ATIVOS INTANGÍVEIS – FONTE DE VALOR DA ECONOMIA ATUAL

Em contabilidade o Sistema de Normalização Contabilística (SNC) define a conta 44 Ativos Intangíveis como sendo os elementos incorpóreos de uma empresa, ou seja são ativos não monetários que não possuem substância física.

Atualmente o domínio do conhecimento e a informação são a base de sucesso de grande parte das empresas. Também as pessoas constituem, hoje em dia, um dos ativos não monetários de grande valor para as empresas, assim como o seu trabalho e os processos que desenvolvem.

ImagemSCN

As entidades possuem diversos recursos intangíveis que representam muitas vezes o seu ativo mais importante e o seu recurso produtivo mais valioso, por exemplo marcas próprias, conhecimento do mercado, carteira de clientes, know-how, patentes, etc.

Tradicionalmente pensamos que o valor de uma empresa está nos seus bens físicos (por exemplo imóveis, terrenos, máquinas, equipamentos ou viaturas), no entanto o valor de uma empresa, atualmente, está todo nos seus ativos intangíveis.

Para consulta:

Clique aqui para ler a notícia

Ao ler esta notícia podemos concluir como os ativos intangíveis (por exemplo as marcas, o relacionamento com clientes, a propriedade intelectual e o capital humano) são difíceis de medir e de gerir, mas são determinantes na criação de valor.

De acordo com um estudo realizado a nível global em que participaram cerca de 750 gestores, os fatores determinantes na criação de valor numa empresa são:

  • Satisfação dos clientes
  • Qualidade dos serviços
  • Relacionamento com os clientes
  • Capital humano – qualidade das pessoas que trabalham na empresa
  • Marca e a sua reputação
  • Qualidade das decisões estratégicas
  • Execução eficaz da estratégia
  • Patentes de produtos ou processos de fabrico
  • Relacionamento com os fornecedores
  • Qualidade dos ativos intangíveis

Este mês proponho-vos que identifiquem, no vosso quotidiano, um fator que constitua um ATIVO INTANGÍVEL que tenha de algum modo influenciado a vossa escolha como consumidores, pode ser a pastelaria onde tomam café, aquele restaurante, supermercado/mercearia onde sempre voltam, ou uma marca de telefone, de automóvel, computador, televisor, etc.

Para enriquecer o nosso debate justifiquem e expliquem a razão pela qual consideram a vossa escolha um ativo intangível.


Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, no âmbito da formação. Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

Sylvie Moreira