Energias Renováveis Superam Energia Nuclear e Gás Natural em 2016
Segundo um relatório da International Enery Association de 2011, as fontes de energia renováveis (eólica, solar, geotérmica, etc.) iriam crescer cerca de 40% em cinco anos, ultrapassando o gás natural e tornando-se na segunda maior fonte de energia mundial já em 2016.
Este relatório demonstra que o custo das energias renováveis se vai tornando cada vez mais competitivo com o dos combustíveis fósseis (sem subsídios), o que poderá ser utilizado como uma forma de pressionar cada vez mais países para que apostem nestas tecnologias para evitar a poluição e o aquecimento global. Em 2011 os incentivos para o carvão, petróleo e gás natural eram em média seis vezes superiores aos das energias renováveis.
Vamos lá ver se temos uma boa surpresa, e se daqui por uma dezena de anos poderemos ver estas energias limpas a superar o petróleo e o carvão – este último em grande parte devido à China, que é o maior consumidor mundial de carvão.
http://aminhaalegrecasinha.com/2013/06/energias-renovaveis-superam-energia.html
Esta notícia, baseada numa projeção feita em 2011 parece estar ainda longe dos 40% indicados no relatório, se atendermos ao gráfico seguinte:

Imagem1

Tradução:

• Oil – Petróledo
• Coal – Carvão
• Nuclear energy – Energia nuclear
• Hydroelectric – hidoreléctrica
• Renewables – Energias Renováveis
• Natural Gas – Gás natural

No fórum deste mês pretendemos que reflicta sobre esta contradição, consulte a seguinte notícia: http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=224597 e elabore uma pequena explicação do que poderá estar na origem do débil crescimento das energias renováveis à luz do artigo anterior.