A importância das rotinas

Este mês vamos conversar um pouco sobre a importância dos rituais familiares para crianças e jovens. Há algum tempo li um artigo publicado pelo Journal of Family Psychology (jornal da psicologia da familia) onde os autores analisam publicações a respeito de rotinas e rituais familiares:A Review of 50 Years of Research on Naturally Occurring Family Routines and Rituals: Cause for Celebration?“.

No artigo os autores demonstram que rituais e rotinas familiares são fundamentais para prover união e fortalecimento das relações familiares, senso de identidade pessoal (principalmente de adolescentes), estabilidade, manutenção do contato familiar e satisfação matrimonial. No artigo são apontadas as diferenças entre rotinas e rituais: as primeiras são as ações do dia a dia que têm de ser realizadas com regularidade e que são momentâneas, ou seja, não trazem uma reflexão posterior. Já os rituais são mais simbólicos, duradouros e têm um significado afetivo que ficam marcados na memória. Rituais como jantares em família, reuniões de domingo e tradições familiares fazem com que uma criança desenvolva um senso de pertencimento e do que é certo.

As rotinas, que apesar de não serem experiências marcadas pela afetividade e pelo simbolismo dos rituais, são também importantes: “as práticas de rotinas familiares são uma indicação da organização familiar e são importantes para a saúde psicológica e bem estar de seus membros”. Além disso, as “mães de bebés reportam mais satisfação nos seus papéis de mães e sentem-se mais competentes quando há rotinas regulares no lar. (…) Crianças com rotinas regulares de horários para ir para a cama resolvem dormir mais cedo e acordam com menos frequência durante a noite do que aquelas com rotinas menos regulares”.

Rotinas e rituais são fundamentais para o desenvolvimento de uma criança e para a qualidade das relações familiares. Portanto, vale a pena o esforço dos pais para manterem rotinas com seus filhos como hora de dormir, horários de refeições, tarefas domésticas diárias, horário para estudar e rituais como almoços de domingo, orações antes das refeições e a hora da leitura com toda a família.

Este mês proponho-vos uma reflexão/debate sobre o tema A IMPORTÂNCIA DAS ROTINAS, pesquise ou identifique conselhos, dicas e truques para organizar o dia de uma criança.

Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Cotação: 20% da média da Unidade em estudo.

Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

Rita Lourenço