A FORMAÇÃO EMPRESARIAL

Aula de Duvidas

 

Este mês deixo para vossa reflexão um tema muito importante para os trabalhadores e, consequentemente, para as empresas.

Realmente, a formação é imprescindível para que o trabalhador possa desempenhar melhor as suas funções, seja a nível de conhecimentos técnicos, como a nível do seu desenvolvimento pessoal.

Decorre dos Artº. 130 a 134 do Código do Trabalho, a obrigatoriedade por parte das entidades empregadoras de proporcionar aos seus trabalhadores um mínimo de 35h de formação contínua, anuais.

Infelizmente, estamos muito longe de cumprir esse objetivo na sua totalidade. Claro que tem havido uma evolução nos últimos anos e, principalmente, ao nível das grandes empresas, a formação dos seus colaboradores faz parte do seu planeamento/orçamento anual.

No que diz respeito às nossas PME’s (pequemas e médias empresas) já o panorama é bastante diferente, e poucas cumprem o estipulado.

Relativamente à formação ministrada, também nem toda é de qualidade, existindo ainda muita “formação a metro”, apenas para cumprir a obrigação das 35h anuais, e não fazendo parte de um efetivo planeamento empresarial, com vista à melhoria das habilitações dos funcionários, com inegáveis benefícios para os próprios e para as empresas.

Também as empresas que operam no mercado da formação, no intuito comercial de conquistarem mais clientes, baixam os preços de tal maneira que, dificilmente, conseguem oferecer formação de qualidade e a níveis mínimos satisfatórios.

Perante toda esta problemática, gostaria de ouvir a vossa opinião, agradecendo os vossos contributos, nomeadamente no sentido da partilha das experiências que tenham tido nesta área.

OBRIGADA PELA VOSSA PARTICIPAÇÂO!


Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, no âmbito da formação. Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

Isabel Farinha