Mobbing: Assédio moral no trabalho

Imagem1

O que é o “Mobbing? É a violência moral ou psicológica no trabalho: atitudes ou comportamentos de violência moral ou psíquica em situação de trabalho, segregação e violência repetida ao longo do tempo de maneira sistemática ou habitual, que levam à degradação das condições do ambiente de trabalho, comprometendo a saúde ou o profissionalismo ou ainda a dignidade do trabalho.

Em inglês, “to mob” significa “agredir”.

Uma verdadeira praga social, um verdadeiro fenómeno de delinquência organizada, com três componentes: a vítima (o “mobizado”), o agressor(s) (Mobbers) e os cúmplices (os colegas, que compactuam de forma cobarde com o(s) mobber(s)).

Os efeitos do mobbing sobre a vítima são ansiedade, insónias, falta de apetite ou apetite excessivo, dores fortes de cabeça, tonturas, esgotamento e depressão.

Estima-se que na União Europeia, 14 milhões de trabalhadores sejam vítimas de violência psicológica no emprego de forma continuada e com o objetivo de levar ao autodespedimento. É um fenómeno que está bem estudado na Europa do Norte, em França e no Brasil, mas em Portugal é praticamente tabu. Um inquérito realizado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas, no ano passado, a 1800 trabalhadores, revelou que 16,7% eram vítimas desta prática, na maioria mulheres.

Em virtude do atual sentimento de insegurança no trabalho, muitas vezes são as próprias organizações a criar situações de agressão com colaboradores ou colegas. “Tal é mais comum em organizações corruptas, onde as relações não estão bem estruturadas e onde se dá lugar a este tipo de comportamentos. Trata-se de um reflexo da instabilidade da organização e do seu mau funcionamento”, sublinha uma psicóloga. É por isso importante pensar numa lógica de prevenção, sendo salutar que as empresas promovam valores relacionados com o civismo, o respeito e a ética. “Devem ter políticas de tolerância zero ligadas a estas questões”.

Este mês proponho-vos um tema que, por ser tabu, é pouco abordado quando se fala de trabalho e carreira. Pesquisem sobre o tema, partilhem opiniões ou situações que conheçam.

Deixo-vos aqui algumas questões que vos podem ajudar a refletir sobre o assunto:

Como prevenir estes comportamentos nas empresas? Há formas de reagir e combater o mobbing?

Cotação: 20% da média da Unidade em estudo.

Esta atividade de Fórum de Discussão permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, no âmbito empresarial.
Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

Sylvie Moreira

Fontes:

http://oinformador.blogspot.pt/2008/07/resistir-ao-mobbing-no-trabalho.html

http://www.rtp.pt/noticias/grande-reportagem/mobbing-terrorismo-no-trabalho_a891700

http://www.maxima.pt/comportamento/detalhe/bullying_ou_mobbing_no_trabalho.html

http://www.cognos.pt/images/mobbing.jpg