mot_pse_06

Conclusões:

Segundo o dicionário, Motivação significa:

1. Ato ou efeito de motivar; dar motivo a; causar; despertar o interesse por algo ou de alguém; incitar, mover, estimular.

2. Exposição de motivos ou causas.

3. Conjunto de fatores os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo.

Se dividirmos a palavra Motivação, teremos MOTIVO + AÇÃO, então, poderemos facilitar o seu significado concluindo como “um conjunto de fatores que movem o ser humano para praticar uma ação concreta, isto é, impulsos internos que o levam à ação”.

Segundo Abraham Maslow, o homem motiva-se quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza as necessidades da seguinte forma:

– Auto-realização
– Auto-estima
– Sociais
– Segurança
– Fisiológicas

Tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades, ou seja, as necessidades fisiológicas são as primeiras no processo motivacional, no entanto, cada indivíduo pode sentir necessidades acima das que está a cumprir ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é rígido, e sim flexível.

Para Frederick Herzberg, a motivação é alcançada através de dois fatores:

Fatores higiénicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los.

Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo, a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através dos seus próprios atos.

Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização. Para McClelland, as necessidades são “secundárias”, são adquiridas ao longo da vida, mas confirma que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano “gosta de sentir”.

mot_pse_05

É difícil obter bons resultados na vida, independente da atividade exercida, sem a MOTIVAÇÃO. Realmente, a motivação ativa o comportamento, pois trata de desejos pessoais, paixão pelo que faz, é uma sensação inexplicável movida pela pura energia do prazer, mais do que pela obrigação de executar determinadas tarefas diariamente na vida.

A motivação origina-se exatamente de motivos, que estão ligados ao que realmente se deseja da vida, reflita, medite, e descubra aos poucos a essência dos seus motivos, conquiste resultados para que tenha uma vida mais significativa e com sentido, passe a ver a vida com outros olhos, supere a cada dia as suas dificuldades, seja persistente, acredite verdadeiramente nos seus sonhos.

mot_pse_02

Agora que já conhece um pouco sobre o que significa a MOTIVAÇÃO, inicie um trabalho para manter-se sempre motivado: valorize-se mais, goste de si mesmo, tenha mais autoconfiança, autoestima diante da vida, tenha somente pensamentos positivos, reflita sobre as suas ações, acredite no seu poder, no seu brilho, na sua luz. Pense sobre isso, pois efetivamente ninguém motiva nem muda ninguém; toda a força, ação e evolução têm início no próprio indivíduo.

A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento, durante toda a nossa vida, direciona constantemente e intensifica os objetivos de cada indivíduo.

Dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular, erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo realmente. Existem influências de fatores externos, mas a motivação é um processo interno caraterístico de cada indivíduo. A motivação é uma força intrínseca, ou seja, é um processo interior.

Bom trabalho!

Ana Rita