A MOTIVAÇÃO DAS PESSOAS NAS EMPRESAS

Imagem1

Neste mês apresentamos a debate um tema de interesse para os gestores, colaboradores e todos, em geral.

Falamos dos vários processos de Motivação disponíveis nas empresas, existentes para integrar, envolver, dinamizar e desenvolver novas competências nos colaboradores, melhorando o seu desempenho e satisfazendo as suas necessidades individuais e da própria empresa.

A Motivação é fundamental para qualquer empresa que deseje vencer os seus obstáculos no século XXI. É a Motivação que mantém os níveis da produtividade de uma empresa e os níveis de satisfação das equipas.

“No futuro as empresas competirão não só por clientes, mas também por Recursos Humanos”.

Uma das competências do LÍDER é a sua capacidade de MOTIVAR os seus colaboradores.
Os colaboradores devem ser motivados para os objetivos gerais da empresa, como entidade comum geradora de resultados, da mesma forma que devem ser motivados para os seus objetivos individuais, virados para a tarefa e de acordo com a função.

Este mês proponho-vos uma reflexão/debate sobre o tema: MOTIVAÇÃO

pesquise e/ou partilhe a sua opinião sobre quais são os fatores da motivação que o podem influenciar, inspirar, estimular, e até que ponto, a satisfação das suas necessidades básicas é suficiente para alcançar estes objetivos, e se deve haver também um enfoque noutros fatores motivacionais, como o enriquecimento das tarefas, o relacionamento, a comunicação, o compromisso ou a implementação de uma política de objetivos e de carreira.

Dê outros exemplos de elementos que possam ser utilizados pelos gestores, para melhorar o fator motivacional dos colaboradores no desempenho das suas funções, otimizar a gestão das suas equipas e do pessoal e finalmente, no atingir dos objetivos sociais e globais da empresa.

Podem usar exemplos para ilustrar a vossa opinião.

Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e curso para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Cotação: 20% da média da Unidade em estudo.

As atividades no Fórum de Discussão permitem debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, no âmbito da formação.

Fico a aguardar as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum.

Bom trabalho e um bom Fórum para todos!

Sylvie Moreira