p1

O Sono, a aprendizagem e os sonhos

Neste mês de Março apresentamos um tema muito interessante e que naturalmente nos fará a todos pensar um pouco.

A importância do Sono para o indivíduo, em que é que o sono pode influenciar o processo de aprendizagem, das crianças, jovens e adultos, e os Sonhos, o que são e o que representam?

O sono passou a ser considerado FUNDAMENTAL para o desenvolvimento e bem-estar do indivíduo.

A aprendizagem é um processo contínuo de aquisição de conhecimento e que permite a integração completa do indivíduo no meio em que vive.

Quando dormimos, será que estamos apenas passivamente a recuperar de um dia cansativo, ou será mais do que isso? Será que estamos também num processo de consolidação da memória?

p2

A minha avó costumava dizer que uma boa noite de sono era essencial para a aprendizagem. Ela insistia mesmo que o sono antes da meia-noite era o melhor. Normalmente, as crianças não se importam de ir para a cama quando têm sono, mas os adolescentes recusam-no como parte da sua emancipação sobre a influência parental.

E a nossa sociedade parece contribuir para isso: hoje em dia, dormimos menos 20% do que os nossos antepassados, porque trabalhamos mais horas e procuramos actividades sociais nocturnas (Hargreaves, 2000).

p5Freud criou a teoria da interpretação dos sonhos, baseia-se na conceção do inconsciente como um ente dinâmico, e no conteúdo latente e manifesto dos sonhos. Considera que o sonho é a realização mascarada dos desejos e impulsos reprimidos.

O que será que transmitem os sonhos, e que interpretação podem ter? Sabemos que este tema ainda é muito subjetivo, mas vamos abordá-lo.

p3

“Os homens compartilham um único mundo, a não ser durante o sono, onde cada um habita o seu próprio.”. (Heráclito)

“O homem consagra ao sono mais de um terço de sua existência. Talvez esteja aí uma condição sine qua non do valor do investimento da parte ativa dos outros dois terços.” (Pierre Magnin)

Estes elementos contribuem e influenciam o indivíduo no seu dia-a-dia, afetam o seu desempenho, comportamento, atitudes e emoções. E nomeadamente, são fundamentais para o seu bem-estar e sobrevivência.

🙂

Isto e muito mais vai ser tratado no fórum deste mês!

No Curso, abordamos este tema de forma mais exaustiva, mas não é o que se pretende aqui.

Pretendemos que se levantem aqui algumas questões práticas e para que se compreenda como o sono pode ser fundamental para o ritmo biológico, as insónias, onde entra e como se relaciona com a aprendizagem, qual a importância do inconsciente e porque sonhamos? 

Reflita de que forma é que estes elementos, o sono, a aprendizagem e os sonhos, podem influenciar os indivíduos.

Se desejar, recorra a exemplos de situações concretas para ilustrar a sua opinião.

Nota final:

p4«Respirar mais facilmente, dormir melhor» é o lema do Dia Mundial do Sono, que se assinala no dia 16 de Março.A iniciativa é promovida, a nível global, pela World Association of Sleep Medicine e pretende destacar a importância do sono e contribuir para a redução das perturbações do sono no seio da sociedade, através de uma melhor prevenção e gestão dessas perturbações.

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, relacionados com os temas propostos nas Unidades, no âmbito da formação.

Participe e desenvolva, no seu ponto de vista o tema exposto a debate. Se desejar, apresente exemplos representativos do que pretende ilustrar. Pode ainda, comentar as participações dos colegas. O post de cada formando, não deve exceder a pág. A4 e deve ser enviado até ao final da semana. A sua participação conta em 20% para a avaliação da Unidade.

Bom Fórum para todos!

Ana Rita