Leia o texto proposto abaixo, e comente evocando quais os benefícios desta tecnologia, JANUS.

Acha que esta inovação poderá melhorar a nossa economia?

Internet wireless gratuita do Porto até à Póvoa
Estação piloto com tecnologia JANUS vai fornecer comunicações junto ao mar
2013-05-29 (Artigo publicado pelo Jornal de Ciência , Tecnologia e Empreendedorismo).

WIRELESS

O acesso gratuito será para todos os utilizadores localizados até às cinco milhas marítimas.
Para já é uma estação piloto de comunicações no Edifício Transparente da marginal da Foz do Porto, mas o INESC TEC e a Associação Porto Digital unem esforços para oferecer Internet gratuita e de banda larga na costa marítima entre o Porto e a Póvoa de Varzim já a partir do próximo ano. O piloto vai testar comunicações wireless entre o Edifício Transparente e barcos de pesca de sardinha do Porto de Matosinhos. Pretende-se em fase posterior estender o acesso gratuito à Internet a todos os utilizadores localizados até às cinco milhas marítimas.

O INESC TEC e a Associação Porto Digital assinam um protocolo de colaboração na próxima sexta-feira, pelas 11h, no âmbito da terceira edição do Fórum do Mar e na presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu. O principal objectivo deste protocolo consiste em disponibilizar acesso gratuito à Internet wireless de banda larga ao longo da costa marítima entre o Porto e a Póvoa de Varzim.
Por agora existe um piloto para testar comunicações wireless de banda larga entre o Edifício Transparente e barcos de pesca de sardinha (cooperativa PROPEIXE) no Porto de Matosinhos. Em fase posterior será possível estender o sistema a todos os utilizadores de Internet na costa marítima até cinco milhas. Espera-se que este serviço fique disponível já no próximo ano.

Via satélite

Na base do piloto que está a ser testado no Edifício Transparente está uma tecnologia, designada “JANUS”, que transforma os barcos de pesca em pontos de transmissão de Internet para outros barcos. “Pela primeira vez, pescadores, turistas ou qualquer pessoa localizada até cinco milhas da costa vão ter acesso gratuito à Internet wireless e de banda larga. Actualmente, o acesso à Internet no mar é feito via satélite (tecnologia que acarreta custos muito elevados) ou então tem que ser feito muito próximo de terra, novamente através de tecnologias pagas”, explica Rui Campos (INESC TEC).

“A Associação Porto Digital ao longo dos últimos cinco anos tem vindo a expandir a cobertura da rede wireless de acesso gratuito à internet de modo a torná-la mais abrangente e alargar o acesso a diferentes comunidades de utilizadores. Em parceria com a Universidade do Porto, no âmbito do projecto Future Cities, esperamos que ainda este ano a rede seja disponibilizada no interior de veículos na cidade do Porto, expansão essa que em parceria com a AEP está a chegar a outros locais da Área Metropolitana do Porto”, refere Vladimiro Feliz, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e presidente do conselho de administração da Associação Porto Digital.