Técnico de Serviço de Mesa e Bar

Surpreenda e cative os clientes com atitude positiva e profissionalismo

O técnico de serviço de mesa e bar tem sobretudo como missão proporcionar uma boa experiência ao cliente, devendo para tal actuar com atitude positiva, sempre com um sorriso e com capacidade de surpreender e de forma irrepreensível sob o ponto de vista técnico. A qualidade do serviço deverá permitir criar um ambiente no qual o cliente se sinta bem e confortável, contribuindo, em conjunto com a qualidade dos produtos servidos, para um nível elevado de satisfação com o serviço. Pode-se afirmar que a melhor das cozinhas não chega para fazer voltar um cliente desagradado ou insatisfeito com o serviço de mesa.

Descrição do Curso

As estatísticas mais recentes do sector do Turismo em Portugal indicam para 2018 um volume de 22,8 milhões de chegadas de não residentes, um volume de receitas na ordem dos 16,6 mil milhões de euros e uma criação anual de cerca de 15.000 novos postos de trabalho. O crescimento no sector provoca uma procura acrescida por profissionais especializados em cada área de actividade, que vai muito para além de uma procura sazonal e que passou a ter níveis elevados de exigência com a qualidade do serviço prestado. Neste contexto, actividades nas áreas  de Alimentação e Bebidas, Restauração, Hotéis, Bar e estabelecimentos de diversão nocturna procuram Técnicos em Serviço de Mesa e Bar com sólidos níveis de competências técnicas e comportamentais.

Objetivos e Saídas Profissionais

Este curso proporciona ao formando as competências técnicas, de gestão ou comportamentais que lhes permitam acolher e atender os clientes, aconselhar e preparar bebidas simples e compostas, pequenas refeições e aperitivos, efectuar a facturação dos serviços prestados, serviços de coffee-breaks, welcome drinks, wine and cheese party, portos de honra e outros.

No final da formação o formando CEAC, estará habilitado a exercer funções como Técnico de Catering, Empregado e Chefe de Mesa e de Bar em estabelecimentos de restauração tradicionais, restaurantes de hotéis, Restaurantes de Cruzeiros, Restaurantes tradicionais de luxo ou em estabelecimentos de diversão nocturna.

Estrutura do Curso

O curso divide-se em 12 unidades didácticas para serem desenvolvidas ao longo de cerca de 400 horas de formação, que podem ser realizadas ao seu ritmo (entre 10 e 15 meses).

As unidades estão organizadas segundo os seguintes temas:

Atendimento de Clientes, Informação Turística e Hoteleira, Preparação, e Gestão do Serviço de Mesa; Pequenos-almoços, Roomservice, Banquetes, Buffets e Serviços volante; Serviço de Vinhos, Preparação e realização do Serviço de Bar, Higiene e segurança alimentar, Língua inglesa e Língua espanhola.

Método de Estudo

Após a inscrição, recebe todas as orientações do seu professor para iniciar a formação. Nesta 1ª aula, são definidos e preparados todos os passos necessários ao início da formação online. Segue-se a fase de estudo que inclui: Actividades individuais, visualização de vídeos, participação em Fóruns, realização de trabalhos práticos, participação em aulas em directo e a realização da avaliação modular.

Todas as semanas o seu estudo será orientado pelo professor através de emails e SMS para a programação de atividades, feedback da participação em eventos do curso ou de contactos telefónicos para o acompanhamento da sua formação. Poderá também esclarecer quaisquer questões por email, plataforma, telefone, mensagens instantâneas (chat) entre as 9:00 e as 22:00 todos os dias úteis.

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