DICAS PARA SER MAIS ORGANIZADO

 

Se pensa que precisa ser mais organizado, de forma a ser um empresário mais produtivo, então penso que está no caminho certo. Ser desorganizado custa-lhe tempo; tempo que poderia ser utilizado no crescimento do seu negócio.

No entanto, com apenas alguns ajustes, gerir o seu negócio poderia ser mais fácil, mais divertido e menos stressante. E quem não poderia utilizar um pouco disso agora?

Penso que o Michael Gerber, autor do “The E-Myth” dí-lo de uma forma mais adequada: se passa muito tempo a trabalhar no seu negócio, não vai ter tempo suficiente para trabalhar para o seu negócio. Isto é, se tudo aquilo que fez foi criar um trabalho para si mesmo, isso foi um erro. É muito melhor, e mais inteligente, tentar perceber como se libertar de forma a ser mais empreendedor, menos trabalhador.

5 dicas para os empreendedores maximizarem a sua produtividade

  1. Planeie o seu dia no começo de cada dia

Antes da loucura do dia se instalar, comece por ver o que está para vir e depois atribua prioridades. Faça uma lista e tente segui-la. Dessa maneira, em vez de os acontecimentos o controlarem, você é que os controla. Você não quer passar o seu dia a apagar fogos.

Se tiver um planeamento diário, utilize-o. Se utiliza o Outlook ou um iPhone, certifique-se que tira proveito de todas as ferramentas organizacionais que têm incorporadas.

  1. Adquira e aprenda o software certo

Existem no mercado tantos softwares e ferramentas de poupança de tempo que é um erro não as usar e tirar vantagens delas. As pessoas que criam o software gastam uma enorme quantidade de esforço em I&D, aprendendo o que é que as pessoas das pequenas empresas precisam. Depois criam aplicações de software poderosas desenhadas para preencher essas necessidades.

Compre-as. Aprenda como funcionam. Utilize-as.

O erro que muitos de nós comete (incluindo eu) é que compramos este excelente software e nunca tiramos o tempo necessário para aprender tudo o que ele pode fazer por nós. Um dia de formação pode torná-lo muito mais organizado e eficiente.

  1. Não seja um escravo do e-mail

Quando li que o Tim Ferris, autor do livro “The 4-hour work week” gasta pouco mais de uma hora, por semana, no e-mail fiquei incrivelmente invejoso. Foram poucos os que descobriram como parar o ataque do e-mail a esse ponto, mas mesmo assim, é possível ser mais inteligente em relação ao e-mail:

* Determine a quantidade de tempo por dia quer gastar com os e-mails e cumpra

* Deixe tempo para o e-mail uma a duas vezes por dia e, mais uma vez, cumpra.

O erro que muitas pessoas cometem é ficarem tão presas ao e-mail que o verificam várias vezes por dia (ou hora!).

  1. Organize o seu escritório

Estar constantemente a procurar por entre montes de papéis e pilhas de notas não é maneira de gerir um escritório. Arranje os materiais de escritório que precisa e coloque-os onde os vai utilizar. Codifique os documentos com cores. Compre uma máquina destruidora de papel. Compre um armário maior. Arranje uma estante extra.

Organizar o seu escritório é uma das coisas mais fáceis e mais baratas que pode fazer para ser mais produtivo.

  1. Delegue

Você não tem de fazer tudo sozinho. Dar alguma da sua carga de trabalho aos outros vai libertá-lo para utilizar melhor o seu tempo.

Nesta altura, em especial, qualquer coisa que possa fazer para ser mais produtivo é uma jogada inteligente.

Escrito por Steve Strauss

Este mês proponho-vos uma reflexão/debate sobre o tema da ORGANIZAÇÃO, as suas vantagens e como pode ou não influenciar a nossa produtividade, desempenho e felicidade.


Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, no âmbito da formação. Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

Sylvie Moreira