diz o colega David Alves, os carros eléctricos o imposto automóvel será muito caro, coisa que neste país é uma loucura os lavores praticados. Se pensarmos em comprar um veículo eléctrico temia pensar duas vezes, fazer muito bem as contas ao investimento pois pode em poucos anos recuperar o investimento ou pode demorar muito tempo e não compensar. Eu fiz os meus cálculos em relação aos meus gastos em combustível e aos quilómetros que faço ao final de um ano.
No meu carro actual faço cerca de 10.000 km por ano, o preço do combustível é de 1.26€/l e o custo anual que faço em combustível é de cerca de 1500euros por ano.
Se eu compra-se um carro eléctrico, comprava o Renault Twizy, que o valor dele ronda os 8500 euros, a manter os mesmo 10.000 km por ano , o custo anual era de 850€ por ano.
Pouparia cerca de 600€ por ano, e demoraria um tempo absurdo para recuperar o dinheiro, 15 anos , que no final dava 8900€ , e que ao fim destes anos teria que pensar em adquirir um novo carro. Por isso na minha opinião é tudo muito facultativo o factor poupança.
Em termos de poluição, claro que polui muito menos e isso sim é um fator com grande peso na nossa atualidade.
Não conseguindo calcular esses valores pois tenho um carro à pouco mais que 1 mês, consigo ver através dos comentários a cima que a recuperação do investimento dos carros electricos ronda os 3/4 anos, assim sendo é uma mais valia em todos os aspectos, não só ambientais mas como para a carteira também. Lendo e analisando o artigo que refere o facto dos postos de abastecimento eletricos virem a ser pagos a minha opinião é simples e lógica, se pagamos o parquímetro é óbvio que o estado e as empresas privadas fornecedoras de energia se iriam aproveitar disso e cobrar aos seus contribuintes algo mais. O tópico está interessante e gostei de ler os comentários dos colegas, muito obrigado e continuação de bom estudo!
Boa Noite, fica aqui a minha analise !
Carro Actual: SEAT IBIZA 6L
– 33 000km ano
– 5.6L / 100km
– 1,25€/L
Custo anual em combustível: 1350€
Visto que atesto o carro 2x por mes no total de 12 meses gasto 1350€ por ano
Carro Elétrico: BMW i3
Preço – 38.250,00€
Custo KWh – 3€ – 200km
Consumo – 12,6 kWh/100 km
Custo da energia por ano = 288€
se fosse fazer os mesmos KM/h que fazia com o carro actual iria gastar 288€ por ano !! e isto são valores arredondados ! visto que não estou muito a par dessa tecnologia
é incrivelmente barato e poupa-se bastante no entanto os carros tem um gasto de bateria muito maior e quando acabar os ciclos as baterias sao bastante caras mas mesmo assim continua a compensar de facto !