Fórum Dezembro: O Natal está aí!
Começa a azáfama, a excitação das crianças e a expectativa de juntar alegremente as famílias e aqueles de quem se gosta. O espírito natalício parece começar a invadir os corações de todos.
Por esta altura muitos já devem ter feito a árvore de natal nas suas casas, para mais tarde encher de presentes. As ruas já estão engalanadas, já cheira a bolo-rei e o frio típico do fim de ano já se faz sentir. Parece que a alegria se começa a espalhar.
No entanto, o natal como o conhecemos pode ser muito diferente de região para região no nosso país.
Embora a essência da festa de Natal seja a mesma, cada região mantêm uma tradição diferente, nomeadamente no que respeita à doçaria e pratos típicos.
Pensemos um pouco sobre quais são as tradições de Natal que conhecemos, que pratos nos recordamos imediatamente nesta altura, que temos na nossa memória, e quais são os nossos preferidos!?
Como serão as tradições de Natal noutras regiões de Portugal ou no mundo?
Esta atividade de Fórum permite a participação e o debate de ideias de temas atuais, ou relacionados com os temas propostos nas Unidades, no âmbito da formação.
Participe e desenvolva, no seu ponto de vista, o tema apresentado. Se desejar, apresente exemplos representativos do que pretende ilustrar. Pode ainda comentar as participações dos colegas.
- O post de cada formando não deve exceder a pág. A4 e deve ser submetido até ao final da semana. A sua participação conta 20% para a avaliação da Unidade.
- Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e curso para que o seu contributo seja avaliado.
- Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.
Aguardamos as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!
Desejamos um FELIZ NATAL 2016 cheio de delícias e alegrias!
O Natal está aí !!!!
NATAL parra alguns: é tempo de Reflexão,Perdão;e Reconciliação,(Paz e Amor)Comemora-se a vinda de Jesus Cristo a terra
Para outros :É tempo de Presentes,(para quem dinheiro para os comprar)
Para outros:É um dia como qualquer outro,para quem foge da Guerra,que ficou com suas casas destruídas,pois é algo muito
Subjectivo
Na minha região a consoada: para a noite de 24 com a Família Reunida, Bacalhau Cozido com .batatas e couves,com belo
tinto caseiro
Ao almoço de Domingo dia 25,começa com uma canja rústica de pita pedrez.e um belo naco de assado de cabrito regado
com um tinto caseiro ,e a noite a celebre roupa velha
Para todos um FELIZ NATAL
Caro aluno Joaquim,
obrigada pelo seu comentário neste fórum!
É verdade! …cada um faz a sua comemoração desta época natalícia.
Referiu bons exemplos de pratos típicos regionais portugueses!
Ao domingo, a canja e o cabrito vêm, em muitas zonas, substituir o famoso perú.
🙂
Nesta época também se escolhem com mais cuidado, as bebidas e licores que acompanham as refeições e doçaria.
Nesta época tão especial, nada como estes pratos típicos da cozinha portuguesa, confeccionados com dedicação para animar as casas e fazer as delicias dos pequenos e graúdos!
Boa continuação dos estudos!
Ana Rita
A chegada do Natal é sempre especial. Esta época do ano sempre nos reserva grandes emoções e momentos que ficam eternizados em nossa memória.
Em Portugal, o Natal é responsável por rituais gastronómicos que se repetem ano após ano. Apesar de não ser um país grande, a diversidade na gastronomia é enorme e mesmo no Natal, de norte a sul, há diferentes iguarias para provar, tanto nos pratos principais como nos doces.
O bolo-rei é o doce tradicional das festas que começam no Natal e se estendem ao Dia de Reis, em Janeiro. Também o pão-de-ló (geralmente acompanhado com queijo da serra) é um dos bolos que não falta numa mesa natalícia.
Outros pratos também degustados em Portugal, na época de Natal: polvo cozido, leitão assado, perú assado e recheado, lombo ou vitela assada, entre outros.
São enumeras coisas que se pode fazer neste dia (natal) tão recheado de alegrias entre famílias.
Caro aluno Euclides,
obrigada pelo seu comentário no fórum!
Sim é um facto, todos os anos, de norte a sul, se cumprem os rituais da confecção dos “Pratos típicos do Natal”.
Todos saborosos e especiais à sua maneira. E é tradição que sejam feitos em casa, em família!
De norte a sul, e ilhas, encontramos algumas diferenças, especialmente nalgumas jóias da doçaria (normalmente relacionadas ou com os frutos que se dão naquela zona, ou com a proximidade de conventos, por exemplo, que existam na região (locais onde se desenvolveu nos séculos passados, gradualmente a melhor doçaria portuguesa).
É uma época, festiva, de família, em que todos querem partilhar alegrias e momentos a recordar. Será por isso que a dedicação com que se preparam os pratos, é muito maior.
🙂
Continuação de bons estudos!
Ana Rita
No Natal, em especial na noite de consoada todos nós temos os nossos pratos típicos, o que a maior parte das pessoas faz é seguir a tradição e comer o bacalhau, perú, ect, mas digamos que quando se junta muita gente á mesa, é difícil agradar a todos. Uns não gostam de carne, outros não gostam de peixe, mas enfim a parte boa é que podemos sempre escolher o que gostamos mais porque por norma há uma grande variedade de comida.
Na minha casa temos polvo á lagareiro e bolinhos de bacalhau, deve ser dos únicos dias em que não vejo carne na mesa, para acompanhar temos arroz de tomate para os bolinhos de bacalhau e batata para o polvo. Claro que bolinhos de bacalhau não faz de todo parte da tradição, mas é a nossa tradição, cada um deve criar a sua própria tradição e comer aquilo que gosta.
Quanto as doces, maravilhoso, minha parte preferida, dificilmente direi que não a algum, desde arroz doce, bolo rei, bolo rainha, rabanadas, sim aqui os doces já são mais tradicionais.
Por norma é tudo confessionado em casa, pois tem outro sabor e é sempre mais saudável.
Cara aluna Ana,
obrigada pela sua participação neste fórum!
Referiu muito bem, os principais pratos típicos da cozinha portuguesa.
Sim, gostos não se discutem, e cada um tem as suas preferências. Por isso também se vai diversificando a escolha das ementas familiares nestas épocas festivas.
É comum em muitas casas haver mais do dois, ou até 3 pratos, e também já não se cumpre a tradição religiosa do prato de peixe (bacalhau) à risca.
É verdade! …cada um deve criar a sua própria tradição e comer aquilo que gosta. Criar a “sua própria tradição”.
Sim, nada como confeccionar em casa as próprias iguarias! ..com muito gosto e dedicação!
🙂
Continuação de bons estudos!
Ana Rita
EU VOU PASAR NO NATAL LONGE DE MINHA CASA,SOU CON MESMO CALOR EN CORACAO,EN MINHA TERA E MUITO DIFERENTE,NOS COSTUMO FAZER UMA GRANDE FESTA CULINARIA,KKKK, NO NOITE DE NATAL,FAZEMOS BIFINHOS DE PORCO PANADO,SALADA, RUSA,BOLINHOS DE CARNE,UMA COMIDA SPECIFICA ROMENA,SARMALE,E UMA MISTURA DE CARNE PICADA CON ARROZ E DIFERENTES CONDIMENTOS ,EMBRULHADO NO REPOLHO….. E MUITOS MAIS,DEPOIS A TODA FAMILIA E JUNTO JANTAMOS,ASSIM PASA O NATAL,E NORMAL VINHO TINTO QUENTE CON POUCO DE ACUCAR E CANELA MOIDA HMMMMM,SAUDADES,ADORO O NATAL ,DESEJO FELIZ NATAL PARA TUDOS,E UN NOVO ANO FELIZ CON TUDO QUE E BOM
Eu passei o natal com a família em casa e como sempre a tradição pesa muito, cá em casa como e muitas casas portuguesas e na minha terra não é diferente serviu-se o bacalhau assado com batata e couve,e um segundo prato – arroz de polvo com os filetes de polco frito. Ouve e haverá uma mesa que vai sendo reposta até 6 de janeiro com bolos de bacalhau, fritas de joelho , sonhos de abóbora, e as rabanadas, a aletria e um cálice de vinho tratado ( o porto). A todos desejo ano de 2017 cheio de saúde, paz e harmonia, para mim o essencial,pos com isto todo o resto acaba por acontecer. felicidades.
Orquídea Esteves
Contabilidade
EL6303P
Espero que todos tenham tido um otimo natal e que o novo ano se inicie cheio de alegria e realizações!
BOA NOITE E BOM ANO A TODOS
O Natal é um dia como os outros praticamente quando estamos o fim de semana com a família o ano todo,agora é muito bom para os imigrantes que visitam as suas famílias poucas vezes e bom para as crianças para quem não sabe quem é o pai natal quem já sabe é um dia normal.
Sobre a tradição na véspera e no dia de Natal é a famosa caldeirada com batatas,pencas,e bacalhau, à quem não goste faz-se outra confessão que as pessoas gostem e não esquecer as doçuras e o restante isso em minha casa.
Falo por mim sou adulto pensso assim tenho filho e sobrinhos e passam quando também fui criança,
É sempre um dia especial o nascimento de Jesus, os enfeitos de Natal,as prendas, as surpresas, no fundo é sempre muito bom porque temos um pouco de tudo em cima da mesa,para jantar na véspera e almoçar no dia.
Espero que gostem da minha opinião cuprimentos.