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Caros alunos,

Não posso deixar de disponibilizar aqui algumas dicas práticas sobre este tema tão actual:

 

Dicas e cuidados a ter em relação às ações de promoção de vendas:

Aproveite as liquidações, mas evite os problemas.

Janeiro é um ótimo mês para fazer compras. Os lojistas querem vender o que sobrou do Natal e sabem que as compras de roupas de verão já foram feitas anteriormente – e as da meia-estação ainda vão demorar. Por isso, as liquidações são frequentes e o consumidor deve aproveitar.

Existem alguns cuidados a ter, para que a boa oportunidade não se torne uma dor de cabeça.

O primeiro cuidado: evitar compras por impulso, só para aproveitar os preços mais baixos. O consumidor precisa de verificar a sua disponibilidade de orçamento, porque o início do ano é marcado por vários gastos.

Antes de sair para a loja, uma boa dica é verificar as ofertas antecipadamente por meio de folhetos publicitários e encartes, por exemplo. Assim, poderá definir previamente que itens precisa de adquirir, evitando as compras por impulso. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor seja obrigado a cumprir toda oferta de produtos que veicular nestes suportes de publicidade.

Outro bom conselho é: evite, fazer as compras de forma apressada, poderá avaliar e escolher os produtos com cuidado. Não deixe de verificar o estado da peça ou aparelho, o seu funcionamento e se o conteúdo confere com os dados da embalagem. Para produtos acompanhados de manual de instruções e certificado de garantia, é importante confirmar se estes foram entregues, se o manual é claro e está em língua portuguesa e se o certificado de garantia está devidamente preenchido. Exija sempre a fatura ou documento fiscal.

No caso de itens vendidos com pequenos defeitos (roupas com manchas ou descosturadas ou móveis/eletrodomésticos com partes amassadas, riscos ou, ainda, artigos de mostruário), deve exigir que a loja coloque detalhadamente na fatura, recibo ou pedido, os problemas apresentados. Para tais problemas, não há garantia.

Cuidados na entrega do produto:

Mercadorias entregues posteriormente devem ser conferidas no momento do seu recebimento. Se houver alguma irregularidade, o consumidor deve devolver o produto com especificação do problema na nota de entrega e entrar em contato com o estabelecimento para solucionar a questão. Se o produto apresentar algum problema de qualidade ou de quantidade que o torne impróprio para o consumo, o fornecedor tem 30 dias para resolver a questão.

Quanto ao pagamento, é sempre bom averiguar quais são as opções oferecidas pela loja e compará-las com seus recursos financeiros. Para valores pagos à vista, existe a possibilidade de negociar descontos. Não se esqueça que nos pagamentos efetuados com cartão de crédito o preço não deve sofrer alteração.

 

Uma compra é um ato que deve ser feito sempre de forma consciente e informada, e ainda mais quando o bem em questão é de valor elevado, como um computador, uma televisão ou até mesmo um automóvel. Muitas marcas investem muito no design e muito pouco na qualidade, por isso cada vez mais é importante ver para além da “embalagem”.

Se não domina o assunto, antes de fazer uma compra informe-se junto a um amigo ou a um colega de trabalho. Vá a uma loja de revistas e compre uma revista de especialidade que contenha um artigo sobre o produto que tenciona comprar. Estas revistas muitas vezes incluem artigos onde, de forma imparcial, mostram as vantagem e desvantagem do produto que vai comprar assim como mostram a principal concorrência desses mesmos produtos.

Outra parte importante da pré-compra é o teste. Todos nós, enquanto consumidores, deveremos ter alguns cuidados antes de adquirir o que quer que seja. Seja uma peça de roupa, um eletrodoméstico ou qualquer outro produto, devemos experimenta-lo, se possível, antes de o adquirir, pensando duas vezes e se o mesmo vai de encontro às nossas necessidades.

Por fim é necessário saber adequar os produtos às suas necessidades pessoais. Existem sempre os topos de gama, que certamente o irão deixar satisfeito, no entanto poderá estar a fazer um investimento avultado para algo que não irá dar uso. Para que tal não aconteça tente perceber o uso que vai dar ao produto, se vai ser um utilizador pontual, regular ou avançado, e com base nisso escolha um produto de gama média-baixa, média ou alta.