Site bombeiros.pt lança aplicação móvel sobre protecção civil
893520
O site bombeiros.pt lançou uma aplicação para smartphones e tablets que disponibiliza informações para profissionais da protecção civil mas também ao público.
A aplicação móvel gratuita contém recursos sobre suporte básico de vida, matérias perigosas, extintores, condução fora de estrada, ocorrências activas, pontos de água e risco de incêndio. Segundo Sérgio Cipriano, administrador do site, o projecto foi elaborado em parceria com Nuno Santos, aluno na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e bombeiro em Vila Pouca de Aguiar.
“É ainda nosso objectivo integrar outras funcionalidades, permitindo assim uma maior comodidade de todos os utilizadores destes recursos”, disse à Lusa o responsável, indicando, a título de exemplo, que no futuro poderão ser disponibilizadas informações sobre os corpos de bombeiros e notícias.
A ferramenta agora disponibilizada integra vários recursos numa só aplicação. “Um bombeiro que está no teatro de operações e quer passar a coordenada do sítio onde se encontra, [com a utilização da aplicação] tem logo a coordenada do local, mesmo sem ligação à internet”, exemplificou Cipriano.
O responsável disse que alguns dos recursos da aplicação tecnológica funcionam sem ligação à Internet, daí a mais-valia da sua utilização pelos agentes de protecção civil. “A forte presença dos agentes de protecção civil e da comunidade nestes dispositivos móveis despertou-nos para uma oportunidade de nos aproximarmos ainda mais dos utilizadores”, explicou.
O projecto do site dos bombeiros portugueses, liderado por Sérgio Cipriano, bombeiro voluntário na corporação de Gouveia, no distrito da Guarda, começou a 1 de Outubro de 2004 com o portal: www.bombeirosdistritoguarda.com
que mais tarde passou a ter a designação de http://www.bombeiros.pt/ : http://www.bombeiros.pt/

Após a leitura do artigo anterior reflicta sobre as funcionalidades que gostaria de ver disponíveis nesta aplicação dos bombeiros, tendo em conta as suas necessidades pessoais ou profissionais e da sua família.