Auxiliar de Geriatria

O aumento da esperança de vida faz aumentar a necessidade de apoio técnico especializado na velhice.

4.9 em 5 baseado em 10 opiniões
(10 opiniões de clientes)

Numa sociedade cada vez mais envelhecida, fruto da melhoria das condições de vida em geral, aumenta também a necessidade de prestação de serviços de qualidade a uma faixa etária caracterizada pela dependência e debilidade. Para tal é essencial que a sociedade prepare profissionais com as competências técnicas e humanas essenciais ao apoio e conforto a esta faixa etária tão sensível, promovendo o seu bem-estar e a sua autonomia. No final do curso, acesso a estágio profissional.

Categoria:

Descrição do Curso

Os cuidados de Geriatria são cada vez mais uma necessidade, dado que em Portugal, a esperança média de vida aumentou cerca de 15 anos, nos últimos 50 anos: vivemos cada vez mais tempo!

A conjugação deste fenómeno com uma reduzida taxa de natalidade, coloca Portugal com uma das maiores taxas de envelhecimento da Europa. Infelizmente este crescimento não foi acompanhado por uma resposta equivalente, quer em número, quer em qualidade pelas Instituições Sociais prestadoras de cuidados à pessoa idosa, o que representa uma oportunidade para os profissionais desta área.

A prestação de cuidados especializados à pessoa idosa, que visam a preservação do bem-estar e da qualidade de vida, é uma área em franco crescimento na Europa e no resto do Mundo, efeito do aumento do tempo médio de vida das populações.

Portugal necessita de AUXILIARES DE GERIATRIA devidamente qualificados na prestação de serviços capazes de aumentar a qualidade de vida e bem-estar na pessoa idosa.

Saídas Profissionais

Este curso proporciona os conhecimentos e as competências necessárias à prestação de cuidados e assistência à pessoa idosa, no seu próprio domicílio ou em instituições, no cumprimento estrito das regras deontológicas e de ética profissional.

No final da formação poderá exercer como técnico no apoio à população idosa, em Lares de idosos, Residências Geriátricas, Centros de acolhimento, Centros de dia, Centros de convívio, Serviço de apoio domiciliário e Centros de noite, Hospitais.

Estrutura do Curso

O curso divide-se em 7 unidades didácticas para serem desenvolvidas ao longo de cerca de 250 horas de formação, que poderão ser realizadas ao seu ritmo (entre 6 a 12 meses).

As unidades estão organizadas segundo os seguintes temas: prevenção e controlo de infeção, Comunicação com o utente e família, Trabalho em equipa, Prevenção de acidentes no utente, Primeiros socorros, Posicionamento, mobilização, transferência e transporte do utente. Cuidados na alimentação,hidratação, higiene e conforto do utente, Saúde materna e infantil, comportamentos aditivos, saúde mental, cuidados do idoso.

Com uma aplicação eminentemente prática esta formação é desenvolvida com base em casos práticos e actividades promovidos pelos formandos, privilegiando-se metodologias pedagógicas que visam uma aplicação prática imediata sobre os modelos teóricos abordados. Pretende-se assim colocar os formandos em contacto directo com as questões das operações em contexto de clínica/hospitalar do quotidiano profissional.

Método de Estudo

Após a inscrição, recebe todas as orientações do seu professor para iniciar a formação. Nesta 1ª aula, são definidos e preparados todos os passos necessários ao início da formação online. Segue-se a fase de estudo que inclui: Actividades individuais, visualização de vídeos, participação em fóruns, realização de trabalhos práticos, participação em aulas em directo e a realização da avaliação modular.

Todas as semanas o seu estudo será orientado pelo professor através de emails e SMS para a programação de atividades, feedback da participação em eventos do curso ou de contactos telefónicos para o acompanhamento da sua formação. Poderá também esclarecer quaisquer questões por email, plataforma, telefone, mensagens instantâneas (chat) entre as 9:00 e as 22:00 todos os dias úteis.

10 reviews for Auxiliar de Geriatria

  1. 5 de 5

    :

    Eu gostei todo do curso, mas adorei os foruns.
  2. 5 de 5

    :

    Na minha sincera opinião, está tudo perfeito para que as coisas corram bem.
  3. 5 de 5

    :

    Para mim foi um passo muito importante uma vez que já trabalho na área á cerca de ano é meio e da me possibilidade de obter categoria profissional
  4. 5 de 5

    :

    Saber lidar com os idosos, saber e entender as patologias e doenças "naturais" da terceira idade e aprender a lidar com essas situações e acima de tudo gostei de aprender a como fazer com que um idoso institucionalizado se sinta como se estivesse em casa. Adoro cuidar de idosos e por isso escolhi este curso na CEAC. Gostei de tudo, muito sinceramente! Fiquei bastante satisfeita! Adorei o Curso e a forma como estava organizado. Todas as propostas de atividades para que pudesse por em prova o que ia aprendendo eram desafiantes. Fizeram-me refletir e pensar bem no que é ser Auxiliar de Geriatria. Com a ajuda da Professora Filomena Santos, com todo o seu incentivo, senti que todo o meu estudo foi valorizado e isso só me fez continuar a querer ser melhor para que no futuro seja uma exemplar Auxiliar de Geriatria!
  5. 5 de 5

    :

    A meu parecer aprendi muito sobre esta matéria, não tinha noção de certas coisas e que era preciso saber tanta coisa, como o simples fazer uma cama. Gostei muito e aprendi imenso.
  6. 5 de 5

    :

    Não encontrei nenhum obstáculo além do fator tempo livre para algumas aulas virtuais ou mais estudo. Gostei de toda a informação que me foi dada teoricamente e a possibilidade de estágio.Para mim é um curso muito útil para nível pessoal e profissional, atendendo a toda a dinâmica de envelhecimento da sociedade. Permitiu-me conhecer novas temáticas e novos conhecimentos, assim como aprofundar aspetos necessários e concretos de um profissional em auxiliar de geriatria. Mais poderei aprender: este é um curso com porta aberta para o presente e futuro.
  7. 5 de 5

    :

    Este curso superou as minhas expactativas. A maneira simples e clara como era exposta a matéria é de louvar, chegando desta forma a todas as pessoas. As actividades que propunham no decorrer das matérias permitiam maior consolidação destas. As provas eram bastante acessíveis e gostei das actividades práticas...Só achei o primeiro módulo um pouco difícil.
  8. 4 de 5

    :

    Acho muito bom termos a possibilidade de estudar online, porque nem sempre temos disponibilidade para irmos ate a uma escola e estudar. Achei que todos os módulos eram muitos ricos na informação do curso.
  9. 5 de 5

    :

    Adorei o curso
  10. 5 de 5

    :

    Ao início tive alguma dificuldade com algumas normas e regras. Pois já trabalho há algum tempo num lar e quando não temos formação acabamos por não adequar às formas mais certas. Foi um curso enriquecedor, não só a nível pessoal mas como profissional. Superou as minhas perspectivas e o saber não ocupa lugar

Adicionar uma avaliação

A sua avaliação sobre o produto

Oportunidades

Para a colocação de alunos em estágio ou directamente no mercado de trabalho a CEAC conta com os seguintes parceiros:

       

Também pode gostar…

  • Auxiliar de Saúde

    Trabalhe na prestação de cuidados de saúde em hospitais, centros de saúde, clínicas privadas, lares de terceira idade, centros de dia, unidades de cuidados continuados, IPSS, centros de acolhimento e residência de crianças, unidades de cuidados domiciliários.

  • Psicologia

    Trabalhe como orientador pedagógico, auxiliar de psicologia ou colabore nos departamentos de Recursos humanos de pequenas e médias empresas.

Peça Já Informação