Este mês pretendo que comentem uma inovação em electrodomésticos, pois vai ser disponibilizado no mercado um secador de roupa que usa também energia solar térmica.

Primeiro secador de roupa do mundo movido a energia solar chega ao mercado

A fabricante de electrodomésticos Miele revelou aquele que descreve como sendo o “único secador de roupa do mundo” movido a energia solar. Apesar de o T 8881 S EcoComfort não ser totalmente movido a energia proveniente do sol – também depende um pouco da rede eléctrica –, permite uma redução de 80% no consumo de electricidade, consumindo apenas 0,05 quilowatts-hora por ciclo.

O avanço é de facto impressionante e suficiente para lhe conceder uma classificação A+++ em termos de eficiência energética – a mais alta passível de ser atingida na União Europeia. De forma geral, o sistema parece funcionar de modo comparável aos de aquecimento com energia solar, ocasionalmente usados em habitações com baixo consumo de energia.

Durante os meses de sol, o sistema usa um painel solar térmico colocado no telhado da casa, que produz a água quente introduzida num tanque de armazenamento. Este tanque contém um permutador de calor que cria, a partir da água quente, ar quente, que se destina a secar a roupa.

Quando o tempo está mais frio, o T 8881 S EcoComfort é capaz de utilizar calor geotérmico ou um sistema de biomassa ainda não especificado para aquecer a água no tanque de armazenamento.

A Miele assegura que a eficácia da nova máquina é comparável aos secadores convencionais. O seu preço de venda ainda não foi divulgado, mas a empresa calcula que o investimento do cliente será recompensado em pouco mais de sete anos de uso.

Fonte: http://greensavers.sapo.pt/2013/09/06/primeiro-secador-de-roupa-do-mundo-movido-a-energia-solar-chega-ao-mercado/

José Consciência