O fórum do mês de fevereiro será especial. Este mês contamos com a participação da aluna Matilde Lopes do curso de Psicologia. A Matilde decidiu partilhar connosco a diferença entre psicologia e psiquiatria.

15726238_1299789243375825_2988120993645636355_n

 

 

Como se pode ver na imagem, embora o âmbito de estudo das duas especialidades seja semelhante, constituem duas formações académicas distintas.

Um psiquiatra possui uma licenciatura em Medicina e uma especialização em Psiquiatria. Está mais vocacionado para trabalhar em instituições de saúde mental, clínicas e hospitais utilizando sobretudo o modelo médico como a prescrição de psicofármacos e o recurso a exames complementares.

Um psicólogo possui uma licenciatura em Psicologia, trabalha em clínicas, consultórios, escolas, lares, IPSS, prisões, ou gestão de recursos humanos. A sua abordagem às diferentes problemáticas e patologias é baseada em noutras ciências sociais tais como: Sociologia, Filosofia, Medicina,…. Os psicólogos privilegiam várias técnicas como a vertente cognitivo-comportamental, psicologia sistémica, psicodrama ou psicanálise.

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, relacionados com os temas propostos nas Unidades, no âmbito da formação.

Participe e desenvolva, no seu ponto de vista, o tema exposto a debate. Se desejar, apresente exemplos representativos do que pretende ilustrar. Pode ainda comentar as participações dos colegas.

O post de cada formando não deve exceder a pág. A4 e deve ser submetido até ao final da semana. A sua participação conta 20% para a avaliação da Unidade.

Para participar basta clicar em Deixar Comentário, não esquecendo de indicar o seu NOME e CURSO para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

Não se esqueçam que também poderão contribuir enviando um tema/texto por email para ser publicado e comentado pelos colegas.