Descrição do Curso
O mercado dos cuidados de saúde está em franco crescimento, quer por via de investimento público, quer como perspectiva de negócio no sector privado.
A cada novo ano Portugal gasta um total de 1,8 mil milhões de euros na prestação de cuidados na área da saúde (OCDE, 2011) aos quais estão naturalmente associados centenas de milhar de postos de trabalho que incluem farmacêuticos, médicos, enfermeiros e técnicos auxiliares, entre outros.
Dados recentes do setor apontam para cerca de 250.000 profissionais em Portugal. Até 2020 prevê-se que o emprego neste sector gere entre 900 a 7.900 novos postos de trabalho por ano.
Neste cenário Portugal precisa de TÉCNICOS AUXILIARES DE SAÚDE competentes e capazes de elevar a cada instante a qualidade dos cuidados prestados aos utentes, que proporcionem à população o maior conforto possível e estabeleçam uma relação baseada na confiança atendendo à individualidade de cada pessoa.
Saídas Profissionais
Este curso proporciona os conhecimentos e as competências necessários à prestação de cuidados de saúde e assistência aos utentes e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde.
Esta formação enquadra-se num mercado profissional em expansão, podendo no final do curso exercer funções em hospitais, centros de saúde, clínicas privadas, lares de terceira idade, centros de dia, unidades de cuidados continuados, IPSS, centros de acolhimento e residência de crianças, unidades de cuidados domiciliários.
Estrutura do Curso
O curso divide-se em 10 unidades didácticas para serem desenvolvidas ao longo de cerca de 360 horas de formação, que poderão ser realizadas ao seu ritmo (entre 6 e 15 meses).
As unidades estão organizadas segundo os seguintes temas: Prevenção e controlo de infecção, comunicação com o utente e família, trabalho em equipa, prevenção de acidentes no utente, primeiros socorros, posicionamento, mobilização, transferência e transporte do utente, cuidados na alimentação, hidratação, higiene e conforto do utente, saúde materna e infantil, comportamentos aditivos, saúde mental, cuidados do idoso
Com uma aplicação eminentemente prática esta formação é desenvolvida com base em casos práticos e actividades promovidos pelos formandos, privilegiando-se metodologias pedagógicas que visam uma aplicação prática imediata sobre os modelos teóricos abordados. Pretende-se assim colocar os formandos em contacto directo com as questões das operações em contexto de clínica/hospitalar do quotidiano profissional.
Método eLearning
Após a inscrição, recebe todas as orientações do seu professor para iniciar a formação. Nesta 1ª aula, são definidos e preparados todos os passos necessários ao início da formação online. Segue-se a fase de estudo que inclui: Actividades individuais, visualização de vídeos, participação em fóruns, realização de trabalhos práticos, participação em aulas em directo e a realização da avaliação modular.
Todas as semanas o seu estudo será orientado pelo professor através de emails e SMS para a programação de atividades, feedback da participação em eventos do curso ou de contactos telefónicos para o acompanhamento da sua formação. Poderá também esclarecer quaisquer questões por email, plataforma, telefone, mensagens instantâneas (chat) entre as 9:00 e as 22:00 todos os dias úteis.
Estágio
Para a colocação de alunos em estágio a CEAC conta com parcerias com a União de Misericórdias de Portugal e com as Residências Montepio.


Vanda Maria Almeida Valério – :
Anabela Oliveira Cunha – :
Adriana Leite Santos – :
Tânia Maria Ferreira Custodia – :
Emanuel Águas – :
Auriza de Fátima Delgado Ramos – :
Cátia Fróes – :
Tânia Isabel Reis Germano – :
Filomena Neves – :
Cristiana Filipa Soares – :
Ana Isabel Malva – :
Elsa – :
Sandra Augusta – :
Patrícia Costa – :
Ricardo Simões – :
Patrícia Costa – :
Antónia Barroso – :
Isilda Menezes – :
Luis Miguel Simões – :
Lúcia Madalena Sobral – :
Rute Mranda – :
Maria Margarida de Carvalho Vasconcelos – :
Alda MARTINS – :