Este mês iremos analisar a temática da penetração dos carros 100% eléctricos no mercado automóvel; já sabemos que os custos para o utilizador final têm um retorno imediato, afinal o custo por quilómetro é largamente inferior ao custo de gasolina ou gasóleo e mesmo dos híbridos. Contudo existe uma outra vantagem directa para o cliente, menos conhecida, que, em caso algum, se poderá desprezar: A Manutenção.

mecanicoA manutenção de um carro elétrico é três vezes mais barata do que a de um híbrido         

O carro elétrico tem uma larga vantagem tanto face aos híbridos como também aos modelos movidos a gasolina e gasóleo. Os custos de manutenção de um carro elétrico são três vezes menores do que os de um híbrido e muito inferiores aos automóveis tradicionais, sejam diesel ou gasolina, garante o estudo “Veículo e poupança de acordo com a motorização”, realizado pela Audatex, líder mundial em soluções e serviços no domínio da regularização de sinistros, como soluções de orçamentação de reparação automóvel.

O relatório refere que, numa quilometragem de 120 mil quilómetros, o custo anual de manutenção de um carro médio é de 3200 euros para os híbridos, 2143 euros para os diesel, 2038 euros para os gasolina e apenas 1156 euros para os elétricos. Desta forma, o custo de manutenção de um automóvel híbrido triplica face ao elétrico que, além disso, tem um custo 56% inferior a um carro a gasolina e 54% inferior a um diesel. A Audatex explica que a partir do sexto ano o carro começa a necessitar de mais manutenção e substituição de peças de desgaste. A manutenção de um elétrico é mais barata devido, em parte, a que não obriga a operações como troca de óleo, da correia de distribuição, do filtro do ar ou de combustível. De acordo com o estudo, um automóvel elétrico necessita de uma pequena revisão a cada 5000 horas, período em que um carro convencional percorreu uma média de 50 mil quilómetros, necessitando de, pelo menos, duas trocas de óleo.

José Luis Gata, da Audatex, explica que apesar das barreiras da autonomia, recarga da bateria e do preço elevado de aquisição de um carro elétrico, o custo por quilómetro é muito baixo e a sua tecnologia requer apenas manutenção mecânica. “As vantagens de poupança têm que ser vistas claramente em termos de consumo e de pós-venda”, acrescentou.  Fonte: http://turbo.sapo.pt/ambiente/artigo/a-manutencao-de-um-carro-eletr-9644.html

Considerando artigo anterior queremos que reflicta porque razão os carros 100% apresentam vendas tão baixas face aos veículos que utilizam combustível (gasóleo e gasolina).

Veja ainda:

http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-do-carro-electrico-vs-gasolina/

http://www.veiculoselectricospt.com/

http://www.apve.pt/

Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e curso para que o seu contributo seja avaliado.

Cotação: 20% da média da Unidade em estudo.

Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!