O Valor da Ética para um Profissional

Imagem1

No exercício de uma profissão, uma conduta não-ética pode em princípio agradar a quem beneficia diretamente desta conduta. Porém, a médio e longo prazo, este fato apenas contribui para denegrir não somente o profissional que o praticou, mas toda a comunidade profissional como um todo.

É sabido que uma profissão só é valorizada quando quem dela precisa, sente sua utilidade. Ou seja, quando uma profissão consegue demonstrar, de forma inequívoca que pode contribuir positivamente para a sociedade, ganha desta a admiração e o respeito que merece.

Assim também acontece com a empresa, quando os seus profissionais agem de acordo com a ética profissional e com as demais normas que a regem.

Ao recusar-se a participar de atos incompatíveis com a legislação, o profissional prova que a sua conduta é coerente não só com a ética, mas também com a moral social e pessoal.

Para o fórum mensal do mês de fevereiro gostaria de vos convidar a refletir sobre comportamentos ou atitudes éticos em ambiente profissional.

  1. O que ganho eu se agir eticamente? Em situações de conflito de valores já lhe aconteceu colocar-se esta questão?
  2. Já alguma vez se questionou sobre se deve ou não ser o primeiro na empresa a tentar fazer as coisas de maneira diferente?
  3. E o seu chefe/diretor, será que o vai apoiar?

Em alternativa podem apresentar exemplos de atitudes éticas num ambiente de trabalho e quais as suas vantagens.

Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e curso para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Cotação: 20% da média da Unidade em estudo.

Fico a aguardar as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum.

Bom trabalho e um bom Fórum para todos!

Sylvie Moreira

Qual a sua opinião do tema discutido este mês no Fórum?

View Results

Loading ... Loading ...