O fórum destes mês tem em consideração o facto de actualmente existirem  remodelações profundas em edificios mais antigos e deixo aqui uma sugestão que poderá criar alguma liberdade para os proprietários.

Clarabóia inovadora transforma-se em varanda no telhado.

clarabia_1

A empresa de design de janelas Fakro desenvolveu uma clarabóia inovadora que pode transformar uma janela numa varanda. Através dos caixilhos das janelas, os vidros abrem-se para formar um apoio e um pequeno terraço ao ar livre. O novo conceito consegue assim transformar a arquitectura de um quarto, sem renovações complexas ou muito dispendiosas.

Projectado para ser incluído num telhado inclinado, o sistema funciona através da instalação de duas janelas que se abrem para cima e para baixo, em vez de apenas uma única clarabóia. O caixilho da janela inferior abre para a frente, criando uma parede vertical resistente para a varanda. As calhas embutidas avançam, criando um gradeamento fechado em ambos os lados da estrutura.

O Inhabitat explica que a janela superior se abre para cima num ângulo de 45 graus, criando espaço suficiente para uma pessoa atravessar o espaço e vir ao exterior. Têm-se assim acesso a um óptimo lugar para relaxar ou respirar o ar fresco das alturas.

Cada um dos vidros das janelas bloqueia o excesso de energia solar para o interior e garante o isolamento. Quando fechadas, as janelas assemelham-se a uma clarabóia comum, garantindo uma ampla iluminação natural à casa.

Para além de ser uma óptima opção de ampliação de uma divisão, a clarabóia revela-se ainda num sistema de economia de energia, uma vez que permite a entrada de ar fresco, reduzindo a necessidade de climatização artificial.

Fonte: http://greensavers.sapo.pt/2013/08/11/claraboia-inovadora-transforma-se-em-varanda-no-telhado-com-fotos/

José Consciência