Segurança e Saúde no Trabalho

Aprenda a avaliar, prevenir e controlar o risco em contexto profissional

A identificação, prevenção e gestão do risco associado a cada actividade profissional é uma função indispensável em todas as empresas, tendo em conta que a perigosidade da operação pode tornar esta actividade mais ou menos importante.

Trata-se sobretudo de garantir as melhores condições de segurança para todos os trabalhadores da empresa nas suas funções específicas.

Categoria:

Descrição do Curso

O desenvolvimento de todas as actividades profissionais pressupõe um certo nível de risco. Numa empresa de construção, os trabalhadores responsáveis pela execução de uma obra têm um elevado nível de risco, associado à sua saúde física, mas os trabalhadores dos escritórios da empresa têm igualmente riscos associados às suas funções.

Para todas as empresas é imposto por lei que disponham de sistemas de identificação, prevenção e gestão do risco associado a cada actividade da sua operação. A cada grupo de trabalhadores deve ser ministrada formação sobre os riscos associados à sua função, os procedimentos de prevenção que devem seguir e as medidas a tomar em caso de acidente; na empresa tem igualmente de existir um elemento responsável pela área da Segurança e Saúde no Trabalho, que colabora na definição dos procedimentos de segurança e garante a sua implementação e acompanhamento.

A formação base necessária para este elemento é o objecto do curso de Segurança e Saúde no Trabalho da CEAC.

 

Objectivos e Saídas Profissionais

A formação tem como principal objectivo dotar o formando dos conhecimentos e competências para desempenhar tarefas específicas relacionadas com os riscos  profissionais de cada actividade: detecção e avaliação, prevenção, protecção, técnicas e medidas para minimizar as suas consequências (incluindo primeiros socorros) e sensibilização para o cumprimento de obrigações legais no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

No final do curso os formandos podem exercer funções como elementos operacionais no desenvolvimento de actividades de coordenação ou de prevenção de riscos profissionais em empresas de SST, ou na sua empresa como elemento responsável pela implementação da estratégia de SST.

Os principais destinatários da formação são todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver e/ou actualizar os seus conhecimentos e competências nesta área de formação e empregadores ou trabalhadores com responsabilidade em funções da área da Segurança e Saúde no Trabalho.

 

 

Estrutura do Curso

O curso divide-se em 8 unidades didácticas e tem uma duração total de 280  horas de formação, que poderão ser realizadas ao seu ritmo (entre 10 e 15 meses).

As unidades estão organizadas segundo os seguintes temas: conceitos básicos e colectânea normativa; riscos gerais e sua prevenção I e II; riscos específicos e sua prevenção por sectores de actividades; avaliação de riscos; gestão da prevenção e primeiros socorros; manual do sistema de gestão para a prevenção e sua aplicação; comunicação, formação e negociação.

Com uma aplicação eminentemente prática esta formação é desenvolvida com base em casos práticos e actividades promovidos pelos formandos, privilegiando-se a metodologia pedagógica construtivista que visa uma aplicação prática imediata sobre os modelos teóricos abordados. Pretende-se assim colocar os formandos em contacto directo com as questões da Segurança no Trabalho do quotidiano profissional.

Método eLearning

Após a inscrição, recebe todas as orientações do seu professor para iniciar a formação. Nesta 1ª aula, são definidos e preparados todos os passos necessários ao início da formação online. Segue-se a fase de estudo que inclui: Actividades individuais, participação em Fóruns, realização de trabalhos práticos, participação em aulas em directo e a realização da avaliação modular.

Todas as semanas o seu estudo será orientado pelo professor através de emails e SMS para a programação de atividades, feedback da participação em eventos do curso ou de contactos telefónicos para o acompanhamento da sua formação. Poderá também esclarecer quaisquer questões por email, plataforma, telefone, mensagens instantâneas (chat) entre as 9:00 e as 22:00 todos os dias úteis.

Avaliações

Não existem opiniões ainda.

Seja o primeiro a dar a sua opinião “Segurança e Saúde no Trabalho”

A sua avaliação sobre o produto

Também pode gostar…

  • Psicologia

    Trabalhe como orientador pedagógico, auxiliar de psicologia ou colabore nos departamentos de Recursos humanos de pequenas e médias empresas.

  • Vendas e Técnicas de Negociação

    No final desta formação exerça funções no Atendimento e vendas, pós-venda, promoção de produtos e serviços, comercial, gestor de cliente, técnico comercial e de Delegado ou Chefe de equipa de vendas.

  • Marketing para PMEs

    No final da formação poderá exercer as funções de assistente de gestor de contas, de Produto ou colaborar em Marketing Research, prospecção, comunicação e imagem.

Peça Já Informação