Este mês o fórum pretende demonstrar que, apesar de os automóveis eléctricos serem vistos como um futuro pois a sua autonomia continua reduzida, já existem soluções para melhorar a autonomia.

Coreia do Sul: autocarros eléctricos são carregados na própria estrada

O Korean Advanced Institute of Technology (KAIST) revelou, há vários anos, o seu sistema On Line Electric Vehicle (OLEV), que prometia carregar carros e até autocarros eléctricos via wireless, através de um sistema de indução contido nas estradas. Após longos testes, os primeiros autocarros OLEV estão agora a circular nas ruas de Daejoen, na Coreia do Sul.

A tecnologia é semelhante aos tapetes de carregamento para telemóveis, na medida em que também se baseia na condução electromagnética. No caso dos OLEVs, existem cabos enterrados nas estradas por forma a criar campos magnéticos gigantes que, em contacto com os dispositivos colocados na parte de baixo dos autocarros, se convertem em energia eléctrica.

Desta forma, desde que os autocarros sigam o cabo subterrâneo, não precisam mais de se preocupar em parar nas estações de carregamento para abastecer. Neste momento, estão a ser testados dois autocarros, ao longo de 24 Km de um percurso de ida e volta na cidade – os planos incluem o acréscimo de mais 10 veículos até 2015.

De acordo com o Inhabitat, o projecto suscitou algumas questões de segurança, mas a universidade garante que o campo electromagnético é fraco o suficiente para ser considerado seguro para os peões, sendo activado apenas quando detecta os OLEVs.

Para tranquilizar ainda mais o público, o KAIST declarou que o sistema é compatível com todas as medidas de segurança.

Fonte: http://greensavers.sapo.pt/2013/08/23/coreia-do-sul-autocarros-electricos-sao-carregados-na-propria-estrada/

José Consciência