Nova Iorque substitui cabines telefónicas por pontos wi-fi

Projecto de 200 milhões de dólares já arrancou e a primeira fase deverá estar concluída no próximo Verão.
PÚBLICO
05/01/2016 – 18:16
1023007
As cabines telefónicas são cada vez menos e pouco usadas com o recurso ao telemóvel pela maioria das pessoas. Apesar de existirem algumas resistentes à extinção, em Nova Iorque 500 cabines vão ser substituídas por pontos de serviço wi-fi gratuito até Julho deste ano, sendo que a previsão é que até 7500 unidades venham a ser retiradas em troca de ligação à web sem fios.
Cada ponto de wi-fi terá um ecrã electrónico em cada um dos lados para aí serem exibidos anúncios publicitários. Cada painel terá ainda um tablet onde o utilizador pode procurar informação sobre a cidade norte-americana ou navegar pela Internet, caso não disponha de um dispositivo com acesso online. Existe ainda um botão para se poder realizar uma chamada directa para os serviços de emergência, neste caso o 911, o equivalente ao 112 usado em Portugal.
O projecto chama-se LinkNYC e está a ser gerido pela CityBridge, uma join-venture que junta três empresas de tecnologia – Qualcomm, CIVIQ Smartscapes e Intersection -, que estima o processo de substituição e criação dos pontos de wi-fi em mais de 200 milhões de dólares, segundo avança oWall Street Journal.

Considerando a notícia anterior, deverá elaborar um pequeno texto, no qual evoque que benefício poderá obter com esta inovação tecnológica, caso seja implantada em Portugal?