Energia Solar Fotovoltaica

TRABALHE NUM MERCADO EM FORTE EXPANSÃO

5 em 5 baseado em 3 opiniões
(3 opiniões de clientes)

A energia eléctrica é fundamental para todas as áreas da nossa vida, pessoal e/ou profissional e tem 3 fontes principais de produção: combustíveis fósseis (carvão, gás, petróleo), energia nuclear ou energias renováveis.

A  conjugação do aumento do consumo energético a nível mundial em economias emergentes com a depleção exponencial das reservas de petróle, obrigam à exploração imediata de alternativas aos combustíveis fósseis para a produção de energia eléctrica, para o qual a Energia fotovoltaica  terá um papel fundamental.

Descrição do Curso

Produção de electricidade a partir de energia solar fotovoltaica.

A energia eléctrica é fundamental para todas as áreas da nossa vida, pessoal e/ou profissional e tem 3 fontes principais de produção: o consumo de combustíveis fósseis (carvão, gás, petróleo), o consumo de energia nuclear ou o consumo de energias renováveis.

Neste momento ainda são os combustíveis fósseis que asseguram a maior fatia da produção de energia eléctrica, mas esta solução apresenta problemas ao nível de preço, acessibilidade e ambiente/poluição.

A médio prazo a energia solar será a principal fonte de produção de energia eléctrica, com maior incidência em locais com elevada exposição solar, como é o caso de Portugal.

Acresce que a instalação de painéis fotovoltaicos para produção de electricidade, é uma das formas de obter o Certificado Energético de um imóvel, elemento indispensável para a celebração de contratos de venda ou arrendamento de imóveis.

Entre num sector profissional em forte expansão e domine como produzir electricidade para fins pessoais ou para entrega à rede nacional.

Saídas Profissionais

No final deste curso os formandos terão adquirido os conhecimentos e as competências necessários para a instalação, programação, manutenção e reparação de sistemas solares fotovoltaicos, de acordo com as normas e regulamentos aplicáveis.

Trabalhe como técnico de projecto, instalação e manutenção de sistemas solares fotovoltaicos ou colabore na área comercial de empresas de comercialização e instalação de sistemas solares fotovoltaicos ou em gabinetes de projetos.

Estrutura do Curso

O curso tem uma duração total de 330 horas, que poderão ser realizadas ao seu ritmo (entre 8 e 15 meses).

O curso de ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA – Instalação e Manutenção divide-se em 10 unidades, nas quais se expõem de forma ordenada e sistemática todos os órgãos que constituem um sistema solar fotovoltaico, os princípios em que se baseia o seu funcionamento, os cuidados necessários para a sua manutenção operacional e as técnicas da sua reparação.
Este curso está dividido em 3 grandes blocos:

  • Bloco I: base Matemática, fundamentos físicos e normas e regras HST;
  • Bloco II: o cerne do curso, que foca o conceito de sistema solar fotovoltaico, os seus componentes, a concepção de projectos e as componentes de montagem, integração, manutenção, programação e comercialização.
  • Caso Prático: Projecto de instalação de um sistema fotovoltaico.

Método de Estudo

Após a inscrição, recebe todas as orientações do seu professor para iniciar a formação. Nesta 1ª aula, são definidos e preparados todos os passos necessários ao início da formação online. Segue-se a fase de estudo que inclui: Actividades individuais, participação em Fóruns, realização de trabalhos práticos, participação em aulas em directo e a realização da avaliação modular.

Todas as semanas o seu estudo será orientado pelo professor através de emails e SMS para a programação de atividades, feedback da participação em eventos do curso ou de contactos telefónicos para o acompanhamento da sua formação. Poderá também esclarecer quaisquer questões por email, plataforma, telefone, mensagens instantâneas (chat) entre as 9:00 e as 22:00 todos os dias úteis.

3 reviews for Energia Solar Fotovoltaica

  1. 5 de 5

    :

    Bom curso, abre maiores e mais janelas de oportunidades, com este curso abre me hipóteses de trabalhar com mais ferramentas conhecimentos, sendo que é uma área que ainda está muito pouco explorada, a área do solar, acho que é uma grande mais valia este curso.
  2. 5 de 5

    :

    Todos os conteúdos de uma forma geral são muito relevantes, tanto profissional como pessoal. a opção pelo curso foi por ter feito um antes com dupla certificação em instalação de sistemas solar térmico, onde me despertou interesse na área das energias renováveis. certa forma preparar-me para se no futuro ficar desempregado estar de certa forma apto para voltar a ter emprego... plenamente satisfeito!
  3. 5 de 5

    :

    Estou contente.

Adicionar uma avaliação

A sua avaliação sobre o produto

Também pode gostar…

  • Energias Renováveis

    Exerça funções como técnico de projecto, instalação e manutenção de sistemas solares ou eólicos (conceção de pequenos projetos, instalação, reparação/manutenção) ou na comercialização de sistemas de energias renováveis.

  • Energia Solar Térmica

    Trabalhe como técnico de projecto, instalação e manutenção de sistemas solares térmicos ou colabore na área comercial de empresas de comercialização e instalação de sistemas solares térmicos, empresas de climatização ou em gabinetes de projeto.

  • Electrónica e Telecomunicações

    Trabalhe como um especialista em eletrónica e microeletrónica; exercendo funções tanto em pequenas empresas de reparação como sector industrial e de telecomunicações ou trabalhe no sector por conta própria em reparações e manutenções de equipamentos eletrónicos.

Peça Já Informação