A evolução da tecnologia permite que sejam usados veículos em determinadas situações que não será o seu habitat natural. Encontra-se a circular em Lisboa um TÁXI Nissan Leaf, veículo exclusivamente eléctrico, sendo efectuado um balanço de mais de um ano de actividade pelo proprietário.
Um taxista aceitou o desafio de conduzir um carro 100% eléctrico na cidade de Lisboa.
“Volvidos oito meses e 15 mil quilómetros, o taxista recorda que “quando, em Agosto de 2012, aceitei o desafio de trabalhar com um táxi Nissan Leaf, estava longe de imaginar que ia gostar tanto”.
O táxi Nissan Leaf resulta de um protocolo entre a Nissan Ibéria Portugal e a Prio.E, a unidade da Prio Energy responsável pelo desenvolvimento dos serviços de mobilidade eléctrica em Portugal e no estrangeiro.
De acordo com a marca nipónica, os táxis da capital portuguesa percorrem entre 80 a 120 quilómetros por dia, pelo que o Leaf consegue corresponder às necessidades dos taxistas.
Os custos de utilização bastante reduzidos em relação a um táxi convencional e a ausência de manutenção são as principais vantagens em conduzir um táxi eléctrico.
Cerca de 80% dos clientes considerara a experiência de utilização de um táxi eléctrico “melhor” ou “muito melhor” face a um táxi convencional.
Dos 600 inquiridos, 70% revela que, caso pudessem escolher entre um táxi com motor de combustão ou um táxi eléctrico, optariam sempre pelo eléctrico!
O taxista José Ferreira rapidamente rendeu-se aos encantos do Leaf. “Apesar de sempre ter operado com uma marca “premium”, a verdade é que fiquei rendido ao Nissan Leaf e, em Dezembro de 2012, resolvi mesmo adquiri-lo. E a opção é fácil de justificar: conforto, silêncio, satisfação dos clientes e, claro, a racionalidade dos números. Para além do interessante preço de aquisição, a Prio.E propôs um pacote de serviços bastante competitivo. Em relação ao tempo em que operava com um táxi equipado com um motor diesel, os custos são 50% inferiores!”, conclui. “
Comente esta experiência considerando o impacto que teria a obrigatoriedade para todos os cerca de 3.500 TAXIS que circulam em Lisboa serem 100% eléctricos. Acha que seria uma medida significativa? Que poupanças e vantagens se poderiam esperar?
Experiência semelhante em Lisboa mas com outros automóveis http://greensavers.sapo.pt/2012/04/09/lisboa-ja-apanhou-um-taxi-electrico-com-video/
Bom trabalho!
Boa tarde,
Eu acho que se os 3500 taxis de Lisboa passassem a ser eléctricos uma das grandes vantagens é a diminuição da poluição tanto sonora como em gases, outra grande vantagem seria a publicidade aos carros eléctricos que convenceriam as e mais ainda as que neles andassem.
Na minha opinião a melhoria seria muito significativa tanto para as empresas de taxis que reduziam gastos que são muito maiores num carro convencional, podendo assim oferecer um maior salário ao seu empregado.
Ola boa tarde Vitor, concordo plenamente com o teu comentário, mas os táxis são carros que fazem muitos quilômetros por dia uns menos e outros mais, mas ser for um taxista que faça 150 quilômetros por dia terá de colocar o automóvel a carregar num posto que demora cerca de 30 minutos a estar a carga completa se for numa tomada de 220 v poderá levar de 6 a 8 horas !
Por isso acho melhor os taxistas esperar que os carros elétricos tenham mais autonomia .
Boa tardBoa tarde, concordo com os dois, que seria vantajoso a utilização de táxis elétricos principalmente nas grandes cidades, porém a autonomia ainda não é a melhor, o que no meu ponto de vista faz com que deveríamos esperar por mais avanços.
Quanto há publicidade dos carros elétricos que necessitam de pouca manutenção, faz-me pensar que os mecânicos vão “cair” mo desuso!
e, concordo com os dois, que seria vantajoso
Boa tarde a todos.
Eu acho que seria otimo só para o ambiente ja seria lucrativo.
Seria muito bom economicamente para os taxistas porque o preço cobrado aos clientes seria o mesmo mas os gastos para eles seriam menores, seria muito menos ruido para quem anda de taxi logo mais conforto. E para quem não anda tambem porque a zonas onde circula muitos taxis.
Acho que seria tudo melhor quando chega-se a hora de troca de batarias talvez seija a hora de trocar carro e tudo, por isso so vantagens.
cumprimentos a todos
Boa noite Flávio, penso que tens razão, principalmente na parte de quando se chega a hora de trocar baterias mais vale trocar carro logo, anda aí um caso de um i3 que teve um toque e tem de trocar as baterias e parece que só para as baterias são 22.000€.
Sérgio Tomás EL6342P
César Pinho EL6639R
Boa Noite Flavio Nunes
eu não veria por esse lado por exemplo que quando troca-se de baterias trocaria-se de carro porque não quer dizer que uma bateria se estrague que o carro já não esteja bom vou dar um exemplo de um amigo meu que eu já lhe mudei um vez de bateria mas não foi por ter estragado mas sim não saber fazer as coisas como devem ser. Ele teve um problema na justiça e não podia conduzir o carro dele estava na garagem tapado sem trabalhar quando ele ia lá era para ouvir musica sem meter o carro a trabalhar quando ele foi meter o carro a trabalhar não funcionou não é que o carro não preste que o carro até está em muito bom estado e bem conservado mas não soube cuidar como deveria de ser.
Cumprimentos César Pinho
Boa noite colega, concordo com a sua opinião, os taxistas com certeza lucrariam mais, teriam mais conforto, menos poluição.
Cumprimentos
Concordo com a sua opinião de que ambos os taxistas e passageiros beneficiariam bastante da utilização de automóveis eléctricos, bem como o ambiente iria agradecer.
Também fez bem em notar o elevado custo que pode advir de certa manutenção a que este tipo de carros está sujeito i.e. o elevado preço das baterias.
Ola boa tarde a todos.
Na minha opinião seria benéfico porque o veiculo elétrico e neste momento o veiculo com zero emissões em utilização. zero ruídos zero emissões de gases efeito de estufa e zero emissões de poluentes.
A condução de um destes veículos e uma condução silenciosa e suave isso e conseguido por ausência de várias peças moveis no motor e pelo ruido da combustão e pela ausência do escape que e umas das fontes principais de ruido de um automóvel.
Os custos de utilização da energia elétrica despendida por veículos elétricos, com um sistema de armazenamento de energia em baterias corresponde aproximadamente a um terço do valor do custo do combustível utilizados por veículos de combustão interna.
Em contrapartida temos a autonomia, relativamente também com o tamanho das baterias seu tamanho e tecnologia usada a autonomia destes veículos ainda e limitada quando se compara com um motor de combustão, a autonomia poderá ser entre os 100 km e os 200 km o que sera um pouco desvantajoso para viagens longas.
Por isso acho o carro elétrico um passo grande e seria muito bom para todo o mundo.
Boa tarde,
Concordo com o colega em alguns pontos em relação à qualidade em poluição e em ausência de barulhos.
Tal como tinha dito no meu comentário também acho que seja o ponto “fraco” a duração da autonomia !
Concluindo não digo que será uma má opção como tudo tem os seus prós e contras.
Abraço.
boa noite concordo mas devemos ter a noção que depois mais eléctricos mais um curso de electricista temos que tirar a muitas razao.
Abraço
Pelo o que eu acho é que,tudo o que evolui será sempre para melhorar toda a sociedade para mim isso teria e garantia uma revolução a nivel económico mas tambem penso eu que no inicio a médio e a longo prazo se conseguiria resolver com aspectos politicos pois nada pode ser sempre a mesma coisa sem se poder resolver todos os problemas petroliferos.De maneira que o país responda às necessidades de provar que o veiculo elétrico seja de todo vantajoso.
Pelo que eu penso, é que nada muda tudo se transforma, pois assim acho vantajoso que os veículos elétricos sejam rentáveis mas também penso que todas as sociedades têm mesmo de estar preparadas para a curto e médio prazo consigam resolver o problema tanto de energia elétrica como petrolifera .
O ambiente ou o ar que respiramos seja melhor com energia elétrica, mas para isso acontecer
tem também que se resolver o que o petróleo nos ajudou no Mundo sem tabus penso que seria melhor a energia elétrica mas penso que faltará ainda muito tempo para tudo mudar a vêr vamos.
Boa tarde colega ,
concordo consigo , ainda falta muito para isso mudar , e vamos ver se acabarmos com o petróleo a muita gente que vai ficar sem emprego ! e os barões nunca vão deixa isso acontecer , isso gere muitos milhões de euros e também a produção das baterias poluíam muito, por isso ainda falta para ser energia totalmente limpa.
Boas noites, colegas e professor
Nao admira que o taxista José Ferreira tenha adquirido o veiculo elétrico, pois só tem vantagens, tanto para o próprio, para os cidadãos e para o ambiente.
Estes veículos são uma boa aquisição para uma cidade grande como lisboa, porto, porque fazem muitos quilimetros por dia e no fim do dia verao a diferenca para um carro a combustão isso é garantido. mas estes carros nao se adaptam a todas as cidades, eu vivo na ilha da Madeira e esta tecnologia nao se adaptaria muito aqui porque como é uma ilha formada por um vulcão é so subidas o que gastaria muita energia das baterias e proprio desgaste do automovel. Apesar disso era possivel a nivel de financiamento, digo isto porque cada vez mais ha carros novos nas praças cá e se tem capacidade para comprar carrinhas Mercedes benz novas tariam para comprar o nissan eletrico. Tenho na minha família três taxistas no Aeroporto da Madeira, um deles faz em média mais de 20 mil km num ano, se usasse um eletrico provavelmente o lucro seria muito maior segundo a tecnologia.
Boa noite
No meu ponto de vista acho que seria muito bom a circulação dos veículos elétricos principalmente nas grandes cidades visto ser onde existe mais poluição, mas não acho que deva ser obrigatório porque há taxistas que podem percorrer cerca de 100 km como pode haver taxistas a fazer muitos mais km diários e aí já não sei se compensa os veículos elétricos devido à sua baixa autonomia, pelo menos para já, quanto aos custos são mais reduzidos, evidentemente, que num carro a diesel ou gasolina devido aos preços dos combustíveis, manutenções, etc…
Sérgio Tomás EL6342P
Boas caro colega Serio Tomas.. concordo com o seu ponto de vista quando fala que para viagens longas um carro eléctrico não e muito vantajoso. tenho um amigo taxista que ainda na semana passada teve de fazer uma viagem de 800km para levar um cliente que lhe avariou o carro e como trabalha muito com seguradoras calhou-lhe o serviço a ele, se tivesse um carro eléctrico não o poderia fazer seguido e teria de parar para carregar baterias e ai já seria desfavorável…
Cumprimentos.
César Pinho EL6639R
Boas Pessoal na minha opinião eu vejo mais vantagens e beneficios alem dos seus motores serem iguais aos motores de combustão são mais económicos e gasta menos em manutenção, mas não ficamos por ai eles são mais confortaveis não digo que os outros não seja mas eu falo em questão de ruídos tanto para quem está a conduzir durante o dia todo como para quem está do lado ou atrás. Já para não falar que está ajudar o bem ambiente. Por ele não ter gazes. e também para não dizer que os donos e os condutores vão estar a ter grandes beneficios em manutenções ao seu veiculo automovel não está insento mas são bem menores as suas idas há oficina.
Boa tarde,
Em relação a este tema do fórum fiquei um pouco admirado pois também me é surpreendente.
Concordo planamente com as poupanças (até não terem que ser necessário substituir as baterias) e claro que como vantagens também tem algumas como na poluição de gases, como no conforto do silêncio oferecido.
Para os taxistas penso que seria uma mais-valia pois os prejuízos seriam reduzidos, para o cliente em termos económicos penso que não mudaria nada!
Como grande desvantagem penso que será a limitação imposta pelo próprio veículo, pois o taxista esta limitado a 200Km de distância, pode ter um dia normal em que a bateria dura como pode ter um rico dia de trabalho que acabará por ser prejudicado pelo carro, mas isso será uma questão de evolução e como a evolução é para melhor será uma questão de tempo.
Por fim na minha humilde opinião penso que devem continuar os carros de motor a combustão a circular e que mais tarde se implemente o restante com condições favoráveis moldadas ao ser humano.
Boa tarde! Os 3500 carros seriam uma mais valia tanto para os taxista como para os restantes humanos da cidade! Para os taxista devido a ser muito económico e para os restantes menor poluição e menor ruído! O único inconveniente que vejo será a autonomia dos veiculos!
David Cerqueira EL4516R
É um bocado difícil comentar esta experiência pois só é mencionado 1 táxi logo aqui é muito fácil de dizer que quem andou(experimentou) gostou
Na minha modesta opinião devia ser tudo eléctricos ou híbridos mas e há um grande mas nesta historia nos eletrico 100% se andam 8h por dia a autonomia é possível que chegue mas se forem aqueles táxis que estão em turnos acho que não tem autonomia
autonomia do Nissan leaf superior a 160 km carregador rápido CC 50 kW (0 a 80%): inferior a 30 min; carregador de uso doméstico CA 200 V: inferior a 8 horas podem ser boa escolha os modelos eléctricos mas ainda não podem ser ousados para o uso extremo
Os taxistas pode sempre ousar carros mais pequenos e mais económicos
Boa tarde
Se os táxis fossem todos 100% eléctricos seriam mais benéficos para as cidades pela poluição que produzem tanto sonora com ambiental (CO2).
Tendo uma autonomia de 80 a 120 Km deverá ser suficiente para um dia de trabalho, tendo um custo mais baixo para as empresas é uma mais valia, menos gastos mais lucros.
No entanto no artigo não fala nos custos de manutenção u aquisição deste tipo de veículos por enquanto não sei será mais rentável a aquisição deste tipo de veículos para uma empresa.
Hugo Nunes
EL6630R
Concordo com as vantagens do colega, mas acima de tudo como referiu na parte final, os custos de manutenção deveriam ser referenciados na noticia, pois poderá ser um factor muito importante na decisão de ter um carro eléctrico. Pois pode-se poupar muito no dia-a-dia e depois perder-se na sua manutenção.
Antes de mais bom dia a todos, claro que é uma medida significativamente boa para os taxistas como para o nosso planeta em termos de poluição so nisto ja compensa, o seu unico problema é a autonomia da bateria que dura poucos km’s comparado a um táxi normal ha taxis que fazem poucos km’s o que lhes compensa esta autonomia e outros que fazem muitos km’s o que ja nao compensa devido a ter que carregar a bateria e aí ja perde um pouco do seu tempo precioso de trabalho, ou ate um cliente precisar do seu serviço e o taxista precisar de carregar o seu veículo já dá para perder o cliente como também estar a levar o cliente e precisar de carregar o veiculo para seguir viagem o que é chato para o cliente mas isso pode acontecer se o taxista tiver dias muito atarefados. As tarifas acredito que se mantenham iguais mas poupanças serao muitas em manutençao os seus gastos diários como a poluiçao deixar de existir apesar de o valor do veiculo ainda ser alto.
Bom dia ,
E verdade que os carros electro tem grandes vantagem , consumos , manutenções mais alargadas e claro que com carros elétricos os taxistas conseguiriam fazer bastantes poupança mas na compra eles também um preço mais elevados , em china o estado chines da um apoio aos taxistas por comprar carros elétricos e acaba por ficar mais barato que um carro de combustão mas os nosso estado não e apologista de ajudar nas compra! e pena .também a grandes desvantagens a limitação dos kms imaginemos que no meios da tarde um taxista recebe um cliente que quer ir do aeroporto do lisboa para Aveiro teria que recusar ! e chato !
a outra desvantagem e e uns dos pros e contra da poluiçao podem não poluir a andar, nas na fabricaçao poluiam tanto que um carro a combustão na sua vida .
para min energia limpa tem que ser do inicio ao fim e não ver so o resultado final.
Colega Sandro
Concordo contigo nos pontos que referiste em relação aos Km, mas em relação a poluição existe sempre poluição é verdade mas os níveis não se pode comparar aos de um motor de combustão, pois estes também tem de ser produzidos.No final os níveis de CO2 de produção iria ser o mesmo o que diferenciaria seria a parte de combustão no priudo de circulação que no caso dos eléctricos não existiria.
Sim no ramo dos taxistas é chato recusar esse tipo de viagem porque dá lucro a eles mas tem o problema de ter de carregar a bateria do automóvel
Boa tarde,
Acredito que seria uma medida muito significativa. Com esses carros eléctricos, a vida na cidade, como preferencial exemplo, seria muito mais saudável. Imaginando o número de táxis que se encontram nas grandes cidades, muito menos poluição. Nos consumos, a bateria pode durar ate 80 a 120 km, o que significativamente è muito bom.
Sendo o que pode prejudicar seja a manutenção. Mas como verificado, os eléctricos não necessitam de muita manutenção.
Boa tarde a todos.
No meu ponto de vista, como já muitos se referiram aqui no fórum, as primeiras vantagens que vêm á ideia num carro eléctrico são normalmente a ausência de gases poluentes emitidos pelo veículo e também a grande poupança no combustível.
Pensando a curto prazo, acho que a obrigatoriedade para os cerca de 3500 taxistas, terem de andar com um veículo 100% eléctrico, não seria muito positiva, porque iria obrigar muitos proprietários a investir num novo carro e se calhar em muitos casos não haveria possibilidades monetárias para isso.
Apesar de haver pontos muito positivos, tais como, custos de carregamentos das baterias bem inferiores aos custos de encher um depósito; Conforto de viagem devido ao “silêncio”; contribuir para o meio ambiente; isenção de taxas, devido ao incentivo ao veículo eléctrico, etc…
Neste momento é que as baterias ainda necessitam de uma evolução maior para existir uma autonomia “Confortável”. Porque, por exemplo, num serviço excepcional de um taxista que precise de levar um passageiro, imaginemos para o Porto ou mais perto até, como iria ser? Não, seria possível esse tipo de serviço limitando em alguns aspectos o Táxi.
E por ultimo, referindo-me á manutenção do veículo, ainda existe um custo muito elevado na renovação das baterias, mas que mesmo assim acho que seria recuperável a médio prazo numa utilização de Táxi.
Boa tarde.
Claro que seria uma medida significativa. Teria bastante impacto tanto na poluição ambiental como sonora.Acredita que baixariam em muito as emissões de co2 na cidade. Seriam 3500 carros a deixar de emitir co2 para a atmosfera, por isso seria uma grande medida a tomar.
Afonso Marques El6309P
Boa tarde colegas e professor .
Referente ao que eu li e uma mais balia para nos e sobre tudo para o meio ambiente .
Neste momento já a algumas melhorias nesta matéria ,mas ainda falta um grande incentivo do nossos governo para as empresas que fabricam o modelo e os componentes .
Com tudo o taxista continue com o carro porque e uma mais balia para ele e para o que o rodeiam .
Cumprimentos a todos.
A adopção de automóveis eléctricos nos transportes públicos, neste caso os táxis, será o caminho previsível, devido a menor periodicidade de manutenção e menor impacto ambiental por reduzida poluição atmosférica e sonora.
No entanto os correntes problemas de autonomia inerentes a um automóvel eléctrico terão de ser anulados ou mitigados antes que tal transição possa ocorrer.
Boa noite podem melhorar em ternos de poluição ou em sonoros mas em vantagens em km não vejo assim muito subtilizado casa o taxista perca muito tempo a recarregar as batarias e isso obriga a perdas de dinheiro na empresa e mais um motorista parado e um taxi muitas horas parado devido a fazer 120km por dia um taxista faz muito mais.
cumprimentos Miguel Luzes EL6315P
Bom dia
A meu parecer, seria um muito bom exemplo dado pelos taxistas uma vez que são os veículos que mais circulam nas estradas.
Uma vez que seja a electricidade é bom pois directamente não existe poluição na cidade em que estariam a operar, mas para realmente ser 100% eficiente as mesmas companhias de electricidade que distribuem teriam que recorrer a uma produção ecológica, pois caso contrário estaríamos a modificar a zona da poluição de veículos de combustão para uma maior poluição nas centrais eléctricas.
Outro problema seria o abastecimento eléctrico dos veículos, por enquanto são poucos os veículos e ainda menos os pontos de carga se aumenta os números a circular teriam de aumentar os pontos de fornecimento o que levaria a ruas superlotadas com os mesmo.
O mesmo problema surge em relação ás baterias ou centrais eléctricas pois assim como se passa com todos os mecanismos de carregamento acabam por se “viciar” perder a utilização e teríamos que substituir por novas a cada curto espaço de tempo o que poderia não ficar tão rentável no final.
Em conclusão na minha perspectiva ainda que exista muitos pontos a favor em relação economia/poluição ainda há bastantes contras em relação a fornecimento dos veículos e o próprio armazenamento da energia.
Boa tarde colegas e professor,
Em geral concordo com tudo o que os colegas escreveram até agora. Realmente os carros 100% eléctricos chegaram para ficar apesar de ainda haver algumas coisas que tem de ser melhoradas e falo concretamente na autonomia das baterias e no aumento dos postos de carregamento das baterias sobretudo no interior do país que é muito difícil de encontrar. Mas na minha opinião se esses 3500 taxistas tivessem oportunidade de mudar os seus táxis para táxis 100% eléctricos teriam bastantes vantagens por causa da redução brutal dos custos de manutenção , porque os carros eléctricos não é necessário a mudança de óleo e filtros porque funcionam a eletricidade, e desta forma ao reduzir os custos as empresas de táxis poderiam criar mais postos de trabalho ou até de 3 em três anos ou de 5 em 5 anos até modernizar a sua frota automóvel. Para a cidade de Lisboa e os seus habitantes ia ser óptimo porque as emissões Co2 iriam baixar muito, a poluição sonoro iria também baixar pois os carros eléctricos são super silenciosos e o próprio stress das pessoas iria baixar pois não haveria tanto ruído .
Com os melhores cumprimentos para todos
Ricardo Fontes EL6622R
Boa tarde.
Eu penso que seria até muito importante esta medida, pois todos nós beneficiávamos com isso, ou seja, menos poluição sonora e ambiental, menos resíduos como óleos, etc… e ainda seria mais barato andar de táxi, pois como os custos seriam mais baixos para manter um táxi a andar como o combustível, os preços também seriam mais atractivos para os passageiros, além disso a guerra que está aberta com a Uber seria facilmente resolvida.
Boa tarde.
Acho que seria uma medida bastante significativa os cerca de 3500 carros Taxis se moverem a electricidade.
Com esta medida haveria um impacto significativo em termos de menor poluição ambiental, porque embora não sejam muitos carros em relação a toda a frota que circula em Lisboa já é um bom começo!
Também seria um grande impacto a nivel económico, pois como os taxistas normalmente se costuma queichar que têm pouco rendimento por causa dos elevados preços dos combustíveis, assim seria uma medida mais económica onde poderiam poupar alguns trocos e conseguir rentabilizar mais as suas contas.
O que entendo sobre a matéria é que poderá existir alguns contras nos dias de hoje porque não existem ainda muitos postos de abastecimento de energia suficientes para dar vazão a tantos carros e nem existem pontos em vários lugares que são precisos para todsa a região de Lisboa.
Não tem grande autonomia e os taxistas teriam que esperar e empatar tempo para recarregar as baterias dos seus veículos…. e como tempo é dinheiro, seria complicado!!!!
No aspecto global, em relação a este tópico, entendo que existem vantagens, porém por enquanto existem mais desvantagens, pelo menos por enqueanto!… Ainda mais para quem precisa destes tipos de veiculos para meios profissionais…
el6221p
Samuel Felício
Boa tarde,
na minha opinião acho que é uma boa alternativa, tendo em conta, que são 3500 carros só em lisboa, ja seria uma mais valia em relação à emissão de co2 e a poluição sonora.
Para os taxistas, tambem seria uma boa opção, mas só para cidade, pois nao tem a facilidade de carregamento de baterias para viagens de longa distância, nao tem tanta variedade para abastecer como os motores de combustão. mas por outro lado o facto de haver mais interesse pelos cidadões nos carros electricos, fique mais em conta pela procura e a preferencia destes veículos, o que significa mais clientela e satisfação do cliente, pelas melhor condiçºoes de serviço.
Kevin Azevedo el6777r
Boa tarde, essa obrigatoriedade que se propõe teria grandes impactos benéficos a nível da poluição tanto sonora como a nível de emissões de gases, o que por si só melhora a qualidade de vida da população! Acredito que em pequena escala esses impactos não seriam muito notórios, mas que esse marco da utilização dos veículos elétricos iria desenvolver a modernização da industria taxista noutras áreas.
A meu ver as vantagens seriam estas, mas como já falei no primeiro comentário, também haveria desvantagens a nível da industria do trabalhador de mecânica, e as condições de carga de “combustível” e autonomia!
Boa noite Sr. Samuel.
Como tinha dito no meu comentário vai de encontro a sua opinião, mas eu acho que são mais as vantagens do que as desvantagens.
Acho que será os táxis do futuro e mais rentáveis.
cumprimentos a todos.
Boa tarde caros colegas e professor… Esta iniciativa parecem muito boa e para os taxistas e não só.. para os taxistas porque são carros que são muito económicos devido ao preço da electricidade e com uma manutenção mais barata como já foi referido pelos colegas ate a muda das baterias pois ai se-calhar já compensa trocar de carro mas se um caro desses se aguentar 5 anos para um taxista sem dar problemas ao fim de 5 anos o que poupa nas revisões e manutenção já lhe da para trocar de carro e ai andam sempre com carros novos e sem prejuízos em manutenção. como vantagens temos o ambiente que agradece essas tecnologias e a poupança para os bolsos de quem os adquirir. .
Boa noite, caros colegas.
Do meu ponto de vista, acho que todos nós (o motorista, o passageiro e principalmente o ambiente) ganhamos com a utilização desses veículos.
Mas em relação a sua manutenção ou a troca das suas baterias o custo será muito elevado.
Boa noite na minha opniao se os taxis que circulam em lisboa fossem 100% electricos , ia trazer um melhor ambiente para a cidade porque haveria menos poluição , e trazeria mais vantagens como menos gastos em relação aos carros convencionais , menos ruídos porque sao carros silenciosos .. . E num futuro proximo certamente que sera assim e concordo com essas tecnologias inovadoras para o nosso ambiente! Boa noite
Boa noite colegas 🙂
Olha finalmente uma coisa de bom neste país , porque hoje em dia para andar de táxi fica muito caro duvido ao preço do Gasóleo e da Gasolina , mas agora com os carros eléctricos fica muito mais económico andar de carro e não polui o meio-ambiente .
É pena que só em Lisboa , mas já um começo para um bom meio-ambiente e mais económico.
Apesar de achar que a Luz pode vir aumentar por causa de carregar o carro .
Mas fica aqui a minha opinião.
Cumprimentos.
Se os táxis em lisboa fossem 100% elétricos, iriam trazer algumas vantagens para a cidade como por exemplo: menos poluição de ar, menos ruídos , menos gastos de consumo de que um carro convencional . Uma mais valia para o nosso ambiente que estas novas tecnologias inovadoras trazem , o que no futuro será assim e concordo plenamente para a nossa saúde! bom dia
Boa noite,
Concordo com a sua opinião, porém o investimento inicial seria desvantajoso, pois o carro elétrico é mais caro do que o convencional. Sendo compensatório na sua manutenção, como a nível de gastos de combustível
Boa noite,
Acredito que se fosse substituir os 3500 táxis de lisboa para carros elétricos, seria benéfico para o ambiente devido à poluição que se faz sentir em lisboa, tanto a nível de gazes como a nível sonoro, para além de promover o movimento de carros movidos a combustível limpo.
Bom dia , na minha opinião seria uma melhoria para a sociedade em geral, menos poluição sonora e menos poluição ambiental.
Será deveras uma vantagem para o taxista, pois teria menos custos com a manutenção do mesmo, rentabilizaria o investimento na compra de um táxi eléctrico, baseado na opinião dos inquiridos!
para quem necessita deste transporte, como foi mencionado, classificam-o como melhor ou ate mesmo muito melhor , logo as pessoas ate passaria a gostar e desfrutar mais de uma simples viagem de táxi.
A desvantagem na minha opinião será que as das empresas petrolíferas e gasolineiras, não gostarem muito deste tipo de viaturas, porque de modo geral “estragam-lhes o negócio” e certamente que iram tomar alguma medida para o seu sector não ser tão afectado pela energia alternativa.
Fecho aos Comentários do Fórum /Blog
Caros alunos e alunas,
Gostei muito das vossas participações no fórum!
Gostei de saber as vossas opiniões sobre este tema, sem dúvida criativas e inovadoras!
Mostraram o vosso interesse e conhecimentos, trataram muito bem este tema, apresentaram exemplos, experiências particulares e opiniões críticas, refletindo a qualidade do vosso trabalho.
Todas as participações foram bastante enriquecedoras, cada uma em particular.
Assim, todos cumpriram os objetivos deste Fórum Parabéns!
Foi um bom Fórum, gostei muito.
Agora, o Fórum fica agora disponível para consulta, contudo caso pretendam aprofundar ou participar novamente neste tema solicito que entrem em contacto comigo por telemóvel, mail ou skype.
Obrigado,
Manuel Bernardo