IE

Neste mês apresentamos um tema interessante e muito útil, espero que gostem!

A Inteligência Emocional

Afinal de contas, o que é inteligência emocional?

Este tema começou a ser tratado após os anos 90, surgiu na era da “Gestão por Competências”. As empresas se deram conta que, mesmo contratando pessoas com um alto índice de QI, por vezes, estas não se adaptavam ao ambiente de trabalho por uma simples razão – comportamento.

A inteligência emocional, segundo o psicólogo Daniel Goleman, é a maior responsável pelo índice de sucesso ou insucesso das pessoas num contexto social ou profissional. Está relacionada com habilidades como o auto-conhecimento emocional, controlo emocional, auto-motivação, reconhecimento de emoções noutras pessoas e facilidade nos relacionamentos inter-pessoais.

No nosso dia-a-dia somos expostos a um contínuo rol de situações que nos provocam emoções. Vivemos  novas emoções todos os dias, seja no contexto de trabalho, familiar ou social, que podem ser fruto de pressões ou de motivações.

E se de alguma forma, apontamos o dedo julgando a atitude de alguém, o primeiro foco deve ser olhar para si, e pensar sobre que reação teria numa situação de extrema pressão.

Esta “sensibilidade” está presente em todos os seres humanos, e cada vez mais está a ser cobrada, especialmente aos que possuem cargos de liderança ou responsabilidade Social.

Então, que tal refletirmos um pouco mais sobre a inteligência emocional?

 

Peço-vos que comentem este tema, o que pensam sobre este “tipo de inteligência”, O que é Inteligência Emocional? O QI é mais importante que o QE?

Reflitam e identifiquem situações em que a Inteligência Emocional parece ter relevância no comportamento do indivíduo e para a concretização individual dos objetivos de cada um.

Participe e desenvolva, no seu ponto de vista o tema exposto a debate. Se desejar, apresente exemplos representativos do que pretende ilustrar.

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, relacionados com os temas propostos nas Unidades, no âmbito da formação.

O post de cada formando, não deve exceder a pág. A4 e deve ser enviado até ao final da semana.

A sua participação conta em 20% para a avaliação da Unidade.

Bom Fórum para todos!

Ana Rita