Janelas Inteligente
Uma janela inteligente que poupa em cerca de 20% a energia dos edifícios.
Acresce que esta nova tecnologia “irá melhorar o conforto através do pré-aquecimento do ar de ventilação das fachadas norte, leste e oeste, e usando o ganho solar na fachada sul”. Já “para climas mais quentes, tem uma função de arrefecimento automático que permite a entrada da luz do dia, mas reduz o calor solar indesejado”.
Um projecto realizado na União Europeia por Universidades cpm o contributo da Universidade do Minho.
Uma ideia de sucesso ou é mais facil apenas abrir uma janela ?
Link para a noticia
Como sempre nós Portugueses temos bons inventores, problema falta-nos verbas para fazer mais experiências e criar empresas para darem trabalho ao nosso País. Estou a falar de uma janela inteligente que este evento rondou cerca de 1,4 milhões de euros e financiados pela união europeia. Esta invenção julgo ser super otima uma vez que se pode disfrutar do clima com reduzidos custos e o nosso País tem muito sol por vários meses no ano, será uma forma de poupança e melhor conforto, pois o meio de vida está muito caro para todos. Talvez em diversas instituições fosse uma forma de poupar custos, como lares terceira idade, infantarios, hospitais, etc.
Sei que o calor ou o frio, sai ou entra 30 por cento através do telhado. Já existem bons vidros duplos em janelas de telhado e em fachadas mas só para conservar a temperatura que existente no edificio, agora poupar o calor e também ter uma função de arrefecimento automático indo melhorar o desempenho energético de 18 a 24 por cento e sendo adquadas para todos climas não conhecia.
Contudo isto não se deve só a um tipo de material, talvez por isso os nossos investidores/engenheiros juntaram-se a outras universidades de outros Países como por exemplo: Dinamarca, Alemanha e Irlanda, são Países com climas mais frios e em certos meses de temperaturas negativas, totalmente diferente do nosso País.
Por termos bons profissionais e baixos salários é que facilmente arranja-mos trabalho no exterior. Actualmente não temos capacidade financeira para uma investigação desta dimensão e os ganhos imediatos no nosso país não levariam a investir. Nos países do Norte da Europa este tipo de equipamento poderá ter uma procura mais elevada.
Se bem entendi, a Janela climawin evita a perda de calor em países frios e tem a função de arrefecimento automático que permite a entrada da luz do dia, mas reduz o calor solar indesejado. A ideia é inovadora, mas pelas sua características e o custo elevado deste material, concordo que haverá maior procura realmente no norte da Europa.
Com a produção massiva poderemos conseguir preços mais baixos, mas foi fundamentalmente um produto desenvolvido para os países do Norte da Europa, os que cooperaram na investigação.
Eduardo Manuel de Almeida Santos – Castêlo da Maia
Encarregado_ Const_ Civil_Gen _ Janela inteligente Climawin
A janela em assunto, é uma inovação com muitos recursos oferecendo vantagens positivas, em relação às tecnologias de janelas e ventilação actuais no mercado. Derivado à sua constituição de um alto isolamento térmico, aberturas reguláveis, para a entrada de ar sob controle, filtros de ar, duas camadas de vidro, sistema electrónico integrado, comunicação sem fio entre sensores do quarto e janelas, tem uma funcionalidade de pré-aquecimento e arrefecimento automático para todos os tipos de climas. Poderei dizer também, que deve ter um isolamento acústico aceitável, derivado ao seu material e acabamento.
Estamos perante um equipamento e material benéfico para a redução de custos, perdas de energias, conservação da temperatura e ajuda a natureza diminuindo a poluição nos equipamentos Avac. O valor no mercado para aquisição é que pode não chegar a todo o mercado.
O valor desta janela é possivelmente inacessível á muito grande maioria da população, até porque possui elementos como wifi e outros que muitos não sabem usufruir e que é mais um custo. É uma solução excelente para domótica mas como janela deve estar um pouco fora do orçamento de muitos…
Acho que a Janela climawin, é um tipo de janela que podera ajudar muito a vida das pessoa nos paises mais a Norte , pois esta janela ira evitar a perda de calor nestes paisesmais frios. Outra funcao desta janela é que tambem se pode utilisar como arrefecidor automatico en paises mais quentes en que as temperaturas muito elevadas sao indesejadas. Acho bem que tenham descubrido ou inventado uma janela assim , a pergunta que resta saber é se os precos nao iram ser demasiado elevados comparando ao preco de janelas normais.
Os preços serão sempre mais elevados mas se estas janelas forem integradas com outros sensores em casa e conseguir medir automaticamente a luminosidade, a temperatura, humidade e CO, colocando a casa como autónoma através da domótica poderemos poupar todos os dias alguns euros que ao fim de alguns anos reverterão a favor do preço das janelas. Mas uma comparação imediata leva á rejeição das mesmas.
Li o relatorio sobre OS NOVOS SISTEMAS na construcao de janelas con isolamento termico e acho que e uma grande melhoria para a construcao. Desde a muito que tecnicos e engenheiros do sector procuran algo inovante e que melhor significativamente a perca de energia e aquecimento pelos vidros. Para os paises nordicos sempre foi um grande problema o choque termico que passa pelos vidros e a perca de energia. Os engenheiros da area sempre procuraran uma ideia inovadora que tivesse rentabilidade e fosse devido aos elevados custos possivel ser construido en massa. e confortante saber que foi con a comparticipacao de tecnicos portugueses que esta ideia inovadora foi descoberta e esta a ser colocada no mercado.
Efectivamente os países do Norte da Europa sofrem mais com as diferenças de temperatura entre o interior e o exterior das habitações. Este modelo permite controlar a qualidade do ar e a temperatura mesmo que remotamente. A participação de uma universidade Portuguesa é de louvar pois cria crédito perante o estrangeiro e mostra as nossas potencialidades.
Paulo santos em 17 de fevereiro.
Peço desculpa pela atraso , mas valeu a pena ter o conhecimento deste evento. os novos sistemas de construção de janelas com isolamento térmico vai tornar uma grande melhoria para a nossa construção portuguesa devido hás variações climatéricas que temos tido nos últimos tempos , é mesmo pena nem todos poder ter posses para usarmos com mais frequência.
E vai resolver alguns problemas que as habitações nacionais têm em termos de qualidade do ar interior, pois estas janelas “automaticamente” permitem entrada e saída de ar, arejando e permitindo a saída de “ar viciado”.
Fecho do Fórum
Agradecemos a todos pela vossa participação e contributos para a discussão do tema proposto.
O Fórum fica agora disponível apenas para consulta.
Caso pretendam aprofundar ou participar novamente neste tema solicito que entrem em contacto comigo por email para jose_consciencia@ceac.com.pt ou skype jose.consciencia
Se por alguma impossibilidade não participou neste fórum e deseja agora fazê-lo deve entrar em contacto comigo por email para o jose_consciencia@ceac.com.pt ou skype jose.consciencia
Ao dispor,
José Consciência