Electrónica, Automação e Controlo

PRATICAMENTE TODOS OS EQUIPAMENTOS E MÁQUINAS QUE MANUSEAMOS ACTUALMENTE TÊM COMPONENTES DE ELECTRÓNICA DIGITAL QUE ASSEGURAM O SEU BOM FUNCIONAMENTO.

4.5 em 5 baseado em 4 opiniões
(4 opiniões de clientes)

O curso de Eletrónica, Automação e Controlo tem como objectivo a formação de técnicos especializados na instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos electrónicos de automação e de circuitos digitais de sistemas computorizados. O formando irá adquirir competências que facilitam a integração dos alunos nos sectores mais inovadores da indústria, onde se interliga a electrónica, a mecânica e a informática.

Descrição do Curso

A área de eletrónica e automação tem aplicações nos mais diferentes sectores industriais, estendendo o seu desenvolvimento à mecânica e à informática, apenas para mencionar os principais.

Inúmeros equipamentos de utilização regular por pessoas e empresas utilizam circuitos digitais para o seu funcionamento normal, o que implica a sua definição, implementação, manutenção e reparação. Esta é a área de actividade de um profissional com competências na área de eletrónica e automação.

O curso CEAC de eletrónica e automação tem uma componente teórica de base no início, mas está orientado para a passagem à prática dos conhecimentos adquiridos. Para este efeito, o curso põe à disposição do formando as seguintes ferramentas: um Simulador de Circuitos Electrónicos, que permite, de uma forma simples e intuitiva, desenhar praticamente qualquer circuito electrónico digital ou analógico; um lote de material prático, com uma extensa biblioteca de componentes, circuitos base, animações do fluxo de corrente, voltagem, entre outros, que permitem que os formandos projectem, concebam e testem os seus próprios circuitos digitais, sob as indicações e orientações do professor tutor.

Adquira competências na área de circuitos digitais de sistemas computorizados.

Objectivos e Saídas Profissionais

O técnico de eletrónica e automação é o profissional com competências para trabalhar em qualquer instalação que envolva circuitos digitais, como componente base ou como parte de sistemas integrados industriais, de maior dimensão.

Exerça funções como especialista na montagem, manutenção e reparação de equipamentos de automação e controlo industriais, como projetista de equipamentos com automatismos ou como instalador e operador de sistemas de automação por autómatos programáveis de pequena complexidade.

Estrutura e Material

O curso está dividido em 12 unidades didácticas com uma duração total de 480 horas de formação, que poderão ser realizadas ao seu ritmo (entre 10 a 15 meses).

O curso inclui um extenso lote de material prático que possibilita ao formando o treino exaustivo de atividades práticas essenciais ao exercício da profissão; em ambiente de simulação digital e em montagens práticas reais, que possibilitam treinar exaustivamente mais de 50 montagens electrónicas diferentes, entre as quais destacamos: Detector de Humidade, Alimentação Estabilizada, Circuitos Integrados, Memórias, Básculas, Relógio, Circuitos Somadores e Descodificadores, etc.

Método de Estudo

Após a inscrição, recebe todas as orientações do seu professor para iniciar a formação. Nesta 1ª aula, são definidos e preparados todos os passos necessários ao início da formação online. Segue-se a fase de estudo que inclui: Actividades individuais, participação em Fóruns, realização de trabalhos práticos, participação em aulas em directo e a realização da avaliação modular.

Todas as semanas o seu estudo será orientado pelo professor através de emails e SMS para a programação de atividades, feedback da participação em eventos e actividades enviadas ou de contactos telefónicos para o acompanhamento da sua formação. Poderá também esclarecer quaisquer questões por email, plataforma, telefone, mensagens instantâneas (chat) entre as 9:00 e as 22:00 todos os dias úteis.

4 reviews for Electrónica, Automação e Controlo

  1. 5 de 5

    :

    O curso foi muito bom, ajudou-me a desenvolver muitas competências que eu adquiri ao longo do curso.
  2. 4 de 5

    :

    Gostei de ter adquirido conhecimentos gerais de electrónica; Ter aprendido a identificar todos os componentes electrónicos, bem como todo o funcionamento inerente aos mesmos. Considero que o curso está bem estruturado. O único obstáculo que encontrei, foi ter que conciliar os estudos com a vida profissional e familiar.
  3. 5 de 5

    :

    No meu parecer digo que este curso foi óptimo, porque devido à facilidade de acesso, aos horários e tudo o resto permitiu que eu conseguisse tirar este curso. No geral o curso foi bom, disponibilizando materiais de estudo muito bons, mas também muito bom devido ao formador disponibilizado.
  4. 4 de 5

    :

    Quanto ao método de ensino julgo ser o adequado, tendo em conta a natureza teórica deste curso é disponibilizado ao aluno todo o conteúdo do curso, é fornecido material didáctico que ajuda o aluno a compreender na pratica certos aspectos técnicos do seu curso, os Fóruns e as Aulas virtuais são importantes ferramentas que fazem o aluno familiarizar-se com assuntos que já estudou e outros que irá faze-los no decorrer do curso. O meu Tutor foi sem dúvida de grande valor porque esteve sempre lá quando eu necessitava de esclarecimentos, transmitiu-me confiança e vontade de estudar. Relativamente aos conhecimentos adquiridos, actualmente tenho conhecimentos que me permitem compreender com alguma a vontade electrónica.

Adicionar uma avaliação

A sua avaliação sobre o produto

Oportunidades

Para a colocação de alunos diplomados deste curso no mercado de trabalho a CEAC conta, entre outros, com os seguintes parceiros:

Também pode gostar…

  • Instalador Electricista

    Exerça funções em instalações elétricas de baixa e média tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção. Trabalhe na construção civil, no sector público ou privado na comercialização, programação, manutenção e reparação de automatismos e de outros equipamentos electrónicos (e.g. domótica).

  • Electrónica e Telecomunicações

    Trabalhe como um especialista em eletrónica e microeletrónica; exercendo funções tanto em pequenas empresas de reparação como sector industrial e de telecomunicações ou trabalhe no sector por conta própria em reparações e manutenções de equipamentos eletrónicos.

  • Alarmes e Segurança Electrónica

    Inicie o seu negócio de instalação de Sistemas de Alarme e Segurança ou exerça funções como operador de sistemas de alarme de incêndios, inundações e gases, instalador de sistemas anti-intrusão, assistência remota ou trabalhe como técnico-comercial de sistemas de alarme.

Peça Já Informação