010810091217-flash-flexivel-1
Um projecto nacional poderá mudar a forma como as pessoas encaram os circuitos electrónicos, oferecendo uma solução modular de circuitos ultra finos e flexíveis e com potencialidade virtualmente ilimitada: o Printoo.

thin

Printoo é um projecto da Ynvisible (uma spin-off da nossa conhecida YDreams) que tem por base um sistema compatível com Arduino e que recorre a um microcontrolador Atmel ATmega328. Mas enquanto outros projectos nos oferecem placas de circuito impresso rígidas, o Printoo expande essa ideia com módulos flexíveis e de espessura reduzida que permite ampliar o seu leque de aplicações. Não faltam sequer baterias impressas, células fotovoltaicas flexíveis, módulos bluetooth, fitas e matrizes LED, ecrãs impressos, e até motores DC.
Como exemplos são apresentados coisas como um display LED que pode ser dobrado em redor de uma lata para nos avisar sempre que há golo da nossa equipa; um pequeno robot aquático inspirado no Ziphius e que pode ser comandado através de um smartphone; e… já deve chegar para mostrar que tipo de coisas poderão fazer com o Printoo (basicamente, tudo aquilo que imaginarem).

Considerando a notícia anterior podemos concluir que esta inovação traz-nos muitas vantagens em inúmeras aplicações. Indique e descreva algumas das possíveis aplicações indicando as suas vantagens. Qual ou quais equipamentos gostaria de ver a funcionar com esta tecnologia para o ajudar na sua vida pessoal e ou profissional?

Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e curso para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Cotação: 20% da média da Unidade em estudo.

Fico a aguardar as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum.

Bom trabalho e um bom Fórum para todos!