A Importância do Contabilista para a Empresa

gestao-de-negocio

O papel do contabilista dentro de uma empresa é fundamental para o seu bom funcionamento.

Efetivamente, para que a empresa cumpra, por um lado, todos os preceitos legais e, por outro, adequa a sua contabilidade aos interesses e negócios que realiza, é fundamental ter um contabilista atento, conhecedor, profissional, dedicado e proactivo.

Um Contabilista tem, obviamente, de conhecer as Normas Contabilísticas, mas tem também de conhecer muito bem a empresa para, de acordo com as suas especificidades, melhor poder aconselhá-la.

Longe vai o tempo em que a maioria dos contabilistas eram meros curiosos da matéria e lá se iam “desenrascando” conforme as situações iam surgindo.

Grandes problemas se levantaram a várias empresas, oriundos, muitas vezes, da incompetência dos seus contabilistas. Claro que, hoje em dia, ainda existem alguns desse tempo, mas a tendência é para uma exigência cada vez maior às pessoas que pretendem dedicar-se a essa profissão.

Para isso, muito tem contribuído a Ordem dos Contabilistas Certificados, que superintende e regulariza o setor, através dos exames necessárias para o acesso à profissão e da obrigatoriedade da formação contínua àqueles que já a exercem.

Num mundo em permanente mudança, a área empresarial e financeira não é exceção, e deve acompanhar essas mutações e oferecer respostas adequadas aos gestores.

Gostava de ouvir as vossas opiniões sobre este tema, experiências que tenham tido, casos que conheçam e, nomeadamente, que indiquem, na vossa opinião, qual o perfil adequado a um contabilista.


Para participar basta clicar em INSERIR COMENTÁRIO, não esquecendo de indicar o seu nome e turma para que o seu contributo seja avaliado. Os vossos comentários serão primeiro sujeitos à aprovação do professor pelo que podem não ficar imediatamente disponíveis.

Esta atividade de Fórum permite debater e abordar novas ideias, visa o desenvolvimento e a discussão de temas atuais, no âmbito da formação. Aguardo as vossas participações com expectativa, o vosso contributo é muito importante para o sucesso deste fórum!

Isabel Farinha