mot_pse_01

 

 

 

Neste mês e com a chegada da Primavera, apresentamos um tema interessante e que naturalmente nos fará a todos pensar um pouco.

A primavera chegou, trouxe-nos o bom tempo, o sol, as flores perfumadas e coloridas e os frutos frescos e saborosos! Os dias são mais longos e o clima mais ameno, e as vistas mais bonitas.

No dia 21 de Março, o dia  é exatamente do tamanho da noite em todo o planeta, o Sol atravessa a linha do Equador, e é marcada a mudança da hora.

A primavera marca um reinício, um novo começo no ciclo da natureza. É uma época em que a natureza se regenera com novas paisagens, e os indivíduos, de certa forma, também.

mot_pse_02

A motivação no indivíduo

A motivação é um conjunto de forças que atuam sobre ou dentro de um organismo, integrando a interação entre fatores externos e fatores internos, refletindo assim no nosso comportamento. E relaciona-se com 3 outras características: a força, a direção e a persistência.

É também um processo dinâmico, interno e mental que em qualquer momento pode implicar mudança.

A motivação tem origem num estímulo, externo ou interno, desencadeando no indivíduo uma necessidade ou desejo.

O estado de carência ou a falta deste desejo, leva a um determinado estado de tensão, que após uma avaliação /valorização da necessidade sentida, se conclui sobre a dificuldade e valor do objetivo a atingir, ou necessidade a satisfazer.

Seguidamente o indivíduo decide levar a cabo uma conduta ou Ação, optando pelos esquemas mais simples para atingir o seu fim ou objetivo.

mot_pse_03

A conduta motivada, representa as intenções que o indivíduo tem de conseguir chegar ao seu objetivo final, e que o levam à Ação.

Os objetivos a longo prazo levam o indivíduo ao esforço no sentido da concretização de algo, estimulando a sua persistência e ajudando a manter o foco, e a desenvolver estratégias adequadas para o conseguir.

Contrariamente, os objetivos mais fáceis de realizar, ou os extremamente difíceis, levam à perda da motivação e do esforço realizado.

mot_pse_04

“O Entusiasmo é acreditar na nossa capacidade de fazer as coisas acontecer, de ser positivo, de transformar a natureza e as pessoas.” Autor desconhecido

Reflita neste conceito, a “MOTIVAÇÃO”, e indique de que forma é que este novo ciclo da Natureza e os seus elementos, podem influenciar o grau de motivação do indivíduo, a sua força, vontade própria, o seu bem-estar, as suas emoções, pensamentos e comportamentos.

Recorra a um exemplo de uma situação concreta para ilustrar a sua opinião.

Apresentamos aqui um filme relacionado com este tema:

https://www.youtube.com/watch?v=qxDmFsSiHLQ 

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, relacionados com os temas propostos nas Unidades, no âmbito da formação.

Participe e desenvolva, no seu ponto de vista o tema exposto a debate.Se desejar, apresente exemplos representativos do que pretende ilustrar.

O post de cada formando, não deve exceder a pág. A4 e deve ser enviado até ao final da semana.

A sua participação conta em 20% para a avaliação da Unidade.

Bom Fórum para todos!

Ana Rita