220

Publicidade indesejada, janelas e mais janelas e o computador cada vez mais lento! Isto diz-lhe alguma coisa? É o Malware e o Adware que, inadvertidamente, instalamos nos nossos computadores, smartphones ou tablets; na realidade determinados programas que se nos apresentam como legítimos e gratuitos, contêm por detrás um conjunto de outros programas que desconhecemos e nem queremos.

O “malware” (software malicioso) e o adware (software publicitário) são programas destinados a infiltrarem-se nos computadores de forma mais ou menos ilícita, com o intuito de , alterar ou obter informações (confidenciais ou não) ou promover artigos e produtos dos seus clientes, transformando o seu computador num “servidor de publicidade”. O resultado são janelas e janelas com produtos que nada têm a ver com os sites que estamos a visitar.

Para este mês propomos a seguinte actividade: Consulte os programas instalados no seu computador (Painel de Controlo > Instalar e Desinstalar Programas) e coloque neste fórum quais os programas que não conhece e que poderão, de alguma forma ser Malware ou Adware, para que os possamos analisar em conjunto.