Caros alunos,

No fórum deste mês vamos refletir um pouco sobre a população sem-abrigo.

É um tema que nos toca a todos por ser sensível, complexo e acima de tudo por estar tão intimamente ligado às questões da dignidade humana. Ser sem-abrigo significa não ter casa, viver diariamente sem ter um local onde morar, onde se possa proteger e sentir seguro.

Quando a realidade é muito difícil de enfrentar, por vezes optamos por ignorá-la, pois assim é como se estivéssemos imunes ao incómodo causado pela dor do outro, pela sua fragilidade. E é esse muitas vezes o nosso comportamento em relação aos sem-abrigo com os quais nos cruzamos na rua onde passamos.

http://habitacao.cm-lisboa.pt/imgs/imagens/1237037997Z4zSU6nx5Gr92RK0.jpg

É o comportamento maioritariamente indiferente que apresentamos de seguida através de um vídeo que serviu de reportagem na SIC, onde a apresentadora Ana Marques se fez passar por sem-abrigo para perceber “se os sem-abrigo são invisíveis aos olhos de quem por eles passa?”, tem a duração de cerca de 2 minutos.

Após a visualização do vídeo pedimos que reflita sobre a realidade apresentada e partilhe connosco os seus comentários sobre:

– O que significa para si ser sem-abrigo?

– O que sente quando passa por um sem-abrigo?

– Os sem-abrigo são mesmo “invisíveis” aos olhos da sociedade?

Aceda a:

https://www.youtube.com/watch?v=jbsU3bAYN9c

Bom Fórum para todos!