pse

Caros alunos e alunas,

Este mês o nosso tema é: Marketing Pessoal

O marketing pessoal pode ser considerado um conjunto de estratégias individuais para atrair e desenvolver contactos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes perspetivando a aceitação e o reconhecimento por parte de outros (Jesus, S.).

Irving Rein refere que o Marketing Pessoal está relacionado com o processo de se evidenciar, explicando o motivo pelo qual algumas pessoas ganham fama, atingindo o topo do sucesso, enquanto outras permanecem obscuras mesmo tendo capacidade para realizar um excelente trabalho.

No entanto, políticos, executivos, artistas, entre outros profissionais, procuram todos visibilidade principalmente no início da sua carreira, sendo que em seguida procuram mantê-la.

De acordo com Eliane Doin, uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer a sua atividade, praticando e aperfeiçoando constantemente o seu Marketing Pessoal, pode chegar ao topo dos seus objetivos profissionais, elevando o seu nível de notoriedade e imagem e obter recompensas por esse facto.

No entanto, esta é uma tarefa que exige paciência, disciplina, perseverança, uma elevada auto-estima, determinação e um conjunto de crenças e valores que orientam as atitudes e comportamentos de forma a dar um uso correto das habilidades inatas e das habilidades que podem ser construídas e aperfeiçoadas.

Quando bem praticado, o marketing pessoal é uma ferramenta extremamente eficaz para o alcance do sucesso social e profissional. E o melhor é que, além de beneficiar quem o pratica, ele também proporciona bem-estar para os que estão próximos.

É importante mudar alguns velhos paradigmas e repensar o nosso próprio marketing pessoal. Já se sentiu nesta situação?

O stress trouxe implicações na a sua vida e bem-estar?

Será importante um ambiente satisfatório e equilibrado como fomento da saúde mental, social e física dos indivíduos?

 pse2

Este mês vamos debater a necessidade da implantação de um plano de marketing pessoal na gestão de carreira profissional.

Acha importante trabalhar o Marketing Pessoal?

Já alguma vez aplicou técnicas de Marketing Pessoal para valorizar a sua imagem profissional?

Pense nestas questões e participe no Fórum enviando o seu comentário.

Bom Fórum!

Ana Rita